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    Notícias
  • Manifestação Bolsonaro Nunca Mais! 4 de dezembro, 10h, no Largo do Mercado Público

    O DCE UFPEL se soma na Convocatória para a MANIFESTAÇÃO 4 de Dezembro – BOLSONARO NUNCA MAIS!

    Convocamos todos sindicatos, coletivos, organizações e partidos de Pelotas que somam a luta unitária pelo #ForaBolsonaro a marcarem presença neste importante Dia de Luta, articulado nacionalmente por militantes de todos os Estados. É importante destacar que, neste dia, a agenda feminista e a agenda Fora Bolsonaro foram fundidas, portanto trata-se de um dia de mobilização em defesa da vida das mulheres e, igualmente, mais um dia pela saída de Bolsonaro do governo! 📣📣📣

    Data do ato: 04/12 – sábado
    Horário:10h
    Local: Concentração no Mercado Público e marcha até o chafariz do calçadão para leitura pública do manifesto “Bolsonaro Nunca Mais!”
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    Por que se manifestar?

    Bolsonaro segue com a sua agenda de extermínio da classe trabalhadora, das mulheres, da população negra, indígena e LGBT+. Não podemos recuar nenhum passo, portanto é nosso dever continuarmos nas ruas mobilizando a população para a saída de Bolsonaro e seus aliados! 💪🏾

    4D – BOLSONARO NUNCA MAIS!
    Dia Nacional de Mobilização das Mulheres

    Assinam essa convocatória:

    Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro/Pelotas
    União da Juventude Comunista/Pelotas
    PCB/Pelotas
    PSOL/Pelotas
    Juntos/Pelotas
    Juntas/Pelotas
    Emancipa Mulher/Pelotas
    Alicerce/Pelotas
    DCE UFPEL
    Delegacia Regional Pelotas do Sindjors
    las3tramas
    PT
    CUT Regional
    8M Pelotas

  • DCE divulga ação da APG: Levantamento sobre a necessidade de proficiência para Pós Graduandes da UFPEL

    Nos últimos meses a Associação de Discentes da Pós-Graduação – APG da UFPEL @proapgufpel , foi procurada por muitas/os/es estudantes que relataram dificuldades enfrentadas para obter a proficiência neste período pandêmico. A APG-UFPEL visa realizar este levantamento para averiguar a real situação das/dos/des estudantes da UFPel, para posteriormente solicitar à Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e ao Instituto de Letras da UFPel a realização das provas, já no primeiro semestre de 2022.

    Sua participação é muito importante 👊🏿

    O acesso ao formulário pode ser feito por este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccj1TEOG-9Kigef2Rw7M4nKOZOyQa9LkdbdOTCIpM8UUFRNw/viewform

  • DCE é Pra Lutar participa do Projeto Feira das Profissões / IFSul convida uma universidade

    DCE é Pra Lutar participa do Projeto Feira das Profissões / IFSul convida uma universidade

    A ideia do projeto é que estudantes universitários falem sobre seus cursos e profissões, expliquem suas escolhas, experiências na graduação, modos de ingresso, vida na universidade, estrutura da universidade, assistência estudantil e respondam questões diversas à estudantes do ensino médio integrado do IFSul, visando que estudantes tenham uma noção de diversas áreas de graduação.

    Agradecemos imensamente às professoras coordenadoras do projeto do IFSul Santana do Livramento pelo convite! Ficamos especialmente felizes ao participar desta atividade porque é um dos objetivos de nossa gestão aproximar estudantes secundaristas de escolas públicas da universidade!

    Estamos abertos para falar em qualquer escola! Contem com o DCE!

    Abração aos estudantes atentos das turmas da informática, sistemas de energia renovável e eletroeletronica do IFSul de Livramento!

  • Mulheres do DCE UFPEL se somam e convidam: Mulheres Contra a Violência Política de Gênero e Étnico-Racial

    As mulheres da gestão DCE É Pra Lutar – UFPEL, se somam e convidam todas as estudantes da UFPEL à mobilização organizada pelo movimento 8M Pelotas (8 de março), entendendo a importância de resistirmos à violência política de gênero também nos espaços institucionais acadêmicos, os quais além de naturalizar as práticas cotidianas de opressão às mulheres, não garantem condições dignas de produção e valorização do conhecimento científico produzido por mulheres, especialmente durante a pandemia, em face da sobrecarga da tripla jornada de mulheres mães, trabalhadoras e estudantes. Nossa luta é contra os assédios sofridos por alunas da universidade e pela garantia da permanência com dignidade de mulheres na universidade.

