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Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – Todos os alunos

Tendências em Educação MatemáticaCréditos: 4
Ementa: A constituição da área de Educação Matemática no Brasil. Tendências atuais de pesquisa em Educação Matemática. Modelagem Matemática. Mídias e softwares educativos. Resolução de problemas. História da Matemática. História da Educação Matemática. Etnomatemática. Laboratório de Matemática. Filosofia da Matemática. História oral. Arte, literatura e Matemática.

Laboratório de Produção CientíficaCréditos: 2
Ementa: Conceito do termo pesquisa e suas implicações sociais. Ética em pesquisa com seres humanos em Educação. Plágio e autoplágio. Normatização da pesquisa científica no Brasil. Critérios de qualificação do campo da pesquisa em Educação Matemática. O estado da arte.

Seminário de PesquisaCréditos: 2
Ementa: Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.

Seminário de Orientação 
Ementa: Trata-se da atividade que vincula o aluno ao seu orientador para o desenvolvimento da dissertação. O aluno deve matricular-se nesta atividade enquanto tiver vínculo com o programa.
A atividade tem como finalidade possibilitar, ao longo dos dois anos, a discussão da construção da versão preliminar do texto da dissertação para qualificação e, da versão final, para a defesa. É o momento de construir, avaliar e validar a pesquisa do mestrando.

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Linha 1: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

Currículo e Educação Matemática no BrasilCréditos: 4
Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

Estudos Culturais e Educação MatemáticaCréditos: 4
Ementa: Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história.

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Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática

Tecnologias e Educação Matemática ICréditos: 4
Ementa: Propiciar uma visão crítica, teórica e prática, das potencialidades, limitações e uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Educação Matemática, de modo que os alunos possam investigar e utilizar as tecnologias no ensino e na aprendizagem da Matemática, inclusive na educação a distância, assim como aspectos interdisciplinares

Tecnologias e Educação Matemática IICréditos: 4
Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

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Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática  – Créditos: 4
Ementa: Análise e discussão de produções na área da Educação Matemática em relação ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores, contemplando tendências atuais. O processo investigativo matemático em sala de aula. Dentre as produções a serem analisadas se contemplará: artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses.

Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos IniciaisCréditos: 4
Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática.

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DISCIPLINAS ELETIVAS

Os alunos poderão cursar disciplinas eletivas entre:
– disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa;
– disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação credenciados pela CAPES e
que devem ter o aproveitamento solicitado junto ao Colegiado.