Início do conteúdo
Classificação de Cursos de Graduação da CINE – Brasil

O INEP, continuando o trabalho iniciado em setembro de 2018, retoma, a partir de hoje, as ações para  Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais. O prazo para essa nova etapa da classificação vai até 12 de junho de 2020.

Em 2018, foi lançado um Manual, que apresenta a estrutura organizacional da Classificação Internacional Normalizada da Educação, adaptada no mesmo ano, para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil 2018), assim como também os procedimentos de classificação dos cursos brasileiros, tendo como objetivo orientar as Instituições de Educação Superior (IES) a realizarem a classificação adequada de seus cursos.

Convém esclarecer que a classificação CINE Brasil é baseada no conteúdo temático predominante do curso, o qual é identificado a partir do Projeto Pedagógico de Curso – PPC, das Diretrizes Curriculares, e do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Dessa forma, o rótulo indicado não se confunde com a denominação do curso, mas se refere ao 4º nível de classificação da Cine Brasil, que agrupa cursos com proposta formava semelhante, considerando a diferença do grau acadêmico. Logo, pode haver cursos com denominações diferentes classificados no mesmo rótulo.

Manual de Classificação de Cursos de Graduação da CINE – Brasil

Portaria Normativa nº 1.715, de 2 de outubro de 2019 – Dispõe sobre procedimentos para classificação de cursos de graduação