Em defesa do voto universal! Informe do DCE sobre reunião com a Reitoria a respeito da votação sobre os calendários 2022

Na tarde desta quinta-feira, dia 18 de novembro uma comissão do DCE se reuniu com o Gabinete da Reitoria e representantes da Pró Reitoria de Ensino para reivindicar a contagem dos votos da consulta à comunidade sobre o calendário acadêmico 2022 no formato universal, como sempre defendemos. Na ocasião, ainda foram debatidos outros temas relacionados aos próximos calendários acadêmicos da UFPel.

Processos democráticos nas Universidades e tipo de voto
O movimento estudantil, referenciando-se em mudanças democráticas ocorridas nas universidades frutos da revolta de Córdoba de 1918 e, no Brasil, na luta contra o autoritarismo durante a Ditadura Militar, bem como no atual período de ataques antidemocráticos do governo Bolsonaro, defende que, nas universidades, como instituições de ensino que contemplam estudantes, comunidade externa, professores e técnicos administrativos em educação, os espaços de decisão (Reuniões de departamento, colegiados, conselhos, consultas à comunidade, etc) contemplem em pé de igualdade todos estes grupos. Só assim poderemos ter uma universidade democrática, socialmente referenciada e popular. Nós do DCE gestão DCE é pra Lutar seguimos esta tradição e defendemos mais espaços para os estudantes nas tomadas de decisão. Desta forma, defendemos o voto universal para todas as tomadas de decisão na UFPEL!

As consultas à comunidade como a que ocorreu agora na escolha do calendário acadêmico é uma das formas como a democracia na universidade pode ocorrer. É uma ótima forma de escolha dos caminhos que a universidade pode seguir. Por isso reconhecemos como muito importante a iniciativa da reitoria em praticá-la e acreditamos que este deva ser o caminho sempre adotado para outras decisões. Reconhecemos também a proposta inicial da Reitoria em realizar a consulta no formato Universal. Porém, como defendemos desde o começo, acreditamos que a mudança para o voto paritário, mesmo sob nossos protestos, tenha sido equivocada, e que o tipo de voto devesse prevalecer Universal, onde toda a comunidade acadêmica tem o mesmo peso em seu voto, sem distinção por categoria, de forma a impedir distorções como a que ocorreu na decisão sobre o calendário. Relembramos que na reunião do CONSUN, quando a PRE anunciou a votação, dois conselheiros do DCE se manifestaram em fala contra a mudança e a favor do voto universal.

Desta forma entendemos como legítima a indignação de grande parte dos estudantes com o formato da apuração dos votos e, desta forma, levamos a reivindicação de que os votos fossem recontados no formato universal.

Após uma rodada de falas, foi unânime entre os(as) presentes a intenção de manter o formato paritário na contagem dos votos uma vez que esta regra havia sido definida antes da processo de votação. Acreditamos que tenha faltado um maior divulgação, debate e esclarecimento sobre a consulta, propostas e o formato adotado.

Nem tudo está perdido: Próximos passos
Com o objetivo de avançar em conquistas para o bem dos estudantes, reduzir danos, e pensar nas próximas decisões, avançamos no debate. Defendemos junto a Reitoria que nas próximas consultas a comunidade seja adotado o formato universal. Sabemos que há discordância em parte da comunidade não discente quanto a este tema, mas não aceitamos que seja mantida esta desigualdade. Devemos avançar para que próximas consultas, incluindo a eleição para a reitoria, seja universal. E, mais, devemos avançar para que nos departamentos, colegiado e conselhos a representação estudantil seja maior. Neste sentido foi um acordo da reunião que sejam construídas novas consultas com o formato de voto universal.

Próximos calendários, oferta de disciplinas e possibilidade de disciplinas condensadas

Os próximos calendários acadêmicos da UFPEL serão os que venceram na eleição, a proposta 2. Mas a regularização, na sequência dos anos (2023, 2024, etc) ainda será decidida em consulta. Então o que ficou compreendido é que apenas foi adiada a regularização do calendário, e que, após estes dois semestres será realizada nova discussão com o intuito de regularização dos calendários e de nossa formação. Ainda foi informado que a possibilidade de aulas presenciais (para além das práticas) seguira as recomendações do Comitê COVID da UFPEL.

Além disso, foi destacada a importância de nós estudantes nos organizarmos nos Centros e Diretórios Acadêmicos nessas próximas semanas, para conversarmos com colegiados e professores, para que, dentro do possível, sejam ofertadas mais turmas nos próximos dois semestres, especialmente levando em conta estudantes possíveis formandos e que estão represados. Por fim, há possibilidade de oferta de disciplinas condensadas nos períodos de férias (janeiro e fevereiro), o que também pode ser conversado com professores e colegiados. Nós do DCE estamos abertos a orientar e ajudar nesse processo. Entre em contato para dúvidas.

Seguimos a luta por uma universidade democrática com a participação plena dos estudantes! Em defesa do voto universal!

Notícia sobre o resultado da votação: Coordenação de Comunicação Social » Calendário Acadêmico de 2022 é definido em votação (ufpel.edu.br)

Proposta vencedora:

Proposta 2
2021/2
Início: 7 de março
Fim: 18 de junho
Exames: 20 a 25 de junho

2022/1
Início: 1º de agosto
Fim: 2 de dezembro
Exames: 5 a 10 de dezembro

Publicado em 19/11/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Calendário, covid, UFPEL.