Imaginário Educação e Memória – GEPIEM

DADOS DO GRUPO DE PESQUISA
Imaginário Educação e Memória – GEPIEM
Lider – Lúcia Maria Vaz Peres
Segundo-líder – Andrisa Kemel Zanella

Ano de formação 2002, na área da Educação. Desde 2006 o grupo vem primando pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas à Antropologia do Imaginário buscando interfaces com a Biografia Educativa e processos (auto)formadores. Concebemos o Imaginário como uma referência de toda a produção humana através da sua manifestação discursiva e simbólica. O pensamento humano move-se segundo quadros míticos. As bases epistemológicas e metodológicas são: Metodologia de convergências, Conhecimento Indireto, imaginação simbólica (G. Durand); Fenomenologia da imaginação (G. Bachelard), Biografia Educativa, Hermenêutica da prática, Narrativas (auto)biográficas (M. C. Josso e C. Delory-Momberger). Os Livros organizados pelo grupo, são: Imaginário: no entre-saberes do arcaico e do cotidiano (2004); Tecnologias da Educação: Imaginário, Educação e Corporeidade (2006); Essas coisas do imaginário: diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras (2009), e a ser lançado em Março de 2021 Imaginação e Formação: travessias entre osestudos do Imaginário e das (Auto)Biografias. Todos com a participação dos doutorandos e da rede dos pesquisadores. Este último, resultante do último evento internacional, realizado em 2018, cuja organização ficou a cargo das líderes do grupo e a colega Lourdes Maria B. Frison (vide imagem). No interior do grupo temos as seguintes linhas de pesquisa: Arte, Corpo e Imaginário, Imaginário e Educação, Imaginário e design e Narrativas, memória e processos (auto)formadores, com redes de pesquisa com pesquisadores de Pelotas – UFPEL e IFSUL, São Paulo – UNICID, Paraná – UEM e Portugal – UMINHO. Participam estudantes da graduação e pós-graduação . Maiores informações nos LINKS-

http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/grupo/identificacao_grupo.jsf

http://fae.ufpel.edu.br/gepiem/?p=6

https://www.facebook.com/gepiem