Início do conteúdo
2018

Dissertações defendidas em 2018

Oficina de diversidade: problematizando as relações de gênero na escola
Patricia Luiza Gonçalves Trindade

Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores
Paulo Ailton Ferreira da Rosa Junior

O processo de formação humana no pensamento de antonio gramsci: política, cultura e trabalho
Evandro Santos Duarte

O conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau
Ana Lucia Koga

A tutoria na Educação a Distância: olhares sobre o tutor presencial de um curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância
Juliana Lubke Castro

Reflexões sobre os registros de uma experiência com detentos: epifanias do vivido
Seila Marisa Da Cunha Islabão

Base Nacional Comum Curricular: uma análise crítica do texto da política
Vanessa Silva da Silva

Memórias das práticas escolares de Educação Física no curso de Magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970)
Tania Nair Alvares Teixeira

Cartografias do limiar: processos de formação de um arquiteto e urbanista errante
Gustavo de Oliveira Nunes

Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista ( TEA): uma intervenção no contexto escolar
Mariana Campos Pinho

Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem
Andreia Texeira Leão

Licenciatura em Letras Línguas Adicionais Inglês e Espanhol: recontextualização das políticas curriculares de formação de professores
Daniela Oliveira Lopes

Tramando sonhos: infâncias e representações
Tatiani Muller Kohls

Leitura deleite e formação docente: o saber pelo prazer
Ellem Rudijane Moraes de Borba

Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aula
Gabriel Souza Germann da Silva

Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade
Juliana Mendes Oliveira

Marcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na constituição da artistaprofessora que sou: reflexões à formação
Francine Furtado Vieira Mohammed

As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica
Thomaz Klug Brum

Identidade e formação de docentes universitários: reflexões acerca das visões de professores bacharéis
Michel Hallal Marques

Histórias de vida de mulheres idosas:um novo espaço de aprendizagem
Vanise Regina Bitencourt Valiente

As relações de gênero nas experiências das professoras de Língua Portuguesa
Ani Camila Barcellos Pereira

Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente
Daiane Secco

Educação inclusiva: as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação
Thaiany Davila Rosa

O estágio curricular supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em educação física
Lucas de Freitas da Silva

Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes
Daiane Leal Da Conceição

É pela arte toda, pela história de vida: As representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro
Felipe da Silva Martins