Reunião entre bolsistas do PIBID, Residência Pedagógica e DCE da UFPel reúne mais de cem estudantes e debate próximos passos da mobilização

Uma reunião virtual entre bolsistas dos programas PIBID, Residência Pedagógica e DCE da UFPel chegou a reunir mais de cem estudantes na última quinta-feira, dia 04.  Na ocasião, foram debatidas as ações referente à mobilização contra o atraso nas bolsas dos dois programa, que estão atrasadas há quase dois meses.

A partir da decisão tomada na última Assembleia Nacional do movimento, do dia 29 de outubro, foi incialmente debatido a proposta de continuação da paralisação nas atividades. Os bolsistas da UFPel defendem, como possibilidade mais concreta para este momento, a diminuição da carga horária das atividades de regência e reuniões, migrando o restante para as atividades da mobilização. Foi deliberado por priorizar as atividades nas escolas e reduzir as outras tarefas como as reuniões, grupos de estudos e outras atividades do tipo. Além disso, foi encaminhado que o movimento deve realizar as reuniões semanais.

Em um segundo ponto, foi trazida a proposta de arrecadações de comida, produtos de higiene e limpeza e ainda doações em dinheiro, como forma de auxiliar aqueles/as bolsistas que passam por necessidades mais extremas. O DCE ofereceu apoio colocando sua sede a disposição seja como ponto de coleta e/ou espaço para organização dos itens arrecadados. Além disso, também ofereceu apoio para divulgação da campanha e ações relacionadas. A proposta ainda deve ser melhor encaminhada via grupo.

Quando aos próximos passos da mobilização foram deliberados o apoio a manifestação puxada pelo FORPIBID-RP para esta segunda-feira, dia 08. Conforme encaminhado na reunião, devem seguir as manifestações online no sentido de pressionar os responsáveis a aprovar a PLN 17/21 o mais rápido possível. Estas manifestações devem ocorrem através de um twittaço com a hashtag Nacional #AprovaPLN17Câmara e pelo envio de cartas para os e-mails dos senadores que irão votar.

Em um último ponto foi debatida a possibilidade de realização de uma ação de rua provisoriamente chamada de “PIBID E RP NA RUA”. A data desta ação ainda deve ser melhor definida, sendo o indicativo inicial o sábado, dia 13 de novembro. Por fim, salientou-se que as propostas e discussões da reunião não foram abertas para votação, mas sim expostas para que cada núcleo e cada estudante decida aderir/ participar ou não.

Relatório da reunião do dia 04_11

Publicado em 08/11/2021, na categoria Notícias.