Responsabilidades dos Coordenadores de Curso

Responsabilidades do coordenador de cursos perante ao ENADE, conforme a legislação pertinente a avaliação e o Regimento da UFPel:

– Tomar conhecimento sobre as regras do Enade, analisando o edital e suas retificações, além de divulgar o edital a todos os alunos habilitados do curso sob sua coordenação.

– Acessar o módulo Enade no sistema Cobalto para verificar a situação dos alunos ingressantes e matriculados do curso sob sua coordenação e determinar os alunos que devem ser inscritos nas avaliações, analisando a situação acadêmica de cada um.

– Verificar os relatórios de regularidade do Enade de anos anteriores, comparando com as listas de alunos ingressantes e prováveis concluintes, para verificar se há alunos irregulares de anos anteriores para regularização.

– Gerar as listas de prováveis ingressantes e concluintes para inserir no sistema Enade.

– Inscrever os alunos  regulares no sistema ENADE, além de proceder na regularização dos alunos irregulares de anos anteriores, de acordo com calendário previamente divulgado pelo Inep.

– Lançar as dispensas dos alunos sob sua responsabilidade no site do ENADE, além de efetuar a análise e o deferimento/indeferimento das solicitações de dispensa feitas pelos estudantes, de acordo com o cronograma e regras dos editais previamente divulgados pelo Inep.

– Motivar os alunos a preencher o cadastro do estudante concluinte, responder o questionário do aluno e a realizar a prova no dia previamente agendado, conforme cronograma do INEP.

– Supervisionar o cadastro dos Estudantes de sua IES e conferir se todos os Estudantes inscritos realizaram o cadastro. Caso algum Estudante inscrito não tenha realizado o cadastro, é responsabilidade do Coordenador de Curso contatá-lo para efetivação do cadastro, considerando que essa etapa é indispensável para o preenchimento do Questionário do Estudante.

– Responder o questionário do Coordenador no site do ENADE, de acordo com o cronograma previamente divulgado pelo Inep.