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Cronograma Típico das Visitas in loco
  • Reunião inicial com dirigentes da instituição: nessa participam Reitor e/ou Vice-Reitor, coordenador do curso em questão, diretor da unidade acadêmica do curso e o procurador educacional institucional – PI.

São finalidades dessa reunião:

  • A apresentação por parte dos avaliadores das finalidades do SINAES, bem como dos seus princípios fundamentais;
  • A apresentação da instituição por parte dos seus dirigentes;
  • A criação de um clima favorável para o andamento do trabalho a ser realizado.
  • Reunião com a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA): nessa reunião, participam a presidência e membros da CPA. Comumente, apresenta-se a constituição da Comissão e as ações por ela desenvolvidas, focando as ações de autoavaliação realizadas no âmbito da Instituição.

O coordenador de curso deverá entrar em contato com a Comissão Própria de Avaliação assim que tiver disponível o cronograma da visita para agendamento da reunião, com tempo hábil para a convocação dos seus membros, através dos e-mails cpa@ufpel.edu.br e cpa.ufpel@gmail.com, com cópia para pi@ufpel.edu.br para ciência do Núcleo de Regulação de Cursos.

IMPORTANTE: A reunião dos membros da CPA com os Cursos EaD poderá ser feita por videoconferência.

  • Reunião com o coordenador de curso: nessa reunião, são feitos questionamentos sobre a organização do curso e o envolvimento do coordenador na realização das atividades previstas. Sugere-se para essa reunião, que o coordenador se disponha a apresentar o curso, enfatizando sua organização (demonstrando alterações curriculares realizadas), a aplicabilidade das diretrizes curriculares e da legislação pertinente, a existência de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores e alunos, o número e o tipo de bolsas que o curso e os alunos foram contemplados, os procedimentos de auto-avaliação etc.
  • Reunião com discentes: essa reunião tem como objetivo identificar as percepções dos alunos sobre o PPC do curso e a instituição.

Podem constituir como pautas de debate nesse encontro:

  • O conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a existência de infraestrutura para a plena realização das atividades previstas;
  • O conhecimento e a satisfação dos estudantes em relação aos programas de apoio pedagógico, atendimento extraclasse, e atividades de nivelamento;
  • A existência de atividades de monitoria;
  • O incentivo da instituição para a participação e realização por parte dos alunos em eventos acadêmicos: congressos, seminários, palestras, viagens de estudo, visitas técnicas e mobilidade acadêmica;
  • A participação dos alunos nos processos de auto-avaliação do curso e na discussão das ações a serem implantadas decorrentes dos resultados deste;
  • A existência e eficácia do serviço de ouvidoria institucional;
  • A participação dos alunos nos diferentes colegiados do curso e da instituição;
  • Aspectos da relação professor-aluno; coordenador-aluno, dentre outros temas.
  • Reunião com docentes: essa reunião tem como objetivo identificar as percepções dos docentes sobre o PPC do curso e da instituição. Podem constituir como pautas de debate nesse encontro:
  • As percepções sobre políticas institucionais voltadas aos docentes (como, por exemplo, política de capacitação);
  • A participação nas ações de planejamento e gestão do curso;
  • A percepção e o conhecimento sobre a elaboração e a divulgação das políticas institucionais constantes do PI;
  • A operacionalização, na prática pedagógica, dos elementos: flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e articulação da teoria com a prática;
  • Ações desenvolvidas para a superação das dificuldades de aprendizagens dos alunos;
  • A percepção sobre a funcionalidade do sistema de registro e controle acadêmico;
  • A existência de infraestrutura e apoio às atividades acadêmicas;
  • A articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • O conhecimento sobre as ações de avaliação capitaneadas pela CPA.

Chamamos a atenção para a necessidade de conhecimento do PPC por parte dos docentes e a participação efetiva destes na prestação das informações solicitadas, que deve revelar o conhecimento da situação do curso.

 

É indispensável a presença de todos os professores do curso nessa reunião.

  • Reunião com NDE: nessa reunião os avaliadores buscam perceber a participação do NDE na elaboração implantação e avaliação do PPC. Para tanto, são temas comumente abordados:
  • Organização e funcionamento das reuniões do NDE;
  • Participação do NDE na elaboração, implementação e avaliação do PPC;
  • Como se dá o planejamento do curso e a atualização curricular;
  • Participação do NDE na auto-avaliação do curso.
  • Visita às instalações: são visitadas as instalações afetas ao curso tanto no que se refere à realização das atividades acadêmicas quanto administrativas.

 

Importante: a visita à Biblioteca deve ser agendada pelo Coordenador do Curso junto o Sistema de Bibliotecas, através do fone 32844036/32844038, assim que receber a agenda da visita in-loco.

Nas visitas aos laboratórios e demais instalações, os técnicos e docentes responsáveis pelas instalações devem estar presentes.

  • Reunião com técnico-administrativos: nessas reuniões, são verificadas as contribuições desses servidores para a construção e o funcionamento do curso avaliado.
  • Reunião de fechamento: essa reunião deve ter a presença do Diretor da Unidade, sendo agendada pelo Coordenador do Curso.

Além das entrevistas acima mencionadas, os avaliadores realizam a checagem das informações apresentadas no formulário eletrônico.

Recomenda-se a preparação de toda a documentação em cópia física ou virtual, em sala preferencialmente climatizada, específica para o trabalho da equipe avaliadora. Nesta devem ser disponibilizados:

  • Dois computadores ligados à internet;
  • Impressora;
  • Telefone com linha sem restrições às chamadas DDD – Brasília/MEC/INEP;
  • Material de escritório;
  • Material comprobatório das informações prestadas, conforme orientação a seguir.

 

Relacionada à necessidade de conscientização de todos em relação às políticas de educação ambiental e sustentabilidade, sugerimos que a documentação seja disponibilizada em formato digital, sendo impresso somente o que for de extrema necessidade e que for solicitado pelos avaliadores, para evitar desperdícios e uso indevido de material público.

Além disso, recomenda-se a organização e atualização da página do curso.