NEPSI e PPG Psicologia FURG realizarão pesquisa financiada pela CAPES

Proposta liderada pelo professor Tiago Neuenfeld Munhoz foi contemplada com bolsas de Pós-Graduação e recursos de custeio da CAPES. O professor Mateus Luz Levandowski e colegas de outras instituições também farão parte do projeto.

A proposta se insere no contexto social de avaliação da população participante de programas de transferência de renda (Bolsa Família / Auxílio Brasil) e Programa Criança Feliz (PCF). Trata-se de um estudo de acompanhamento de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social durante a primeira infância e permite avaliar os efeitos da depressão materna sobre o desenvolvimento infantil e parentalidade antes, durante e após a pandemia de COVID-19. No Brasil, o Marco Legal da Primeira infância (2016) estabelece que as políticas públicas deverão monitorar, coletar dados e avaliar periodicamente os elementos que constituem a oferta dos serviços/programas à criança. Contudo, o monitoramento do desenvolvimento na primeira infância, das práticas parentais e comportamentos violentos, em nível populacional, é desafio no Brasil e em vários países do mundo.

A atual proposta será um estudo longitudinal com crianças/famílias pertencentes ao estudo maior intitulado “Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz (PCF)”. O estudo maior é resultado da parceria entre Ministério da Cidadania, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas e outras seis Universidade Federais brasileiras (UFCE/UFOPA/UFPE/USP/UFABC/UFBA). Além destas, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande é a instituição vinculada ao coordenador da proposta selecionada pelo Edital nº 12/2021 da CAPES (Impactos da Pandemia).

Duas bolsas de mestrado vinculadas ao projeto no PPG Psicologia FURG

processo seletivo de mestrado em Psicologia FURG contará com duas bolsas de mestrado CAPES para elaboração de dissertações vinculadas ao projeto aprovado pela agência. Maiores informações sobre o processo seletivo de bolsistas estão disponíveis em NEPSI-UFPel.

Publicado em 17/05/2022, na categoria Sem categoria.