Início do conteúdo
Conceito Institucional – CI

O processo de recredenciamento presencial da UFPel foi iniciado em novembro de 2015, quando foi protocolado o primeiro dos formulários eletrônicos que compõem as fases documentais. A segunda fase, também documental, foi finalizada em agosto de 2016. As visitas ocorreram em maio e agosto de 2017, nos Campus Pelotas e Capão do Leão, respectivamente.

O processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca uma melhoria desse setor do sistema educacional brasileiro. Entre os critérios que são utilizados para a avaliação, estão o planejamento e a avaliação institucional, que abordará elementos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o desenvolvimento institucional, onde são avaliados dados como a responsabilidade social; as políticas acadêmicas, entre as quais as atividades-fins de ensino, pesquisa e extensão e a própria relação da Universidade com a sociedade; as políticas de gestão e a infraestrutura física, onde estão inclusas as bibliotecas, laboratórios, instalações e a acessibilidade.

Conforme o Instrumento de Avaliação Institucional do INEP/MEC, o conceito das avaliações varia de 1 a 5, sendo o maior considerado excelente. O conceito institucional da UFPel é 4, considerando a qualidade da Instituição como muito boa. Os relatórios e a portaria de Recredenciamento podem ser conferidos abaixo:

Relatório Recredenciamento – Visita in loco – Campus Pelotas

Relatório Recredenciamento – Visita in loco – Campus Capão Leão

Portaria Recredenciamento Institucional – 2018