Dissertações defendidas em 2005
Cenas do palco invisível: os matriciamentos que tecem a formação dos educadores da cena teatral das escolas pelotenses
Acevesmoreno Flores Piegaz
Relação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos
Adriana Bordini
Os alunos não são mais os mesmos: a escola também… pode não ser! Do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência
Alice Maria Szezepanski Montardo
Narrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se encontram em um salão de beleza de cultura afro
Aline Lemos da Cunha
Pesquisa em sala de aula e a formação do professor-pesquisador: análise de um caso
Ana Lúcia Silveira Teixeira
Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943 – 1995)
Antônio Maurício Medeiros Alves
Pedagogia amordaçada : uma ruptura na rede da vida?
Eliane da Fonseca Fernandes
Divulgação e Utilização do Método Global de Contos no Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas, 1940-1970)
Gilceane Caetano Porto
Design, Imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer
Irapuã Pacheco Martins
Professores e educação ambiental: uma relação produtiva
Mara Rejane Osório Dutra
Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação
Márcia Berenice Pereira André
A Educação durante o governo de Augusto Simões Lopes (1924-1928)
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais
Marisa Rosa Guimarães
Um discurso clandestino sobre sexo na escola
Maristela Schein Kellermann
Educação no cárcere – possibilidades e limites para a inclusão/libertação social do apenado: refletindo com o presídio regional de Pelotas
Nilda Margarete Stanieski
Ensino jurídico: avaliando a aprendizagem a partir de uma experiência de associação teoria/prática
Rita de Araujo Neves
Dissertações defendidas em 2006
Alessandro Carvalho Bica
Ginásio Santa Margarida: Um estudo sobre a gênese e a consolidação de uma Instituição Escolar Anglicana de Ensino na cidade de Pelotas
Ana Maria Feijó Bório Xavier
Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos
Anaerly Buenos Benites
Relações comunicacionais: uma ferramenta de ensino na universidade?
Catia Simone Ribeiro Barcellos
A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel
Claudia Pureza Duarte Boessio
Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – inglês
Debora Medeiros do Amaral
Era uma vez uma casa de abrigo: os significados e as marcas da instituição na vida das crianças
Márcia Rejane Vieira Guimarães
A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas
Martinho Kavaya
Educação, cultura e cultura do ‘amém’: Diálogos do Ondjango com Freire em Ganda/Benguela /Angola
Raquel Moreira Silveira
Imaginários das mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra
Raul Teixeira de Mello Filho
Investigação-ação numa experiência integradora de educação profissional para jovens e adultos em situação recorrente de escolarização
Dissertações defendidas em 2007
Amélia Teresinha Brum da Cunha
Reconhecimento e valorização dos saberes populares numa sala de aula da EJA – Pelotas/RS
Ana da Rosa Bandeira
O imaginário e os meios-caminhos na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores
Ana Luiza Berg Barcellos
O Estado Liberal de Direito e suas influências sobre o caráter educativo dos movimentos sociais: as ações do ANDES-SN frente à reforma da Previdência Social em 2003
Ana Maria Feijó Bório Xavier
Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos
Andréa Vieira Braga
Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar
Adriana Martins Santos
Momentos pedagógicos: aprendendo (n) a prática docente
Carla Simone Batista Rodrigues
A escola pública e Paulo Freire: o encontro (re)velado
Claudete da Silva Lima Martins
Navegando no universo da Educação a Distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra as alunas do Curso de Formação Docente em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
Cristiane dos Santos Azevedo
Escrita criativa em sala de aula do EJA: efeitos sobre a produção textual dos alunos
Daltro Lucena Ulguim
Filosofia educacional contemporânea do policial civil do estado do Rio Grande do Sul: crítica da disciplina e dos aspectos ideológico
Daniel Espírito Santo Garcia
Metodologia de projetos: vivências, resoluções de problemas e colaboração na experiência educativa
Eliana Weber Rodrigues
Mapeando a relação dialógica entre a comunidade e a escola: o caso do loteamento Dunas
Helena de Araújo Neves
A alma do negócio: aspectos da educação em Pelotas na propaganda institucional (1875-1910)
José Roberto de Oliveira Feijó
Educação e constituição simbólica do sujeito (escolas alternativas e a subversão do sujeito)
Jussanete da Costa Vargas