    A violência enquanto prática social é um hábito que precisa ser refreado, porque as práticas sociais advém e retroalimentam práticas institucionais que as legitimam, e sabemos que a violência de gênero e contra outros grupos socialmente oprimidos se acirra com as crises econômicas como a que ora vivemos no Brasil.

    Quando? Próximo sábado, dia 27, às 10h, no chafariz do calçadão!

    Acompanhem e divulguem essa campanha e a agenda dos coletivos/entidades feministas locais!

    #8M #8MPelotas #FeminicídioNão
    #21DiasDeAtivismoPeloFimDaViolênciaContraAMulher #ViolênciaDoméstica #ParemDeNosMatar #PelaVidaDasMulheresPelotenses #FimDaViolênciaContraMulher #VidasNegrasImportam #VidasIndígenasImportam #VidasTransImportam #ufpel #pelotas

  • Participe do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos neste sábado, 20/11 às 15h

    CONSELHO ORDINÁRIO DE CENTROS E DIRETÓRIOS ACADÊMICOS – CONVOCATÓRIA 22/2021

    A Mesa do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPEL convoca os representantes dos Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPEL e demais alunos para a REUNIÃO ORDINÁRIA no próximo SÁBADO (20/11/21) às 15h.

    A reunião ocorrerá através de uma sala virtual. O link será disponibilizado às 14h nos e-mails cadastrados dos DA’s e CA’s e no grupo do WhatsApp do Conselho.

    Pauta:
    1. Resultado da consulta sobre as propostas de calendário acadêmico de 2022 e demandas dos cursos sobre o retorno das aulas presenciais;
    2. Eleição para o assento Porto/Centro da mesa do Conselho;
    3. Outros assuntos de interesse geral.

    Para o credenciamento dos CA’s e DA’s, deve-se:
    – CA’s e DA’s em exercício: encaminhar ata de posse e estatuto para o e-mail do Conselho (apenas em caso de ainda não haver sido enviada).
    E-mails devem ser encaminhados em, no máximo, 1h antes da reunião.
    E-mail do Conselho: conselhocasdas.ufpel@gmail.com

    Todos os alunos têm o direito e o dever de cobrar a presença do seus respectivos centros e diretórios acadêmicos no Conselho. A reunião é aberta à toda comunidade acadêmica da UFPel.

    Mesa do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPel
    CATO, CAFV, DAN

    #ufpel #pelotas

  • Em defesa do voto universal! Informe do DCE sobre reunião com a Reitoria a respeito da votação sobre os calendários 2022

    Na tarde desta quinta-feira, dia 18 de novembro uma comissão do DCE se reuniu com o Gabinete da Reitoria e representantes da Pró Reitoria de Ensino para reivindicar a contagem dos votos da consulta à comunidade sobre o calendário acadêmico 2022 no formato universal, como sempre defendemos. Na ocasião, ainda foram debatidos outros temas relacionados aos próximos calendários acadêmicos da UFPel.

    Processos democráticos nas Universidades e tipo de voto
    O movimento estudantil, referenciando-se em mudanças democráticas ocorridas nas universidades frutos da revolta de Córdoba de 1918 e, no Brasil, na luta contra o autoritarismo durante a Ditadura Militar, bem como no atual período de ataques antidemocráticos do governo Bolsonaro, defende que, nas universidades, como instituições de ensino que contemplam estudantes, comunidade externa, professores e técnicos administrativos em educação, os espaços de decisão (Reuniões de departamento, colegiados, conselhos, consultas à comunidade, etc) contemplem em pé de igualdade todos estes grupos. Só assim poderemos ter uma universidade democrática, socialmente referenciada e popular. Nós do DCE gestão DCE é pra Lutar seguimos esta tradição e defendemos mais espaços para os estudantes nas tomadas de decisão. Desta forma, defendemos o voto universal para todas as tomadas de decisão na UFPEL!

