Tecendo cartas

Com imensa alegria compartilhamos essa construção coletiva tão importante e significativa feita por mulheres que como nós (re)existem e enchem de vida o contexto universitário!
       As universidades ainda são uma realidade que, proporcionalmente, poucas mulheres conseguem vivenciar em nosso país – tanto no que se refere a cursar uma graduação, ou pós-graduação, quanto a se tornar professora, pesquisadora ou ocupar cargos diretivos nessas instituições. Além do gênero, somos marcadas por classe, raça, orientação sexual, idade, deficiências e outras intersecções, fazendo com que possibilidades sejam violentamente limitadas, ou mesmo interditadas. Quando conseguimos ingressar no ambiente universitário, nós mulheres nos deparamos com inúmeros desafios que advém de um contexto construído e pensado a partir da lógica cisheteropatriarcal, racista, classista e capacitista, alicerçada na concepção universalizante da ciência moderna. Estar nesse local, seja como estudante ou docente, torna-se um constante exercício de criação e resistência, no qual a escrita – em sua diversidade de formas, estilos e conteúdos – tem um papel fundamental. Esse livro só existe porque 31 mulheres ousaram revisitar seu percurso na universidade, ousaram acessar memórias e costurá-las por meio de palavras tecidas com afeto, dor, coragem e celebração.  É por todas nós, pelas gerações que nos antecederam e pelas que virão: a universidade é nosso lugar, se assim desejarmos!
      Com alegria e esperança, Profa. Camila e Profa. Giovana.
Link para baixar o livro gratuitamente https://www.desalinhopublicacoes.com.br/livros-para-download
Publicado em 06/09/2022, na categoria Sem categoria.