Mãos regendo sons, formando vidas: o exercício da educação musical do professor e maestro Norberto Nogueira Soares em Pelotas (1940 – 1970)
Leomar da Costa Eslabão
A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS
Ligia Beskow de Freitas
Sobre a fossilização e o papel da atenção no processo de aquisição de inglês como língua estrangeira (um estudo de caso)
Lisiane Sias Manke
Docência leiga história de vida de professoras primárias (Pelotas, 1960 – 1970)
Luis Humberto Ferrari Loureiro
A prática de professores no ensino médio em sala de aula
Magda Raquel Glienke Benati
Trajetórias escolares de alunos da zona rural: o caso da turma de 1ª Série de 1982 da Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer
Márcia Rejane Vieira Guimarães
Educação Física no currículo das séries iniciais: um espaço de disputas e conquistas
Marco Antônio Adamoli
Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia
Mare Zoé Machado Spat
Trabalho docente: a construção dos saberes profissionais de docentes da Rede Pública Estadual de Dom Pedrito – RS
Maria Angela Peter da Fonseca
Estratégias para a preservação do germanismo (Deutschtum): gênese e trajetória de um collegio teuto-brasileiro urbano em Pelotas (1898-1942)
Maria Raquel Rodrigues Vieira
Minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição Movimento Hip-Hop e a fabricação de identidades
Maristani Polidori Zamperetti
O Eu e o Outro na sala de aula: ocultando e revelando máscaras
Maristel Carrilho da Rocha
Uma prática educacional que nasce na fábrica produz uma conscientização e um adestramento a partir de Paulo Freire
Marita Zorzolli Nebel
Mãos que falam da construção de identidades surdas na escola ouvinte
Michelle Reinaldo Protásio
Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica
Nicola Caringi Lima
Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop: a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas
Nilda Margarete Stanieski Pellizzer
Educação no cárcere: possibilidades e limites para a inclusão/libertação social do apenado: refletindo com o presídio regional de pelotas
Patrícia Daniela Maciel
O ensino privado feminino em Pelotas no século XIX através dos anuncios dos jornais pelotenses (1875-1890)
Patrícia Weiduschadt
O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar
Paula Trindade da Silva Selbach
Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do curso de enfermagem
Paulo Roberto Quintana Rodrigues
A licenciatura de geografia como suporte para a emancipação dos professores: alunos no projeto de licenciatura: Jaguarão e região
Pedro Moacyr Pérez da Silveira
Subjetividade jurídica: pedagogia da adaptação e arte do encobrimento em uma racionalidade onde a dúvida é malefício
Renata de Oliveira Garcez
O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários
Rita de Araújo Neves
Ensino jurídico: avaliando a aprendizagem a partir de uma experiência de associação teoria/prática
Robledo Lima Gil
Formação inicial de professores de ciências biológicas: análise de uma hipótese curricular
Silvana Teixeira Tillmann
Literatura e cinema em sala de aula de língua portuguesa: efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos
Solania Beatriz Timm
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Meskó: possiblidades interativas de enraizamento social em uma escola rural do Iguatemi – Canguçu – RS
Vera Luci Alves Savedra
Difusão da perspectiva Construtivista na FaE-UFPel (décadas de 80 – 90)
Viviane Chequini Manzello
Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
Dissertações defendidas em 2008
Adriana Duarte Leon
A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940)
Adriane Pires Rodrigues
As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância
Aline Ferraz da Silva
Pelo sentido da vista: um olhar gay na escola
Aline Krause Lemke
Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias
Aline Nunes da Cunha
Futebol, memória e identidade operária: uma análise sobre a prática futebolística em Pelotas nas décadas de 1930 a 1960
Ana Clara Correa Henning
Conexões entre cultura popular e cultura acadêmica: recontextualização curricular na prática de pesquisa jurídica do curso de direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul em Pelotas
Ana Cristina dos Santos Amaro da Silveira
Uma face da industrialização pelotense na década de 1970: a gênese da Agência de Treinamento Eraldo Giacobbe, SENAI/Pelotas
Barbara Regina Gonçalves Vaz
Reestruturação produtiva, formação e identidade: o projeto escola de fábrica e a construção identitária de jovens trabalhadores
Belkis Souza Bandeira
Formação cultural, semiformação e indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação
Carmen de Barros Riegel
Jogo e educação infantil: Contribuições da hermenêutica filosófica de Gadamer
Carolina Reis Monteiro
A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas
Catia Simone Becker Vighi
Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado
Clarice Rego Magalhaes
A Escola de Belas Artes de Pelotas: da Fundação à Federalização (1949-1972) uma contribuição para a história da educação em Pelotas
Daniele de Paula Formozo
Currículo e educação de surdos
Diony Maria Oliveira Soares
Espelho, espelho meu, eu sou bela?: estudando sobre jovens mulheres negras, discurso estético, mídia e identidade
Fabricio Tavares Santos Silva
Escrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formação
Helenara Plaszewski Facin
Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999)
Igor Moraes Simoes
Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero
Janaina Soares Martins Lapuente
Método da Abelhinha? em Pelotas : contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007)
Luis Artur Borges Pereira
Aspectos das diversas manifestações do projeto cívico-pedagógico de João Simões Lopes Neto
Luiz Kawall De Vasconcellos
Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional
Manoel José Porto Junior
A exclusão escolar nos cursos técnicos do CEFET-RS (1980 –- 2006)
Marcia Hernandez Dias Koller
Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso
Maria da Graca Souza
Desafios no processo de constituição da Escola Oziel Alves Pereira – Canguçu – RS: amarrando as pontas entre conhecimento e produção
Maria Laura Brenner De Moraes
Ser estudante sendo docente: por que os docentes se qualificam?
Marilda Edna Vellar Auge
O Jornal Escolar: escrita e pensamento
Paula Regina Gomes Xavier
Formação inicial de professores de Matemática: como se (des)articulam as disciplinas de formação pedagógica e as de formação específica?
Paulo Eduardo Grischke
O impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS
Rafael Fonseca de Castro
Aprendizagem e trabalho colaborativo na educação a distância
Sibelie Souto Valente
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
Vania Grim Thies
Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores
Vera Lúcia Gainssa Balinhas
Currículo e cultura de consumo: como estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Vivian Anghinoni Cardoso Corrêa
“Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio”: a seção infantil Erico Verissimo (1945-1958)
Zuleyka Da Silva Duarte
Práticas emancipatórias na escola pública
Dissertações defendidas em 2009
Ana Paula Alba Wildt
A reinvenção de uma professora de Língua Inglesa: lugares-memórias como reservatórios do imaginário
Andrea Ualt Fonseca
Ensino de leitura: o que diz um grupo de professores de espanhol da rede pública de Pelotas
Carla Maria Simões Sica
Ensinar física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica
Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras
Claudia Battestin
Educação e crise ambiental: o princípio responsabilidade como imperativo ético
Elbio Gerardo Silveira Ramos
La disciplina “Crítica de los saberes” como espacio filosófico: una fundamentación a partir de Theodor Adorno
Fabiane Lopes Teixeira
No meio do caminho: entre o discurso adolescente e a norma
Giovanna Pinto Gularte
Discurso religioso e discurso escolar produzindo disciplina na escola: diálogos com saberes e práticas de professores
Itamaragiba Chaves Xavier
A instrução pública na república rio-grandense (1836-1845)
Kelin Valeirão
Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje
Maria Cristina Madeira
O letramento como rede: uma experiência na educação infantil
Nailê Pinto Iunes
Gestão democrática da educação na Rede Pública Municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa
Raquel Andrade Ferreira
Dilaceração uma poética do aprender em arte
Reinaldo Luiz Xavier Tillmann
Trabalho e educação: os coletivos pedagógicos de Makarenko
Roseli Calvetti Souza
Direitos humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai
Rubya Mara Munhóz de Andrade
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
Valesca Brasil Costa
A presença feminina na Faculdade de Direito de Pelotas-RS
Vander Jarabiza
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
Vanessa Caldeira Leite
Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo
Véra Lucia Costa da Silveira
O entorno da escola rural Astrogildo Pereira da Costa como constitutivo da construção curricular da escola
Viviani Rios Kwecko
Educação e comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio
Dissertações defendidas em 2010
Andressa Aita Ivo
