2018

Teses defendidas em 2018

Globalização, fronteira e educação: o lugar do livro didático – Estudo comparado entre as cidades fronteiriças Chuí-Brasil e Chuy-Uruguay
Odilon Leston Junior

A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica
Katlen Bohm Grando

Educação jurídica no âmbito da transnacionalização das relações humanas: recontextualização curricular do Direito Internacional em cursos de Direito no Brasil
Anelise Maximila Correa

Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS
Tania Tuchtenhagen Clarindo

Redes de Influência em Mato Grosso: o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino
Maria Eloisa da Silva

Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais
Luanda Alvariza Gomes Ney

Processos de uma Experiência de Docência: Ensinando e Aprendendo a ser Professor de Música
Lelia Negrini Diniz

As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional: implantação e processo
Aline Souza da Luz

Da feitura de si: por um gesto artístico na formação
Daniela da Cruz Schneider

Memórias e trajetórias de egressas das escolas normais Assis Brasil e São José em Pelotas/RS, no período do governo de Leonel Brizola (1959-1963)
Maria Cristina dos Santos Louzada

Leopoldo Gotuzzo e a constituição do MALG (1887 – 1986)
Raquel Santos Schwonke

Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação: envolvimento e responsabilidade individual e institucional
Maria Margarete Delaia

As parcerias público-privadas na educação profissional: um estudo sobre o Pronatec no município de Pelotas
Antonio Cardoso de Oliveira

A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960)
Chris de Azevedo Ramil

A Luta pelo Reconhecimento Intersubjetivo em Axel Honneth e as Políticas Sociais de Distribuição de Renda: um estudo do Programa Bolsa Família
Caroline Schroeder Arend

Imagens embriagadas: a cruzada das crianças – Barbárie e reencantamento do mundo
Angelita Soares Ribeiro

A Escola Normal Regional Imaculada Conceição em Pelotas/RS: a atuação da igreja católica e dos poderes públicos (1955-1971)
Magda de Abreu Vicente

Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática
Luciana Martins Teixeira Lindner

Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola
Amanda Pranke

O bilinguismo português/polonês na constituição disposicional e na prática: perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/ RS
Rozele Borges Nunes

Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM
Simone Gonçalves da Silva

Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar
Vanessa Bugs Gonçalves

Consumo de si nas tramas da Pós-Graduação Stricto Sensu: como os discentes produzem-se nesse contexto?
Karini Sefrin Speroni

Dramaturgia da corporeidade: a pedagogia do evento teatral
Vagner de Souza Vargas