COMUNICADO E NOTA DE REPÚDIO:

Após o recebimento de uma série de questionamentos de diferentes estudantes do curso de Psicologia da UFPel sobre as divulgações em rede social que aludem ao exercício ilegal profissional da Psicologia por um estudante de graduação de nosso curso, nesta Universidade, comunicamos as seguintes informações. Ocorridas denúncias ao Conselho Regional de Psicologia (CRP-07), este comunicou o fato para Curso de Psicologia da UFPel, que após ciência, imediatamente realizou reunião de colegiado com professores, técnicos e representação discente do curso para discussão e decisão de encaminhamentos sobre o fato. Como primeiro encaminhamento decidiu-se realizar solicitação de orientações institucionais sobre possíveis providências ao ocorrido. Todas essas etapas ocorreram nas últimas três semanas. Neste momento, estamos aguardando essas informações da Universidade para realizarmos as ações devidas. Deste modo, explicitamos que o curso de Psicologia desde que tomou conhecimento sobre o fato não ficou parado diante dele e pelo contrário, tem tentado realizar todos os trâmites necessários para lidar com a questão da melhor forma possível, considerando que este fato não representa o compromisso e responsabilidade ética e profissional que temos com a formação e a prática de nossos alunos no curso.

No dia de ontem (15/10/20) tomamos conhecimento de uma outra informação relacionada a uma nova publicação do aluno em redes sociais que apresentou como conteúdo homofóbico explícito, afirmando a possibilidade da “reversão de homossexualidade”. Neste sentido, repudiamos veementemente este e outros conteúdos desse estudante, destacando a incompatibilidade com os nossos princípios éticos e estéticos como curso de Psicologia, orientados pela ciência, pelos direitos humanos e pelo respeito as minorias, execrando qualquer tipo de discurso e/ou de prática  de ódio misóginos, racistas, capacitistas, LGBTQIA+fóbicos, entre outras, que não respeitem a diversidade humana na sociedade. Somos explicitamente, como é de conhecimento de toda universidade um curso posicionado político e socialmente, e deste modo, formamos e cobramos de todo nosso corpo acadêmico respeito a esses princípios. Não toleramos qualquer tipo de desrespeito/preconceito a qualquer característica humana que seja, relembrando que estas se tratam de crime que precisa ser investigado e julgado por órgãos competentes que extrapolam nossa função como universidade.

Agradecemos a todes pelo movimento em relação a essa causa. Seguimos juntas e juntos enquanto curso de Psicologia em nosso coletivo afetivo de luta pela igualdade social, formando profissionais-cidadãos que primem sempre pela empatia e respeito ao próximo, na construção de uma sociedade mais justa para todes.

Colegiado do Curso de Psicologia da UFPel

Publicado em 16/10/2020, na categoria Sem categoria.