Aluno Concluinte: Tutorial para acesso ao sistema Enade!

No próximo domingo, 26 de novembro de 2017, alunos de diversos cursos da UFPel estarão participando da edição de 2017 da avaliação ENADE.

Além de participar da prova, todos os alunos concluintes devem preencher o questionário do estudante que está disponível no sistema Enade, através do link enade.inep.gov.br

Somente após preencher e enviar o questionário do estudante, o aluno terá acesso ao seu local de prova.

Cabe salientar que, como os cursos são avaliados na sua cidade sede, os cursos do Campus Capão do Leão fazem prova na cidade de Capão do Leão.

Abaixo, segue tutorial e apresentação com as telas do sistema Enade para auxiliar no teu acesso.

SISTEMA ENADE – Passo a passo

Caso ainda não tenhas acessado o sistema, o link é enade.inep.gov.br
Deves utilizar inicialmente a opção “Primeiro acesso estudante”. Vais informar o teu CPF, data de nascimento e e-mail. O sistema te enviará uma senha temporária para acesso ao sistema. Muito cuidado ao informar os dados, pois dados incorretos, especialmente o e-mail, impedem o teu acesso ao sistema.
Não esqueça de clicar na figura correspondente a palavra que o sistema aponta e, após, clicar em “enviar”.
Após, farás o teu login na opção “Autenticação no Enade”. Teu login é o teu CPF e a senha, a temporária que recebeste por e-mail.
Caso o sistema não tenha te enviado a senha temporária ao solicitar o primeiro acesso, clique em “Recuperar senha”, na opção “Autenticação no Enade”, que o sistema enviará novamente a senha para o e-mail utilizado no cadastro.
O sistema automaticamente abrirá na tela para trocares a senha. Deves cumprir todos os requisitos que o sistema pede, ou seja, senha com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Feito isso, deves confirmar os teus dados cadastrais e informar um e-mail e telefone para contato. Esse e-mail deve ser o mesmo usado para acesso ao sistema.
Confirmado o cadastro, abrirá no menu lateral esquerdo a opção “Questionário do estudante”.
Após o preenchimento do questionário, deves clicar no botão “finalizar” no canto inferior direito da tela, após as perguntas.
Feito isso, o sistema abrirá a opção “Local de prova” no menu e poderás conferir o horário e o endereço onde será a tua prova.
Tutorial com telas do sistema Enade: Tutorial Sistema ENADE 2017
Publicado em 23/11/2017, na categoria Notícias.