Ensino profissional e educação básica: estudo de caso da implantação de um curso técnico na modalidade de jovens e adultos (PROEJA)
Arlete Amaral Corrêa
Estudo sobre os usos de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série
Bruno Carvalho Vieira
Experiência Ficcional Virtual: uma manha para jogar e ensinar história
Candida Maria de Sousa Custódio
O papel da escola com a formação inicial do professor no momento de estágio: limites, desafios e perspectivas
Carlos Alberto Barz
Projeto político pedagógico em ação: discutindo a emancipação de base freiriana – a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense
Claudemir Pereira Madeira
Da Multisseriação a Nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS Décadas de 1980 a 1990
Claudia Susana Dias Crespi de Campos
A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar
Daiani de Jesus Garcia
A influência da oralidade na escrita das séries iniciais: uma análise a partir de erros ortográficos
Danieli de Godoy da Silva
A linguagem da internet na escrita escolar de alunos adolescentes – um estudo de caso
Darlene Rosa da Silva
Aspectos socioeconômicos e de (não)escolaridade dos moradores do paredão e da Costa Bica (Piratini, RS)
Diana Lusa
Anos iniciais da escolarização e relações de gênero: representações de docentes sobre gênero
Dirlei de Azambuja Pereira
A escola pública hoje: desafios e possibilidades de uma discussão/reflexão ancorada nas perspectivas teórico-metodológicas de Karl Marx e Paulo Freire e na experiência profissional de um educador
Dirnei Bonow
A exclusão escolar no proeja do IF-sul-rio-grandense: representações de estudantes evadidos
Jorge da Cunha Dutra
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
Lia Cristiane Lima Hallwass
Relações entre interesses, interação social e aprendizagem na Educação a Distância: estudo de caso no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas
Magda de Abreu Vicente
O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativas
Márcia Knabah Neumann
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do imaginário
Maxinilian da Rocha Gomes
Formação inicial de professores: um estudo de caso das práticas de ensino de egressos do curso normal
Michele Schuster Borba
Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas?
Nelda Alonso dos Santos
Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes: investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial
Percila Silveira de Almeida
Representação e objetivação da formação de professores na escola de ensino médio Silva Gama no município do Rio Grande
Roberta Pinto Issaurriaga
A formação profissional e o currículo em redes de interesse: a reforma curricular das licenciaturas – em análise o curso de Educação Física da UFPEL
Roselusia Teresa Pereira de Morais
Representações da docência em romances de Érico Veríssimo: a personagem Clarissa
Sandra Corrêa Vieira
O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais
Taiçara Farias Canêz Duarte
A relação morfologia-ortografia: um estudo sobre as representações de alunos do ensino fundamental
Dissertações defendidas em 2011
Ana Carolina Nogueira Oliveira
Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação a matemática: as implicações da/na formação
Nadiane Ferldkercher
O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de Matemática da UFPel
Dissertações defendidas em 2012
Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional
Aliana Anghinoni Cardoso
Inclusões nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante
Thiago Medeiros Goncalves Pinto
As mudanças curriculares no Curso Técnico em Agropecuária do CAVG produzidas pelas reformas de 1997 e 2004 e suas implicações na disciplina e no ensino de Física
Cristiano Da Silva Buss
A escola Normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970)
Patricia Silveira Zaneti
As tessituras entre O Apanhador no Campo de Centeio e as intimações do imaginário para a (auto)formação humana
Eliana Rita Mariotto Colpo
As tecnologias em uma escola pública rural: um desafio pedagógico
Daniela Pedra Mattos
Prática reflexiva realizada no ensino superior: estratégias de aprendizagem propulsoras para a formação de alunos autorregulados
Veronica Rodriguez Fernandes
Desafios do processo de autoria em EAD aos professores do projeto TICs/IFSul
Mauro Hallal Dos Anjos
Os processos de permanência dos estudantes do PROEJA do IFSul Campus Pelotas
Beatriz Helena Siqueira Katrein
Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED
Alvaro Veiga Junior
A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau
Patricia Tarouco Manetti
Educação, disciplina e liberdade: compreensão da disciplina como modo de ser do homem no mundo e como possibilidade de viver em liberdade
