Início do conteúdo

Conselhos dos DAs e CAs debate propostas de calendários acadêmicos da UFPel

No último sábado, dia 30, o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPel realizou a terceira reunião extraordinária consecutiva tendo como pauta principal a discussão sobre os próximos calendários acadêmicos. Membros do DCE estiveram presentes em todas as reuniões levando informações para subsidiar o debate e as propostas coletivas dos Centros e Diretórios em parceria com o DCE.

Desde que tomamos conhecimento da primeira proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, na segunda semana de outubro, buscamos ampliar ao máximo a discussão deste tema entre os discentes. Sabemos o quanto o novo calendário é um tema importante e complexo, visto as consequências trazidas pela pandemia, pelo ensino remoto e pela política de desmonte da educação implementada por Bolsonaro e seus aliados. O movimento estudantil precisa estar atento e presente nos debates que tratem sobre os novos passos dados pela nossa Universidade. Nesse sentido, te convidamos a conversar com seus colegas, com seu CA ou DA, com os professores de seu curso. Nos mande suas dúvidas e sugestões!

No Conselho desse sábado, 30 de outubro, levamos algumas informações sobre a reunião realizada no dia anterior, dia 29, com a Pró Reitoria de Ensino junto à vice-reitoria, DCE, ADUFPEL e ASUFPEL. Na ocasião, foram apresentados dados sobre evasão, trancamentos de disciplinas, trancamentos de matrículas e número de disciplinas ofertadas, em um comparativo com os semestres letivos de 2019, 2020 e 2021, bem como as três propostas sistematizadas pela PRE a partir da consulta às unidades acadêmicas realizada anteriormente.

Estas três propostas serão apresentadas em uma reunião ampliada com diretores(as) de unidade e coordenadores(as) de curso na quarta-feira, dia 3 de novembro, e posteriormente para toda a comunidade que, conforme proposta da PRE, participará de uma votação universal (todos(as) os(as) membros da comunidade acadêmica com direito a voto com peso igual), para decidir qual será a proposta adotada pela Universidade.

Na quarta-feira, assim que as propostas serem oficialmente divulgadas pela reitoria, divulgaremos em nossas redes sociais também. Salientamos isto, em função de que após a reunião com coordenadores(as) e diretores(as) ainda poderá haver alguma alteração.

Ofício aprovado por unanimidade
Após as três reuniões, sistematizamos propostas relacionadas com a volta às aulas presenciais e híbridas, que foi aprovado por unanimidade e será encaminhado pelo DCE à Pró-Reitoria de Ensino. A seguir socializamos o ofício na íntegra. Devemos nos organizar para lutar visando que as propostas sejam garantidas!

Próxima reunião
Já está agendada para o próximo sábado, dia 6 de novembro, quando continuaremos os debates. Também ficou encaminhado que cada Centro e Diretório Acadêmico procure informar amplamente os(as) estudantes para que a melhor decisão para a comunidade seja tomada.

___________________________________________________________________

OFÍCIO 004/2021 – Diretório Central dos Estudantes da UFPEL (Gestão DCE é pra lutar, a voz ativa dos estudantes – 2021-2022)

Pelotas, 28 de outubro de 2021

À PRÓ REITORIA DE ENSINO E AO GABINETE DA VICE-REITORIA DA UFPEL

CONSIDERANDO:

As discussões sobre os próximos calendários acadêmicos da UFPel, no dia 07 de outubro de 2021, realizou-se uma reunião entre o gabinete da vice-reitoria, representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), coordenação de diversidade e inclusão e membros do Diretório Central de Estudantes (DCE), na qual foi apresentada a proposta inicial da PRE. Por conseguinte, o DCE vêm realizando amplo debate estudantil acerca da proposta. 

A exemplo das atividades para mobilizar esse debate, houve: 

  • Publicação detalhada sobre a proposta nas redes oficiais do DCE, bem como no site institucional; 
  • Live via Facebook para explicação da proposta e discussão com estudantes; 
  • Reunião com os sindicatos de representação das demais categorias da UFPel; 
  • Participação e discussão do tema no Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos em duas reuniões, nos dias 16 e 21 de outubro.

Tendo em vista o exposto, o Diretório Central dos Estudantes da UFPEL, conjuntamente com o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPEL, vem por meio deste, manifestar reivindicações oriundas das discussões realizadas ao longo das últimas duas semanas que, respeitosamente, defendemos que sejam consideradas e refletidas na proposta inicial dos próximos calendários acadêmicos.

  • Realização e apresentação de uma avaliação sobre o aproveitamento discente durante o ensino remoto, com dados da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), sobre o aproveitamento discente durante o ensino remoto em termos de aprendizagem, saúde mental, dados de represamento, evasão e a situação dos formandos para que se possa pensar possíveis alternativas específicas para a situação de cada curso;

  • Manutenção da capacidade máxima das salas de aula e laboratórios em 30% até quando durar a necessidade de prevenção ao coronavírus, conforme a portaria 965 de 2021;

  • Instituição do mapeamento vacinal, com obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação para realização da matrícula e para a circulação nas dependências da Universidade para toda a comunidade acadêmica quando no retorno presencial;

  • Distribuição de máscaras PFF2 para estudantes em situação de vulnerabilidade social, que poderão ser distribuídas nos ranchos;

  • Ações de melhorias na parte externa dos campi para as pessoas permanecerem ao ar livre, assim, evitando longa permanência nos ambientes fechados da universidade e aumento do risco para transmissão e contágio da COVID-19. Sugere-se essa reivindicação especialmente no campus Capão do Leão, com aumento de bancos, por exemplo;

  • Promoção de capacitação sobre biossegurança para que todos da comunidade acadêmica saibam e se alertem sobre como tomar ações de prevenção ao contágio no ambiente acadêmico;

  • Ampla divulgação sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, onde a universidade atua e que tratam de síndromes gripais, para que estudantes que possivelmente se contaminem possam procurá-las via o Sistema Único de Saúde;

  • Transparência sobre a questão do orçamento da universidade para o retorno presencial, tendo em vista os cortes do governo federal e o orçamento deficitário para 2022, apresentado por Bolsonaro, e, especialmente, as condições de orçamento para as unidades, distribuição de EPIs, adequação da infraestrutura, e manutenção dos auxílios da assistência estudantil.

 

Por fim, ressalta-se que este documento e as reivindicações presentes neste são fruto do debate inicial destas últimas semanas; assim, aponta-se a possibilidade de envio de novo ofício com reivindicações complementares a essas, devido ao aprofundamento dessa discussão nas semanas seguintes, bem como frente a novas propostas de calendário. Nesse sentido também, reforça-se nosso comprometimento à construção coletiva dessa proposta de forma a considerar as diversas realidades acadêmicas no presente cenário e as demais categorias da UFPel.

Publicado em 01/11/2021, na categoria Notícias.