Disciplinas Semestre 2024/2

O PPGEMAT divulga as disciplinas que serão oferecidas no segundo semestre de 2024.

As aulas iniciam na semana de 02 de setembro de 2024.

Em breve, haverá abertura de Edital de Aluno Especial!

• Disciplina Obrigatória

Seminário de Pesquisa

Dia e horário: Quinta-feira, 08h – 9h40.

Local: Campus Anglo – Sala a definir

Ministrantes: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

Carga horária/créditos: 34/02

Ementa: Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.

• Disciplina da Linha 1: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

Currículo e Educação Matemática no Brasil

Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.

Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.

Ministrante: Profª. Drª. Daniela Stevanin Hoffmann

Carga horária/créditos: 68/04

Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

• Disciplina da Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática

Tecnologias e Educação Matemática II

Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40.

Local: Campus Anglo – Sala a definir.

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher

Carga horária/créditos: 68/04

Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

• Disciplina da Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos Iniciais

Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40.

Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).

Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

Carga horária/créditos: 68/04

Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática.

• Disciplina eletiva

Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática

Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.

Local: Campus Anglo – Sala a definir

Ministrantes: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff

Carga horária/créditos: 68/04

Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.

Publicado em 16/08/2024, na categoria Notícias.