2017

Teses defendidas em 2017

A constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014)
Tatiane Vedoin Viero

A Comunicação Pedagógica nos Cursos do PROEJA do IFSUL – Campus Pelotas: a produção dos processos de aprendizagem de estudantes jovens e adultos trabalhadores da construção civil
Beatriz Helena Siqueira Katrein

A Formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: Intencionalidade, necessidade, ou desinteresse
Carolina Mendonça Fernandes de Barros

A instrução da mocidade rio-grandina: o ensino secundário na cidade do Rio Grande/RS (1850-1889)
Vanessa Barroso Teixeira Aquino

Contribuições da Educação Física para a formação humana omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana
Zuleyka da Silva Duarte

Deutsche Schulen urbanas no Pampa ou o Pampa dentro de Deutsche Schulen? Cultura Escolar Conforme: Collegio Allemão de Pelotas e Collegio Rio Grandense do Rio Grande (1912-1936)
Maria Angela Peter da Fonseca

Escola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais
Christiano Guedes Pinheiro

Hannah Arendt e a crise da Modernidade: senso comum e educação
Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior

O que o currículo de Letras LIBRAS ensina sobre a literatura surda
Fabiano Souto Rosa

Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel
Gerson Rios Leme

A interdisciplinaridade em Freire como Práxis de leitura de mundo: uma proposta de educação concebida como formação humana
Sheila de Fátima Mangoli Rocha

Apagão docente e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento
Gabriel dos Santos Kehler

Narrativas quilombolas: outras histórias e pedagogias
Leandro Haerter

Concepções, Tempos e Espaços do Brincar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental
Luiz Cesar Teixeira dos Santos

Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância
Maria Cristina Madeira

Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução
Maria da Graça Souza

A emancipação na política curricular do ensino fundamental de Mato Grosso
Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira

A influência do inspetor-geral no processo de consolidação da instrução pública na província de Matto-Grosso (1834-1880): organização e difusão do ensino
Luiza Fagundes Dias

Educação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte
Krischna Silveira Duarte

O ensino de ofícios na cidade do Rio Grande (1889-1930): uma análise sobre a infância desvalida
Hardalla Santos do Valle

O ensino médio politécnico na região de Rio Grande-RS (2012-2016): análise desde os pressupostos marxianos e histórico-práticos da Politecnia
Leonardo Dorneles Gonçalves

O exercício do filosofar como caminho para a formação humana: uma hermenêutica da obra de Jean-Jacques Rousseau para pensar o Ensino de Filosofia
Leticia Maria Passos Correa

Missão de estudos ao Uruguai: mudanças no sistema de ensino no Rio Grande do Sul (1913-1927)
Caroline Braga Michel

Cuidado e Educação: Compreensões construídas em contexto de estágio supervisionado em Educação Infantil
Roseli de Fatima Rech Pilonetto

Sobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa
Priscila Monteiro Chaves

Autorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação
Luciana Toaldo Gentilini Avila