Início do conteúdo
Como votar

Para votar tenha em mãos o seu ID, senha e link da eleição. Estes dados são enviados eletronicamente pelo sistema para o e-mail, cadastrado no COBALTO, dos respectivos eleitores. Para entrar no sistema você utilizará o mail enviado pelo sistema de votação conforme abaixo. Todas as correspondências do sistema devem ser do mail votacao@ufpel.edu.br Chama-se atenção para a conferência do link da eleição que deve, obrigatoriamente, iniciar com http://votacao.ufpel.edu.br, para que seja a página oficial da eleição.

Chama-se atenção para a conferência do link da eleição que deve, obrigatoriamente, iniciar com http://votacao.ufpel.edu.br, para que seja a página oficial da eleição. Ao clicar no link da eleição exibido no e-mail enviado pelo sistema você entrará na página de credenciamento, onde você deve colocar o ID e a senha enviados no e-mail para se conectar, conforme mostrado abaixo.

Após realizar a conexão o sistema irá exibir informações sobre a votação (descrição e instruções), como ilustra a figura abaixo.

Basta seguir o passo-a-passo recomendado, clicando em “iniciar” para começar a votação. A tela ilustrada abaixo será mostrada. Para cada questão, o sistema informa o número mínimo e máximo de respostas que você poderá escolher. Selecione a opção (ou opções) marcando a casa desejada. No exemplo mostrado somente uma opção de sua escolha de voto poderá ser assinalada.

Nesta etapa é possível revisar a(s) escolha(s) de voto. Caso esteja tudo certo clique no botão “próximo passo”. Se desejar alterar o voto, basta clicar no link alterar e a tela retornará para a cédula de votação (tela anterior) com todos os candidatos disponíveis para nova escolha.

No passo seguinte é o momento de depositar a cédula na urna. A tela abaixo será mostrada. É necessário clicar no botão “Depositar Cédula na Urna” para que o voto seja contabilizado.

Em seguida é necessário clicar no botão “Confirmar” para depositar a cédula na urna, conforme mostrado na figura abaixo. Caso não deseje colocar a cédula na urna clique no botão cancelar.

Parabéns, seu voto foi depositado com sucesso! Após ter seu voto computado você será automaticamente desconectado do sistema e a tela a seguir será então exibida. Em seguida feche o navegador.

Atenção: O sistema Helios permite que você deposite cédulas na urna quantas vezes desejar antes do dia e hora de encerramento da eleição. Porém, somente a última cédula depositada é a que será contabilizada na apuração da urna. Todas as cédulas anteriores serão descartadas. Você receberá um e-mail de aviso do sistema de que seu voto foi depositado, conforme figura abaixo.