Perguntas Frequentes

Como faço para AGENDAR DEFESA OU QUALIFICAÇÃO (de tese, dissertação ou qualificação)?

Você deve preencher o formulário de agendamento de banca e enviar o arquivo para o e-mail ppgeufpel@gmail.com. Isso deve ser feito em até 30 dias antes da data de realização da atividade. Destacamos que documentos com preenchimento incompleto terão seu agendamento indeferido.

Como atesto minha PROFICIÊNCIA?

Você deve entregar o requerimento de solicitação de aproveitamento do(s) idioma(s). O documento deve ser assinado pelo(a) aluno(a) e pelo orientador(a), além de vir anexado com o(s) atestado(s) de proficiência(s). Doutorandos que desejam aproveitar a proficiência do Mestrado devem preencher o requerimento e anexar o histórico que contenha o registro do idioma

** Mestrado: 1 idioma obrigatório; Doutorado: 2 idiomas obrigatórios.

Como solicito APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS?

Você deve preencher o requerimento de aproveitamento de créditos e entregar ao(à) orientador(a) juntamente com o(s) atestado/histórico que comprove a conclusão da(s) disciplina(s). Após, ele(a) fará a entrega da solicitação ao PPGE.

Possibilidades de aproveitamento:

  1. Disciplina(s) cursada(s) como aluno(a) especial no PPGE: basta a entrega do requerimento, sendo dispensado o atestado de conclusão.
  2. Disciplina(s) cursada(s) em outro(s) Programas: você deverá entregar o histórico/atestado(s) e apresentar as ementas das disciplinas ao(à) professor(a).
  3. Mestrado cursado em outro PPG: você deverá entregar o histórico/atestado(s) e apresentar as ementas das disciplinas ao(à) professor(a).
  4. Aproveitamento de créditos por publicações: deverá ser anexada a primeira e a última página do trabalho, além de índice/sumário que contenha o título do trabalho e/ou nome do(a) aluno(a). Cada publicação vale 01 crédito. Converse com o(a) orientador para saber mais sobre os tipos de publicações aceitas.

Obs: Aproveitamento de disciplinas cursadas no PPGE não podem ser cursadas novamente.

O que preciso para comprovar meu ESTÁGIO DE DOCÊNCIA?

Para reconhecimento do estágio, o aluno precisa entregar o RELATÓRIO DE ESTÁGIO assinado por quem fez o acompanhamento (modelo no site do PPGE). A assinatura do orientador em forma de visto também é necessária.  O documento seguirá para reunião.

Como é a entrega da VERSÃO FINAL DA TESE/DISSERTAÇÃO?

A entrega final é composta pelos seguintes documentos:

  1. Versão final do trabalho em formato “.PDF” (apenas versão digital);
  2. Termo de autorização para divulgação do trabalho pela biblioteca (versão digitalizada e original);

O(A) aluno(a) entrega os documentos supramencionados (com exceção da versão original do termo de autorização)  ao(à) orientador(a). Após as conferências, é o(a) seu (sua) professor(a) quem encaminha a versão final do trabalho para a secretaria através do sistema SEI, conforme procedimento interno do PPGE. O aluno deverá entregar pessoalmente a versão original do termo de autorização para divulgação do trabalho pela biblioteca diretamente na secretaria do programa. Na Dissertação e na Tese deve estar contida a ficha catalográfica. Mais informações podem ser obtidas no Manual de Normas.

Como consigo um ATESTADO DE MATRÍCULA?

Esse documento pode ser retirado diretamente do cobalto em: Aluno > Consultas > Matrícula > Imprimir.

Preciso de um ATESTADO ESPECÍFICO, como consigo?

Mande um e-mail para ppgeufpel@gmail.com narrando o pedido específico. Normalmente o atestado é entregue em até 5 dias úteis. Situações de Urgência podem ser solicitadas, aguardando, no entanto, a disponibilidade de avaliação pela Coordenação. Nesse caso, faça o pedido de URGÊNCIA no título da mensagem de e-mail.

Como faço o CANCELAMENTO/TRANCAMENTO DE DISCIPLINA?

Mande e-mail com a solicitação. Você receberá um formulário que deverá ser preenchido e assinado pelo aluno, seu orientador e pelo professor da disciplina. Depois disso, deixe o documento no PPGE. Vale ressaltar que o pedido pode ser feito em até 3 semanas após o início do semestre correspondente.

Quando terá seleção e como faz o INGRESSO nos cursos da pós-graduação?

Basta seguir as orientações constantes no edital de seleção divulgado no item “seleção” no site https://wp.ufpel.edu.br/ppge. Normalmente o edital é lançado entre os meses de agosto e novembro.

Como faço pedido de AUXÍLIO FINANCEIRO para evento?

Mande e-mail para ppgeufpel@gmail.com com os seguintes documentos:

  1. Requerimento assinado e escaneado contendo dados pessoais (nº de matrícula, CPF, Nome Completo, Conta bancária completa), dados do evento (Nome do evento, data de realização, dia de saída de Pelotas e dia de retorno a cidade).
  2. Programação completa do evento.
  3. Carta de aceite ou outro tipo de comprovação de participação no evento.

A comunicação com orientações e eventuais dúvidas seguirá por e-mail.

Como retiro o HISTÓRICO e o DIPLOMA?

Para fazer a retirada dos documentos, é necessário assinar o Livro Protocolo, que conterá o nome do aluno e a informação do nome do documento que está retirando (Histórico escolar Mestrado/Doutorado – Diploma Mestrado/doutorado). O aluno deverá assinar o diploma com caneta específica e após assinatura será necessário realizar cópia frente e verso do documento.

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