2021

Racismo, educação e a construção identitária de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental

CATIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS

 

Professores(as) de Licenciaturas: a condição de sua profissionalidade docente

ALINE QUANDT KLUG

 

Processos de subjetivação a partir da Lei 9.696/98 de regulamentação da profissão de Educação Física: disputa e constituição de profissionalidades

DEBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI

 

DO INSULAR AO PENINSULAR: PROCESSOS EDUCATIVOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO

IGOR RADTKE BEDERODE

 

A POSSIBILIDADE DA ESCOLA DE SURDOS: A DEFESA DA ESCOLA PARA O ENCONTRO COM O MUNDO

VIOLETA PORTO MORAES

 

O campo da Educação Alimentar e Nutricional no espaço escolar e a formação do nutricionista: O que revelam os currículos e a prática pedagógica na universidade?

FERNANDA PONS MADRUGA

 

Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba

CLEBER JOSE SILVEIRA DA COSTA

 

Muitas histórias são importantes – releituras de vida e tensionamentos epistemológicos.

ELIANA PETER BRAZ

 

FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA FILOSÓFICO-LITERÁRIA: uma leitura do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto.

MIRELA TERESINHA BANDEIRA SILVA MORAES

 

FORMAÇÃO HUMANA E MEDIAÇÃO IMPERFEITA: UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EM PAUL RICOEUR

ADRIANE DA SILVA MACHADO MOBBS

 

Reforma do Ensino Médio: a Lei 13.415/2017 como outra racionalidade para a Educação Básica.

PATRICIA DE FARIA FERREIRA

 

Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais constituem-se como potencial formador humano?

BRUNO BLOIS NUNES

 

Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais.

ANA LUIZA PAGANELLI CALDAS

 

A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

KATIA APARECIDA POLUCA PROENCA

 

“É um mal de Amor”: narrativas que forjam uma Educação quimbandeira

RODRIGO LEMOS SOARES

 

Desenvolvimento Profissional Docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD.

MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ

 

GESTÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: INTENSIDADES DEMOCRÁTICAS EM ANÁLISE.

ROBINSON FRANCINO DA COSTA

 

“Una Società senza scuola è come un corpo senz’anima”: As escolas italianas vinculadas às sociedades de mútuo socorro em Pelotas/RS (1872-1938)

RENATA BRIAO DE CASTRO

 

A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004).

LISLAINE SIRSI CANSI

 

CRIADORES E CRIATURAS: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelada pelo imaginário.

CASSIUS ANDRE PRIETTO SOUZA

 

A NOÇÃO DE SUJEITO DE SOCIABILIDADE EM GEORGE HERBERT MEAD: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RELEITURA ÉTNICO-CULTURAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

MARIBEL DA ROSA ANDRADE

 

Desenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa on-line para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitários

CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA

 

As repercussões da performatividade no trabalho docente em escolas públicas municipais de Vilhena-RO.

ANA CLAUDIA VENTURIN DA COSTA

 

Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962 -2017)

LUCAS GONCALVES SOARES