Joao Henrique Bordin
Estágio curricular supervisionado em educação física: significado para a formação docente dos egressos da FURG
Luciana Pereira Cardozo
Dissertações defendidas em 2013
Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG
Antonio Cardoso Oliveira
Profissão docente: a produção do discurso da possibilidade de valorização do professor por ele mesmo
Arthur Da Silva Katrein
Processos de subjetivação de um professor universitário interpelado pelas marcas identitárias de raça, classe e sexualidade
Eliana Peter Braz
A dialogicidade no cotidiano da Escola Estadual de Ensino Médio João Simões Lopes Neto
Michele Silveira Azevedo
Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 – 2010)
Gisele Ramos Lima
Educação e crítica da modernidade: um encontro entre Rousseau e Horkheimer
Mirela Teresinha Bandeira Silva Moraes
O imaginário como mística do ensino em Sociologia: sobre a “atenção imaginante” nas narrativas visuais de Bagé
Lisandro Lucas De Lima Moura
Construção da coletividade no processo educativo: turma Especial de Medicina Veterinária PRONERA/UFPel
Valdirene Soares Machado
NÃO ESTÃO NA ESCOLA? Um estudo sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais na Rede Municipal de Pelotas
Rogeria Aparecida Garcia
Influências fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano/português brasileiro)
Marceli Tessmer Blank
Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical
Marion Rodrigues Dariz
A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 – Rio Grande do Sul)
Chris De Azevedo Ramil
Verter a educação em arte: potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais
Daniela Da Cruz Schneider
A recontextualização das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas e a reforma da Educação Profissional
Roberta De Carvalho Nobre Palau
Narrativas de educação e resistência : a prática popular griô
Cristiano Guedes Pinheiro
Escola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961)
Vanessa Barrozo Teixeira Aquino
Quefazeres necessários à docência : imperativos à formação permanente
Rogeria Novo Da Silva
As propostas educacionais da administração de Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias): um estudo da instrução Rio-grandense do século XIX (1842-1871)
Hardalla Santos Do Valle
A leitura sob a perspectiva filosófica transcendendo a semiformação do leitor contemporâneo : de Paulo Freire a Theodor Adorno
Priscila Monteiro Chaves
Dissertações defendidas em 2014
A categoria capital social em Putnam: delineando indicadores para a responsabilidade social institucional à Unipampa
Valeria Fontoura Nunes
O uso de cartilhas no processo de alfabetização: um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000)
Cicera Marcelina Vieira
Seu Paulo – a escrita no barro: um Outro Sujeito, um Sujeito Outro, uma Pedagogia Outra, uma Outra Pedagogia
Cleber Jose Silveira da Costa
A Pedagogia Social em Pestalozzi: teoria e prática pedagógicas
Mara Lucia Teixeira Brum
Gestão Escolar Democrática e Participação dos sujeitos: Uma análise a partir dos Fundamentos Filosóficos de John Dewey
Elizane Pegoraro Bertineti
Os (des)encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 – 1928) e a Educação libertadora proposta na conferência episcopal de Medellin (1968)
Livia Malta Pontes Rodrigues
Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania
Julio Cesar Madeira
Colorindo invisibilidades: um estudo de caso acerca de práticas de resistência negra na escola
Josiane Beloni de Paula
A Disciplina de educação física na Escola Técnica Federal de Pelotas: Práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996)
Rony Centeno Soares Junior
O Plano de Desenvolvimento da Escola como Política Educacional para a melhoria da qualidade de Ensino: um estudo em duas unidades escolares do Município de Jataí-GO
Zenilda Maria De Sousa Paniago
Estratégias de compreensão leitora ancoradas no construto da Aprendizagem Autorregulada: uma intervenção pedagógica
Daiana Correa Vieira
A relação entre as abordagens à aprendizagem e a autorregulação da aprendizagem de alunos do ensino médio regular diurno no município de Camaquã – RS
Jose Silvano Martins Gross
O ditongo nasal em dados de escrita inicial
Natalia Lectzow de Oliveira
Design educacional e inteligências múltiplas: construindo um instrumento norteador para o estímulo ao uso das inteligências em EaD online
Marcus Freitas Neves
Um estudo sobre os erros motivados pela fonologia na escrita inicial de crianças bilíngues (português-espanhol)
Rosiani Teresinha Soares Machado
Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em educação física
Taiane Oliveira de Arruda da Rosa
