Setembro Amarelo: passeio ciclístico

A campanha de prevenção ao suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”, terá na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a terceira edição do “Viva bem Pedalando“. A ação, para lembrar que a atividade física é um dos pilares do autocuidado e da saúde mental, será realizada em 14 de setembro, a partir das 9h30, com chegada e saída do câmpus Anglo (rua Gomes Carneiro, 1).

A atividade, organizada pela Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep), é voltada para toda a comunidade acadêmica: estudantes e pessoas que trabalham nos espaços da Instituição, independentemente do vínculo. A iniciativa, resultado de uma parceria da UFPel com o grupo “Pedal Dominguera”, busca estimular a prática de atividade física, promovendo bem-estar físico, mental e social.

Para a participação no evento, não há necessidade de inscrição prévia: é só comparecer com a bicicleta no ponto de encontro. No local, haverá disponibilidade de água para reposição. Durante o mês, que contempla o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, da Progep, busca realizar ações para conscientizar a comunidade para a atenção à saúde mental.

Transporte de apoio – férias

A partir de segunda-feira (1º), em razão da menor demanda no período de férias acadêmicas, o transporte circular de apoio oferecido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) operará em escala reduzida. Sugestões, para avaliação do Núcleo de Transporte, podem ser enviadas para o e-mail transporte@ufpel.edu.br.

As Linhas Capão do Leão e Esef-Famed-Madeireira serão atendida com ônibus de capacidade de 46 pessoas. Já a Linha Anglo (acessível para pessoas com deficiência) contará com veículo com até 43 sentadas e 37 em pé. Quando houver demanda, a Linha Palma será atendida com micro-ônibus para 27 passageiras ou passageiros. Em todos os casos, poderá haver uma tolerância de 10 minutos nos horários indicados.

Transporte de apoio terá alterações para o período de 1º a 15 de setembro