    As consultas à comunidade como a que ocorreu agora na escolha do calendário acadêmico é uma das formas como a democracia na universidade pode ocorrer. É uma ótima forma de escolha dos caminhos que a universidade pode seguir. Por isso reconhecemos como muito importante a iniciativa da reitoria em praticá-la e acreditamos que este deva ser o caminho sempre adotado para outras decisões. Reconhecemos também a proposta inicial da Reitoria em realizar a consulta no formato Universal. Porém, como defendemos desde o começo, acreditamos que a mudança para o voto paritário, mesmo sob nossos protestos, tenha sido equivocada, e que o tipo de voto devesse prevalecer Universal, onde toda a comunidade acadêmica tem o mesmo peso em seu voto, sem distinção por categoria, de forma a impedir distorções como a que ocorreu na decisão sobre o calendário. Relembramos que na reunião do CONSUN, quando a PRE anunciou a votação, dois conselheiros do DCE se manifestaram em fala contra a mudança e a favor do voto universal.

    Desta forma entendemos como legítima a indignação de grande parte dos estudantes com o formato da apuração dos votos e, desta forma, levamos a reivindicação de que os votos fossem recontados no formato universal.

    Após uma rodada de falas, foi unânime entre os(as) presentes a intenção de manter o formato paritário na contagem dos votos uma vez que esta regra havia sido definida antes da processo de votação. Acreditamos que tenha faltado um maior divulgação, debate e esclarecimento sobre a consulta, propostas e o formato adotado.

    Nem tudo está perdido: Próximos passos
    Com o objetivo de avançar em conquistas para o bem dos estudantes, reduzir danos, e pensar nas próximas decisões, avançamos no debate. Defendemos junto a Reitoria que nas próximas consultas a comunidade seja adotado o formato universal. Sabemos que há discordância em parte da comunidade não discente quanto a este tema, mas não aceitamos que seja mantida esta desigualdade. Devemos avançar para que próximas consultas, incluindo a eleição para a reitoria, seja universal. E, mais, devemos avançar para que nos departamentos, colegiado e conselhos a representação estudantil seja maior. Neste sentido foi um acordo da reunião que sejam construídas novas consultas com o formato de voto universal.

    Próximos calendários, oferta de disciplinas e possibilidade de disciplinas condensadas

    Os próximos calendários acadêmicos da UFPEL serão os que venceram na eleição, a proposta 2. Mas a regularização, na sequência dos anos (2023, 2024, etc) ainda será decidida em consulta. Então o que ficou compreendido é que apenas foi adiada a regularização do calendário, e que, após estes dois semestres será realizada nova discussão com o intuito de regularização dos calendários e de nossa formação. Ainda foi informado que a possibilidade de aulas presenciais (para além das práticas) seguira as recomendações do Comitê COVID da UFPEL.

    Além disso, foi destacada a importância de nós estudantes nos organizarmos nos Centros e Diretórios Acadêmicos nessas próximas semanas, para conversarmos com colegiados e professores, para que, dentro do possível, sejam ofertadas mais turmas nos próximos dois semestres, especialmente levando em conta estudantes possíveis formandos e que estão represados. Por fim, há possibilidade de oferta de disciplinas condensadas nos períodos de férias (janeiro e fevereiro), o que também pode ser conversado com professores e colegiados. Nós do DCE estamos abertos a orientar e ajudar nesse processo. Entre em contato para dúvidas.

    Seguimos a luta por uma universidade democrática com a participação plena dos estudantes! Em defesa do voto universal!

    Notícia sobre o resultado da votação: Coordenação de Comunicação Social » Calendário Acadêmico de 2022 é definido em votação (ufpel.edu.br)

    Proposta vencedora:

    Proposta 2
    2021/2
    Início: 7 de março
    Fim: 18 de junho
    Exames: 20 a 25 de junho

    2022/1
    Início: 1º de agosto
    Fim: 2 de dezembro
    Exames: 5 a 10 de dezembro

  • Entenda as propostas de Calendários Acadêmicos para o ano de 2022 que serão levadas para consulta na comunidade acadêmica

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, colocará em votação duas propostas de Calendário Acadêmico para o ano de 2022. Essa consulta à comunidade acadêmica, será realizada no modelo de voto paritário, o mesmo utilizado na consulta para a reitoria, onde os votos das três categorias são balanceados proporcionalmente à participação. O resultado da consulta vai indicar o modelo adotado pela instituição no próximo ano. A votação será realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, por meio do sistema Hélios Voting.