O papel desempenhado pela livraria Universal na cidade de Pelotas no período de 1887 a 1934
Gigliane Segovia da Cunha
A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica
Marcelo Pinheiro Cigales
Supervisão pedagógica: prática e formação continuada
Clarice Francisco Brauner
Gênero e educação infantil: o trabalho de educação e cuidado de um auxiliar do sexo masculino e seus desdobramentos no cotidiano de uma escola infantil
Lilian Borges Dos Santos
O brincar do ponto de vista das crianças: uma análise das dissertações e teses do portal CAPES (2007 a 2012)
Clara Medeiros Veiga Ramires Monteiro
A produção da educação física pela unidocência: narrativas de professoras
Mauricio Cravo dos Reis
Gênero e sindicalismo docente: uma análise da produção acadêmica na pós-graduação
Marcia Cristiane Volz Klumb Coronel
Autogestão com ênfase no processo educativo: Associação Recicladora Vitória e Intecoop – FURG Rio Grande/RS
Vanessa Gonçalves Dias
O programa “Mais Educação” e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação onilateral
Magda Gisela Cruz dos Santos
Imaginário, memória e histórias de vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de Órfãs Felisbina Leivas
Priscila de Souza de Aguiar
Marx e Freire: a exploração e a opressão nos processos de formação humana
Paulo Eduardo Dias Taddei
Prática Pedagógica e Participação das crianças na escola
Jeruza Da Rosa da Rocha
Etnomatemática e Educação Popular: um diálogo cultural
Rossana Daniela Cordeiro Leiria
O professor biólogo: sentidos privilegiados para a formação do licenciado em ciências biológicas da UFPel
Thaiana Neuenfeld Philipsen
Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas
Rodrigo Inacio de Castro
O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional
Jeane dos Santos Caldeira
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra
Joice do Prado Alves
“Não é de verdade, é só um desenho”: de que nos falam os desenhos infantis?
Francine Borges Bordin
A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: Implicações no Currículo e no Trabalho Docente da Educação de Jovens e Adultos
Simone Goncalves da Silva
Vivemos um ser desconjuntado: a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicos
Violeta Porto Moraes
Dissertações defendidas em 2015
O Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas – IHGPEL: um estudo sobre origem, constituição e administração de um lugar de memória
Cheli Nunes Meira
Uma missão educativa metodista: O Instituto Porto Alegre – Departamento de Jaguarão 1942-1952
Anna Beatriz Ereias Ensslin
Colégio Elementar Félix da Cunha (1913-1934): aspectos da cultura escolar
Carmen Beatriz Pereira Leal
Educação e Moralidade: autoridade e sedução na obra Emílio ou da Educação
Clea Lucia Gonçalves da Silva
A Educação Popular na escola pública: das situações-limite ao inédito viável
Ana Paula Grellert
O tutor no curso de licenciatura em educação no campo UAB/UFPEL
Liana Barcelos Porto
Intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem com foco em produção de textos no ciclo de alfabetização
Glediane Saldanha Goetzke da Rosa
Hip Hop pelotense: saberes educativos desafiando a opressão
Carlos Alberto Jardim Cogoy
Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: prática pedagógica no ciclo de alfabetização
Igor Daniel Martins Pereira
Homens na educação infantil: o que pensam as diretoras sobre isso?
Karine Jacques Hentges
Oficinas de Memória Culinária: práticas educativas – entre ler, cozinhar e escrever
Junelise Pequeno Martino
Efeitos do PAR na configuração da gestão do sistema educacional de um município da região da campanha do RS: análise dos modos de regulação
Aisllan Augusto De Souza
Ciência, tecnologia e sociedade na contemporaneidade: implicações educacionais tramadas ao pós-estruturalismo
Samuel Molina Schnorr
Representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil
Francieli Daiane Borges
Políticas públicas de educação infantil no/do campo no brasil: 1988 a 2014
Dynara Martinez Silveira
Educação do Campo e o Letramento dos Professores: Na busca por uma educação como prática da liberdade – estudo de caso na Rede de Ensino Municipal de Pelotas
Andrea Wahlbrink Padilha Da Silva
Biografemário de um aprender: “escrileituras em meio à vida”
Josimara Wikboldt Schwantz
Caciques de umbanda em pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias
Helcio Fernandes Barbosa Junior
“Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo”: o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil
Carolina Machado Castelli
O projeto de formação de professores do curso de dança-licenciatura da UFPel: uma trajetória em movimento
Monica Correa de Borba