SCS divulga Moção de Apoio

A Secretaria dos Conselhos Superiores divulga a Moção de Apoio em solidariedade ao conselheiro Eraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, conforme segue:

MOÇÃO DE APOIO

O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em reunião realizada no dia 05 de setembro de 2024, deliberou, em solidariedade ao conselheiro Eraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, subscrever a seguinte manifestação, emitida pelo conselheiro Luiz Filipe Damé Schuch, representante da Área de Ciências Agrárias neste Conselho:

“O racismo deve ser tratado sempre no âmbito da opressão, nunca relevados, com a força e a revolta que o ato implica. Tomam maior força e vulto quando nos espaços de poder, não que seja mais ou menos racismo, são projetados na redução do acesso a esses espaços poder. O estímulo à conduta bélica desenfreada, tão bem percebida, sentida e repudiada pelos setores populares deste País, não podem ser relevadas em nenhum momento. O ato recebido pelo Prof. Eraldo é “mais um” de tantos que ocorrem diariamente, se reveste de requintes quando se reproduzem tantos argumentos que repudiamos – acontecem todo o dia…; já sofremos também…; mas foi sem intenção…; ah, mas essa gente… Como podemos estar tão absorvidos por uma disputa de poder, que chegamos ao cúmulo de ponderar, quase tentando defender e transformar a vítima em culpado. Portanto, reflexo de uma sociedade imersa em relações desiguais e racistas, que precisamos lutar para superar. Este e qualquer ato de ódio ou racismo devem ser enfrentados e combatidos. Toda solidariedade a todxs pessoas que vivem a opressão da nossa sociedade, em especial, neste momento, ao Eraldo.”

Publicado em 06/09/2024, na categoria Notícias.