Início do conteúdo
Conceitos Enade e CPC

Conceito ENADE

O cálculo do Conceito ENADE é realizado para o conjunto de cursos de uma Instituição de Educação Superior que compõem uma área de abrangência no ENADE em um mesmo município.

A nota final do curso depende do desempenho dos estudantes concluintes no Componente de Conhecimento Específico e no Componente de Formação Geral. A parte referente ao Componente Específico contribui com 75% da nota final, enquanto a parcela referente à Formação Geral contribui com 25%, em consonância com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente.

O Conceito ENADE é uma variável discreta que assume valores de 1 a 5, resultante da conversão da Nota dos Concluintes no Enade do respectivo curso avaliado

A avaliação ENADE é aplicada geralmente no mês de novembro de cada ano e os resultados são divulgados no mês de Outubro do ano seguinte à avaliação.

Todas as medidas originais, referentes ao Conceito Enade, são padronizadas e reescalonadas para assumirem valores de 0 (zero) a 5 (cinco), na forma de variáveis contínuas.

As unidades de observação com menos de 2 (dois) concluintes participantes no Exame não obtêm o Conceito Enade, ficando “Sem Conceito (SC)”.

 

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) foi concebido para ser um indicador prévio de qualidade dos cursos de graduação, anterior à avaliação in loco destinada à renovação de reconhecimento de curso. Segundo a Portaria n° 40 de 2007, o CPC é baseado no desempenho dos estudantes concluintes (NC), desempenho do corpo docente (Nota de Professores Mestres – NPM, Nota de Professores Doutores – NPD e Nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial – NPR), Nota do Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado (NIDD) e por fim, na percepção dos estudantes acerca à organização didático-pedagógica (NO), à infraestrutura e instalações físicas (NF) e referente às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional (NA).

A Nota Contínua do Conceito Preliminar de Curso (NCPC), calculada para cada unidade de observação, é uma variável contínua que pode assumir valores de 0 (zero) a 5 (cinco). A NCPC, convertida em faixa segundo os critérios expostos na tabela abaixo, é transformada no Conceito Preliminar de Curso propriamente dito, que é uma variável discreta definida de 1 (um) a 5 (cinco). Essa nota é calculada para as unidades de observação que possuam no mínimo 2 (dois) estudantes concluintes participantes no Enade. Com isso, as unidades de observação que não atendam a esse critério ficam na condição de “Sem Conceito (SC)”.

Os relatórios de cursos que contém todas as informações e cálculos referentes às notas de cada curso avaliado são disponibilizados no ano posterior a aplicação da prova e podem ser consultados no próprio site do INEP.