2020

 

Precarização do trabalho docente: a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS

JOAO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA

Conhecimentos e experiências docentes construídos na formação inicial: o que revelam os registros reflexivos de estagiárias dos anos iniciais?

LUIZA KERSTNER SOUTO

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E CIDADANIA: COM A PALAVRA, OS SURDOS

JEAN MICHEL CARRETT FARIAS

Patriarcado, cultura visual e formação docente: reflexões e narrativas de professoras de Artes Visuais

ALESSANDRA GURGEL PONTES

A proposta de ensino do Catecismo Menor nas Escolas Paroquiais do Sínodo de Missouri no Brasil a partir da Revista Igreja Luterana (1940-1954)

CLOVIS RENATO LEITZKE BLANK

O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência

TAISE ROZA GARCIA

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS DAS PROFESSORAS DA ESCOLA BÁSICA

DANIELA LUCENA PEREIRA PENEDO

Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente

ANA PAULA GOULART BONAT

Mulheres no PEPEU: O poder interruptor da Educação Musical Feminista

TAMIE PAGES CAMARGO

A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil

MANUELLA RASCH SARAIVA

Escolas multisseriadas na região arrozeira de São Lourenço do Sul/RS (décadas de 1970-1990)

ANGELITA VARGAS KOLMAR

Olhares sobre a proposta pedagógica de Tempo Integral: vivências e práticas de uma turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão

LETICIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL

Formação de qualidade e aperfeiçoamento na relação do professor com o aluno da Escola Missionária São Paulo em Lobito-Benguela/Angola: diálogos com Jean-Jacques Rousseau

JOSE SALIQUEVA

“Devagarinho, eu vou conseguindo…”: Trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS

ISABELA DOS SANTOS KRONING

Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo

JULIANA DOS SANTOS MARTINS

Comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: possíveis efeitos de uma intervenção mediada por pares

RENATA OLIVEIRA CRESPO

Interculturalidade, Currículo e Constituição de Sujeitos Outros: sobre a presença e permanência de fronteiriços uruguaios nas escolas de Jaguarão/RS

RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA

OQUIMBALAUE. Negra sim! Negra sou! Escrita, teatro, resistência e educação.

THALITA FERREIRA MOREIRA

DOCÊNCIAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

TAINA MELO SILVEIRA

Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança

DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL

Práticas renovadas em educação: da compreensão à expressão musical através do ensino do piano

CLARICE FRANCO DE SOUZA

A interiorização da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: um estudo de caso do Campus de São Lourenço do Sul

LUCIANA DE SOUZA VARGAS

A LEITURA LITERÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DA UFPEL: O QUE DIZEM SUAS ESTAGIÁRIAS?

MICHELE TELLES BAPTISTA

 

As experiências de mulheres para pensar caminhos de uma gastronomia de(s)colonial

JAMILE WAYNE FERREIRA