    Após a consulta, o calendário será referendado no Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), onde nós, estudantes, temos duas representações por meio do DCE. Esta reunião está indicada para ocorrer no dia 22 de novembro. A partir desta aprovação, os colegiados de cursos terão até o dia 29 de novembro para solicitarem ofertas de disciplinas práticas e teóricas, para estas últimas haverá possibilidade de que algumas sejam realizadas também de forma presencial. Uma comissão do COCEPE avaliará as possibilidades das ofertas de acordo com as medidas de prevenção à COVID-19, e uma nova sessão extraordinária do COCEPE, para análise das ofertas, deve ser realizada no dia 06 de dezembro.

    As propostas

    Após um período de consulta aos Colegiados e Unidades Acadêmicas, a Pró-reitora de Ensino (PRE) junto à vice-reitoria da UFPel apresentaram, na última semana, três propostas de Calendário Acadêmico da instituição para o ano civil de 2022. Uma delas, que propunha um semestre condensado em seis semanas, acabou sendo descartada, após receber críticas de diretores de Unidades Acadêmicas, coordenadores de Colegiado e estudantes. Assim, restaram as seguintes propostas:

    Proposta 01 – Início em Fevereiro de 2022, com o semestre correspondente ao 2021/2, condensado em 15 semanas, no formato híbrido. Nesta proposta, o próximo ano civil de 2022 daria conta dos semestres de: 2021/2, 2022/1 e parte de 2022/2. O semestre 2022/2, que inicia em novembro, retorna em fevereiro de 2023, se estendendo até maio daquele ano. Os semestres 2022/1 e 2022/2 estão programados para ocorrer de forma presencial, a depender das recomendações do comitê Covid-19.

    Proposta 02 – Início em Março de 2022, com o semestre correspondente a 2021/2, condensado em 15 semanas, no formato híbrido. Nesta proposta, o próximo ano civil de 2022 daria conta dos semestres de: 2021/2 e 2022/1. O semestre acadêmico de 2022/2, nesta proposta, terá início em 2023. Os semestres 2022/1 e 2022/2 estão programados para ocorrer de forma presencial, a depender das recomendações do comitê Covid-19.

    A votação

    A votação será realizada entre os dia 13 e 17 de novembro, por meio do sistema Hélios Voting. O início será às 8h do dia 13 e o encerramento será às 17h do dia 17 de novembro.

    Nós estudantes receberemos o link para a cabine de votação PELO EMAIL QUE ESTÁ CADASTRADO NO COBALTO. É muito importante conferir o SPAM ou LIXEIRA do seu email! Qualquer problema entre contato para tentarmos ajudar. Neste e-mail serão fornecidos login e senha de acesso individuais. Os servidores receberão através de seu e-mail institucional.

    Como votar pelo sistema Hélios Voting 

    Quem pode votar? a) Docentes com vínculo ativo junto à UFPel, b) Técnicos Administrativos com vínculo ativo junto à UFPEL e c) Discentes regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais da UFPel. Queremos saber e perguntaremos para a PRE como ficam os estudantes da Pós Graduação e da UAB!

    A votação terá sua contagem no modelo paritário, em que cada categoria representará 1/3 do total de votos. Neste modelo, os votos de cada estudante terão um peso menor que os votos das demais categorias, visto o somos maioria em números totais. O DCE se posicionou contrário a este modelo de votação, por entender que o voto universal seria o mais condizente aos anseios dos estudantes. Em breve, uma nota conjunta com o Conselho de DAs e CAs será publicada sobre essa decisão.

    Lista preliminar de votantes

    A Pró-reitora de Ensino (PRE) já divulgou a lista preliminar de votantes. É importante que todos alunos confiram nesta lista aqui se seus nomes estão inclusos. Basta dar um Ctrl F e pesquisar pelo nome completo. Aqueles que não tiverem seu nome incluso na lista ou encontrarem alguma outra informação incorreta devem enviar um e-mail relatando o problema para comissão: consultacalendario2022@ufpel.edu.br.

    Apresentação das propostas

    A Pró-reitora de Ensino (PRE) junto à vice-reitoria da UFPel apresentaram, nas últimas semanas, três propostas sistematizadas de Calendário Acadêmico. As três propostas, segundo a PRE, foram elaboradas a partir de sugestões das unidades acadêmicas, na consulta realizada ao longo do mês de outubro. Estas propostas foram inicialmente apresentadas em uma reunião, no dia 29 de outubro, com representantes das três categorias: ADUFPEL, ASUFPEL e DCE UFPel.

