Início do conteúdo
Responsabilidades dos Estudantes

São obrigações do Estudante no Enade:

Tomar conhecimento sobre as regras do Enade, analisando o edital e suas retificações.

– Certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Exame, verificando nas listas de inscritos e na consulta pública do INEP se está inscrito na avaliação quando enquadrado na situação de ingressante ou concluinte.

– Verificar a sua situação em relação ao Enade de anos anteriores, junto ao colegiado do seu curso.

– Certificar-se de todas as informações e regras constantes deste Edital e das demais orientações que estarão disponíveis na Página do Inep.

– Cumprir rigorosamente os procedimentos de cadastro estabelecidos neste Edital.

-Efetuar o cadastro do estudante concluinte no sistema Enade, após a sua inscrição pela coordenação do curso, e dentro dos prazos do edital que rege a edição do Enade.

Responsabilizar-se pelo preenchimento correto e fidedigno das informações prestadas no Questionário do Estudante, sob pena de ser considerado irregular.

– Manter a guarda da senha, que é indispensável para o acompanhamento do cadastro, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para solicitação de dispensa junto ao Inep.

– A senha de acesso ao sistema de cadastro é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do Estudante.

– Conferir com antecedência, na Página do Estudante, o local de prova para o qual foi designado.

– Comparecer, no dia do Exame, ao local de realização da prova indicado, no horário marcado, de acordo com o horário oficial de Brasília- DF.

–  Iniciar a prova somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Prova e no Cartão-Resposta, observada a autorização do aplicador.

– Antes de iniciar a prova, verificar se o seu Caderno de Prova, contém:
1) seus dados e os do curso;
2) a quantidade de questões indicadas no seu Cartão-Resposta; e
3) qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões.

– Ler e conferir todas as informações registradas no Caderno de Prova, no Cartão-Resposta, inclusive sua área/curso e seu nome, bem como na lista de presença e nos demais documentos do Exame.

– Reportar exclusivamente ao aplicador da sua sala qualquer ocorrência em relação ao seu Caderno de Prova e ao Cartão-Resposta para que sejam tomadas as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

–  Inserir documentos na Página do Estudante, http://enade.inep.gov.br, quando solicitado pelo Inep.

– O Estudante deverá observar e cumprir as determinações deste Edital, do aplicador de sala, das instruções contidas na capa do Caderno de Prova e no Cartão-Resposta durante a realização da prova, sob pena de eliminação do Exame.

– Em caso de não comparecimento à prova e em situações previstas no Edital que rege a edição corrente da prova, o aluno deve informar imediatamente a coordenação do curso e solicitar a sua dispensa, via sistema Enade, nos prazos e critérios atinente a edição da avaliação.