Início do conteúdo

Calendário Remoto 2020/1

Querides alunas e alunos da Psicologia,

Espero carinhosamente encontrá-los bem, em meio a esse turbilhão de situações complicadas que temos vivido!

Ao longo de todo esse tempo, temos realizado uma série de discussões (como colegiado de Psicologia e como sociedade) para tentar lidar com todas as questões que o período tem nos convocado. Muitas informações, regulamentos, decisões e ajustes que precisam ser minunciosamente planejados e executados ao mesmo tempo. Todas as nossas reuniões tem sido um grande apanhado democrático de todas as possibilidades para que prossigamos como Universidade, inclusive considerando a opinião da comunidade discente, levada sempre em consideração pela representação que possuem em colegiado.

Nesse momento pretendemos compartilhar com todes vocês o nosso retorno as atividades, ainda que de modo remoto. O período de preparo para isto tem sido extremamente desgastante para todes nós, mas não temos nos eximido de discutir exaustivamente todas as possíveis ações que considerem o melhor para as necessidades em comum de nosso curso, incluindo principalmente as necessidades de vocês, nossas alunas e alunos, não deixando de lado todas as questões pedagógicas e afetivas envolvidas com muito zelo, cuidado e carinho.

Nesse calendário alternativo ofereceremos as disciplinas teóricas viáveis ao ensino remoto do curso, priorizando estudantes do último semestre. Avaliou-se em diversos âmbitos que todas as disciplinas com cargas horárias práticas ou teórico-práticas não seriam possíveis de oferta, principalmente por questões pedagógicas. Infelizmente não será possível comtemplar de forma total as necessidades do corpo discente, mas tentamos fazer de tudo para que o máximo possível fosse oferecido.

Pedimos a total compreensão e carinho de vocês ao curso, e desse modo a cada um de nós, técnicos e professores, que assim como muitos de vocês estão tendo que se desdobrar para cuidar de nosso trabalho e de nossas famílias em meio a todas as pressões do momento que estão ocorrendo. Muitos de nós estão cansados, sobrecarregados, além de físico e psicologicamente comprometidos com o excesso de informações que devem ser assimiladas, ingeridas, ajustadas e reajustadas para que possamos cumprir nosso papel no processo educacional do país.

Nos colocamos a disposição para continuar o diálogo que sempre temos proposto e realizado enquanto comunidade acadêmica da Psicologia na UFPel, como muita atenção, dedicação e afeto, pelo amor e respeito que temos a nossa profissão e a cada um de vocês nossas alunas e alunos.

Contamos com a colaboração de vocês, e agradeço antecipadamente pela compreensão, paciência e cuidado que vocês têm tido conosco técnicos e professores nesse e em todos os outros momentos da história de nosso curso. Sintam-se todes abraçados.

As principais informações sobre o novo semestre encontram-se AQUI. Pedimos, por gentileza, que leiam atenciosamente.

Muito obrigado!

Colegiado de Psicologia da UFPel

Publicado em 24/09/2020, na categoria Sem categoria.