    Na tarde da última quarta-feira, dia 03, uma reunião geral foi realizada com Diretores de unidades acadêmicas, Coordenadores de Colegiado de curso de Graduação e conselheiros COCEPE. O DCE UFPel esteve novamente presente, enquanto representação discente, com seus dois conselheiros do COCEPE.

    Nas duas reuniões, foram apresentados inicialmente dados sobre evasão, trancamentos de disciplinas, trancamentos de matrículas e número de disciplinas ofertadas, em um comparativo com os semestres letivos de 2019, 2020 e 2021. Também foi exposto um levantamento sobre os calendários acadêmicos de outras instituições federais (este material deve ser trazido com detalhamento em próximas publicações do DCE). Na sequência, foram apresentadas cada uma das três propostas seguidas de espaços para falas dos presentes. A partir das manifestações, a proposta três foi descartada.

    Desde que tomou conhecimento da primeira proposta elaborada pela Pró-reitoria de Ensino da UFPel, na segunda semana de outubro, o DCE UFPel vem buscando ampliar ao máximo a discussão deste tema entre os discentes.  A entidade entendo o quanto o novo calendário é um tema importante, complexo e que irá afetar diretamente a vida dos estudantes. Nesse sentido, o DCE propôs e participou de Conselhos de CAs ou DAs, realizou live, publicações informativas e reuniões especificas com cursos que solicitaram. Uma nova live para tirar dúvidas sobre o processo de consulta será realizada nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 18h. Por fim, o DCE segue aberto ao diálogo com todas e todos a fim de buscar o melhor encaminhamento possível para o próximo ano.

    Saiba mais sobre proposta inicial

    Confira encaminhamento feito no Conselho de DAs e CAs

    Resumo:
    – Duas propostas de calendários para o ano civil de 2022 estão em votação

    – Votação: 13 a 17 de novembro

    – Como votar? Acesse seu e-mail e siga as orientações enviadas. Pode estar no Spam ou lixeira

    – A proposta vencedora deve ser referendada no dia 22 de novembro no COCEPE

    – Os colegiados terão até o dia 29 de novembro para enviar ao COCEPE as disciplinas a serem ofertadas no próximo semestre

    – No dia 6 de dezembro será deliberado quais disciplinas poderão ser ofertadas nos cursos de acordo com a vistoria quanto ao espaço físico para a realização das mesmas

     

  • Vitória da Ciência no Conselho Universitário da UFPEL: Comprovante vacinal será exigido nos espaços da universidade

    No dia 5 de novembro, contra todos os atos e declarações negacionistas de Bolsonaro, um dos poucos presidentes que NÃO SE VACINOU, e a favor da ciência, da vida e do bem estar da comunidade acadêmica e Pelotense, o Conselho Universitário da UFPEL, espaço máximo de decisão na universidade, que reúne representantes de toda comunidade acadêmica, aprovaram por unanimidade a exigência de comprovante vacinal para circulação nos espaços da Universidade.

    Com vistas a assegurar o retorno gradual e seguro da comunidade UFPEL, todos aqueles que retornarem às atividades presenciais, bem como a comunidade externa, que frequenta os espaços da universidade deverão apresentar o comprovante de vacinação do COVID-19 (passaporte vacinal), para realização de todas as atividades presenciais, conforme o calendário vacinal!

    Regras e detalhamento serão publicados em portaria específica pela reitoria!

  • Reunião entre bolsistas do PIBID, Residência Pedagógica e DCE da UFPel reúne mais de cem estudantes e debate próximos passos da mobilização

    Uma reunião virtual entre bolsistas dos programas PIBID, Residência Pedagógica e DCE da UFPel chegou a reunir mais de cem estudantes na última quinta-feira, dia 04.  Na ocasião, foram debatidas as ações referente à mobilização contra o atraso nas bolsas dos dois programa, que estão atrasadas há quase dois meses.

