Início do conteúdo
2017

Dissertações defendidas em 2017

Modos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul
Sandra Maria Orben

Políticas curriculares no ensino médio e suas implicações no trabalho dos professores: o caso da Escola Estadual Bom Conselho, Silveira Martins – RS
Carmen Damaris da Silva

Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL
Lucaires Czermainski Gonçalves

A constituição da educação bilíngue em uma prática na bidocência e o desenvolvimento profissional docente
Rubia Denise Islabão Aires

Práticas de disciplinamento e escolarização: registros fotográficos no contexto surdo
Nathielle Francos da Silva

Docência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas
Maria Veronica Roldan Pinto

“Uma dica pra ti… quando a sora fizer brincadeiras tu não vai só brincar… tu vai aprender brincando…” Um estudo sobre o lúdico em roteiros de leitura a partir da prática pedagógica com crianças e professora
Silvia Nilceia Gonçalves

O “artesanato de si” de mulheres assentadas do mst: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular
Eliane Godinho

Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960)
Bruna de Farias Xavier

“QUEM NÃO PODE COM A FORMIGA NÃO ATIÇA O FORMIGUEIRO”: a auto-organização das mulheres e a Educação Popular na construção da Pedagogia Feminista no curso Desafio Pré-Vestibular/RS
Daniele Rehling Lopes

Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
Calleb Rangel de Oliveira

O Período Preparatório da Alfabetização em Cadernos Escolares de Alunos
Larissa Lima Nascimento Costa

A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito
Alexandre da Silva Borges

O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio
Valdirene Hessler Bredow

Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica
Katia Aparecida Poluca Proença

A Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas/ RS (1928 – 1950): grupo local e etnia
Renata Briao de Castro