Seleção de Estudante Especial 2024/2 PPGEMAT
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto 2024 a 30 de agosto de 2024, pelo e-mail do Programa, no endereço ppgemat.inscricao@gmail.com.
Inscrições homologadas – 04/09/24
Há 10 vagas disponíveis para as disciplinas de:
a) Currículo e Educação Matemática no Brasil – 0100312
Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.
Ministrante: Profª. Drª. Daniela Stevanin Hoffmann Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.
b) Tecnologias de Educação Matemática II – 0100315
Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala a definir.
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
c) Matemática nos Anos Iniciais – D001246
Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).
Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.
d) Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática – 11260053
Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.
Local: Campus Anglo – Sala a definir
Ministrante: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.