    A partir da decisão tomada na última Assembleia Nacional do movimento, do dia 29 de outubro, foi incialmente debatido a proposta de continuação da paralisação nas atividades. Os bolsistas da UFPel defendem, como possibilidade mais concreta para este momento, a diminuição da carga horária das atividades de regência e reuniões, migrando o restante para as atividades da mobilização. Foi deliberado por priorizar as atividades nas escolas e reduzir as outras tarefas como as reuniões, grupos de estudos e outras atividades do tipo. Além disso, foi encaminhado que o movimento deve realizar as reuniões semanais.

    Em um segundo ponto, foi trazida a proposta de arrecadações de comida, produtos de higiene e limpeza e ainda doações em dinheiro, como forma de auxiliar aqueles/as bolsistas que passam por necessidades mais extremas. O DCE ofereceu apoio colocando sua sede a disposição seja como ponto de coleta e/ou espaço para organização dos itens arrecadados. Além disso, também ofereceu apoio para divulgação da campanha e ações relacionadas. A proposta ainda deve ser melhor encaminhada via grupo.

    Quando aos próximos passos da mobilização foram deliberados o apoio a manifestação puxada pelo FORPIBID-RP para esta segunda-feira, dia 08. Conforme encaminhado na reunião, devem seguir as manifestações online no sentido de pressionar os responsáveis a aprovar a PLN 17/21 o mais rápido possível. Estas manifestações devem ocorrem através de um twittaço com a hashtag Nacional #AprovaPLN17Câmara e pelo envio de cartas para os e-mails dos senadores que irão votar.

    Em um último ponto foi debatida a possibilidade de realização de uma ação de rua provisoriamente chamada de “PIBID E RP NA RUA”. A data desta ação ainda deve ser melhor definida, sendo o indicativo inicial o sábado, dia 13 de novembro. Por fim, salientou-se que as propostas e discussões da reunião não foram abertas para votação, mas sim expostas para que cada núcleo e cada estudante decida aderir/ participar ou não.

    Relatório da reunião do dia 04_11

  • Conselhos dos DAs e CAs debate propostas de calendários acadêmicos da UFPel

    No último sábado, dia 30, o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPel realizou a terceira reunião extraordinária consecutiva tendo como pauta principal a discussão sobre os próximos calendários acadêmicos. Membros do DCE estiveram presentes em todas as reuniões levando informações para subsidiar o debate e as propostas coletivas dos Centros e Diretórios em parceria com o DCE.

    Desde que tomamos conhecimento da primeira proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, na segunda semana de outubro, buscamos ampliar ao máximo a discussão deste tema entre os discentes. Sabemos o quanto o novo calendário é um tema importante e complexo, visto as consequências trazidas pela pandemia, pelo ensino remoto e pela política de desmonte da educação implementada por Bolsonaro e seus aliados. O movimento estudantil precisa estar atento e presente nos debates que tratem sobre os novos passos dados pela nossa Universidade. Nesse sentido, te convidamos a conversar com seus colegas, com seu CA ou DA, com os professores de seu curso. Nos mande suas dúvidas e sugestões!

    No Conselho desse sábado, 30 de outubro, levamos algumas informações sobre a reunião realizada no dia anterior, dia 29, com a Pró Reitoria de Ensino junto à vice-reitoria, DCE, ADUFPEL e ASUFPEL. Na ocasião, foram apresentados dados sobre evasão, trancamentos de disciplinas, trancamentos de matrículas e número de disciplinas ofertadas, em um comparativo com os semestres letivos de 2019, 2020 e 2021, bem como as três propostas sistematizadas pela PRE a partir da consulta às unidades acadêmicas realizada anteriormente.

    Estas três propostas serão apresentadas em uma reunião ampliada com diretores(as) de unidade e coordenadores(as) de curso na quarta-feira, dia 3 de novembro, e posteriormente para toda a comunidade que, conforme proposta da PRE, participará de uma votação universal (todos(as) os(as) membros da comunidade acadêmica com direito a voto com peso igual), para decidir qual será a proposta adotada pela Universidade.

    Na quarta-feira, assim que as propostas serem oficialmente divulgadas pela reitoria, divulgaremos em nossas redes sociais também. Salientamos isto, em função de que após a reunião com coordenadores(as) e diretores(as) ainda poderá haver alguma alteração.

    Ofício aprovado por unanimidade
    Após as três reuniões, sistematizamos propostas relacionadas com a volta às aulas presenciais e híbridas, que foi aprovado por unanimidade e será encaminhado pelo DCE à Pró-Reitoria de Ensino. A seguir socializamos o ofício na íntegra. Devemos nos organizar para lutar visando que as propostas sejam garantidas!

    Próxima reunião
    Já está agendada para o próximo sábado, dia 6 de novembro, quando continuaremos os debates. Também ficou encaminhado que cada Centro e Diretório Acadêmico procure informar amplamente os(as) estudantes para que a melhor decisão para a comunidade seja tomada.

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    OFÍCIO 004/2021 – Diretório Central dos Estudantes da UFPEL (Gestão DCE é pra lutar, a voz ativa dos estudantes – 2021-2022)

    Pelotas, 28 de outubro de 2021

    À PRÓ REITORIA DE ENSINO E AO GABINETE DA VICE-REITORIA DA UFPEL

    CONSIDERANDO:

    As discussões sobre os próximos calendários acadêmicos da UFPel, no dia 07 de outubro de 2021, realizou-se uma reunião entre o gabinete da vice-reitoria, representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), coordenação de diversidade e inclusão e membros do Diretório Central de Estudantes (DCE), na qual foi apresentada a proposta inicial da PRE. Por conseguinte, o DCE vêm realizando amplo debate estudantil acerca da proposta. 

    A exemplo das atividades para mobilizar esse debate, houve: 

    • Publicação detalhada sobre a proposta nas redes oficiais do DCE, bem como no site institucional; 
    • Live via Facebook para explicação da proposta e discussão com estudantes; 
    • Reunião com os sindicatos de representação das demais categorias da UFPel; 
    • Participação e discussão do tema no Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos em duas reuniões, nos dias 16 e 21 de outubro.

    Tendo em vista o exposto, o Diretório Central dos Estudantes da UFPEL, conjuntamente com o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPEL, vem por meio deste, manifestar reivindicações oriundas das discussões realizadas ao longo das últimas duas semanas que, respeitosamente, defendemos que sejam consideradas e refletidas na proposta inicial dos próximos calendários acadêmicos.

    • Realização e apresentação de uma avaliação sobre o aproveitamento discente durante o ensino remoto, com dados da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), sobre o aproveitamento discente durante o ensino remoto em termos de aprendizagem, saúde mental, dados de represamento, evasão e a situação dos formandos para que se possa pensar possíveis alternativas específicas para a situação de cada curso;

    • Manutenção da capacidade máxima das salas de aula e laboratórios em 30% até quando durar a necessidade de prevenção ao coronavírus, conforme a portaria 965 de 2021;

    • Instituição do mapeamento vacinal, com obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação para realização da matrícula e para a circulação nas dependências da Universidade para toda a comunidade acadêmica quando no retorno presencial;

    • Distribuição de máscaras PFF2 para estudantes em situação de vulnerabilidade social, que poderão ser distribuídas nos ranchos;

    • Ações de melhorias na parte externa dos campi para as pessoas permanecerem ao ar livre, assim, evitando longa permanência nos ambientes fechados da universidade e aumento do risco para transmissão e contágio da COVID-19. Sugere-se essa reivindicação especialmente no campus Capão do Leão, com aumento de bancos, por exemplo;

    • Promoção de capacitação sobre biossegurança para que todos da comunidade acadêmica saibam e se alertem sobre como tomar ações de prevenção ao contágio no ambiente acadêmico;

    • Ampla divulgação sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, onde a universidade atua e que tratam de síndromes gripais, para que estudantes que possivelmente se contaminem possam procurá-las via o Sistema Único de Saúde;

    • Transparência sobre a questão do orçamento da universidade para o retorno presencial, tendo em vista os cortes do governo federal e o orçamento deficitário para 2022, apresentado por Bolsonaro, e, especialmente, as condições de orçamento para as unidades, distribuição de EPIs, adequação da infraestrutura, e manutenção dos auxílios da assistência estudantil.

     

    Por fim, ressalta-se que este documento e as reivindicações presentes neste são fruto do debate inicial destas últimas semanas; assim, aponta-se a possibilidade de envio de novo ofício com reivindicações complementares a essas, devido ao aprofundamento dessa discussão nas semanas seguintes, bem como frente a novas propostas de calendário. Nesse sentido também, reforça-se nosso comprometimento à construção coletiva dessa proposta de forma a considerar as diversas realidades acadêmicas no presente cenário e as demais categorias da UFPel.