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2009-2015

Teses Defendidas em 2009

 Docência em artes visuais: continuidades e descontinuidades na (re) construção da trajetória profissional
Carmen Lúcia Abadie Biasoli

Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica
Deonir Luis Kurek

Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela
Martinho Kavaya

A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
Ursula Rosa da Silva

Teses defendidas em 2010

As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu
Ana Paula Nobre da Cunha

História da educação no Rio Grande do Sul, maçonaria e igreja anglicana: algumas imbricações, contradições e paradoxos (1901/1970)
Berenice Lagos Guedes de Bem

Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais
Cristina Pureza Duarte Boéssio

O ensino da língua espanhola na educação especial: formação docente e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
Fabiana Lasta Beck

Formação de Professores na Universidade Aberta do Brasil: discursos que governam
Mara Rejane Vieira Osório

Passeios esquizos: cinema, filosofia, educação
Rosana Aparecida Fernandes

Teses defendidas em 2012

A seara das práticas pedagógicas inclusivas com tecnologias: com a palavra as professoras das salas de recursos multifuncionais
Claudete da Silva Lima Martins

Entre licenciatura e bacharelado em educação física: reformas no ensino superior e a constituição de identidades dos profissionais de educação física da ESEF/UFPel
Leila Cristiane Pinto Finoqueto

Um estudo sobre o estatuto fonológico dos ditongos variáveis [ aj ] e [ ej ] do PB a partir de dados orais e ortográficos produzidos por crianças de séries iniciais.
Marco Antonio Adamoli

“A educação das meninas em pelotas”: a cultura escolar produzida no internato confessional católico do Colégio São José (1910-1967)
Rita De Cassia Grecco dos Santos

Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910 1930): imagens e imprensa
Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Ensinar a ensinar… Aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade
Renato Siqueira Rochefort

O currículo como produtor de identidade e de diferença: efeitos na fronteira Brasil-Uruguay
Regina Celia do Couto

História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural
Lisiane Sias Manke

Da escrita acadêmica à biografia educativa da professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os Estudos do Imaginário
Irapuã Pacheco Martins

Teses defendidas em 2013

A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos estrada iluminada e nossa terra nossa gente
Antônio Mauricio Medeiros Alves

A reforma do estado e as políticas públicas para a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil: da Escola Técnica Federal de Pelotas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sul-rio-grandense (1990-2013)
Edelbert Lorsch

Da escola na zona urbana para a escola do/no campo : os professores em foco
Catia Simone Becker Vighi

Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais
Helena Beatriz Mascarenhas De Souza

A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das ideias de L.S Vygotski
Clarice Vaz Peres Alves

Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense
Jair Jonko Araujo

O paradigma da colaboração nas políticas públicas para a educação profissional e suas implicações sobre o trabalho docente
Paulo Eduardo Grischke

Os saberes docentes na tutoria em Educação a Distância
Thais Philipsen Grutzmann

Experiência e conceito : possibilidades formativas da dialética negativa de Theodor W. Adorno
Belkis Souza Bandeira

Condições de trabalho docente no contexto confessional comunitário mercantilizado: um estudo de caso
Maria Laura Brenner De Moraes

Docentes de música na educação básica: um estudo sobre identidades profissionais
REGIANA BLANK WILLE

Discursos sobre pedagogias surdas
Daniele De Paula Formozo

Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski
Bento Selau Da Silva Junior

Quando o extravio é crise : emergência e invisibilidade de um novo sujeito na educação jurídica
Pedro Moacyr Perez Da Silveira

Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel
Flavia Garcia Guidotti

Políticas educacionais e políticas de responsabilização: efeitos sobre o trabalho docente, currículo e gestão
Andressa Aita Ivo

Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória
Andrisa Kemel Zanella

Jovens e a produção de subjetividades: vidas na festa, vidas na escola
Vera Lucia Gainssa Balinhas

O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores
Vania Grim Thies

A Escola de Belas Artes de Pelotas (1949-1973) : trajetória institucional e papel na história da arte
Clarice Rego Magalhaes

O valor simbólico da leitura: cartas (auto)biográficas de leitores professores
Flavia Griep Mancini

Tornando-se Professor Universitário: os primeiros passos na docência
Neridiana Fabia Stivanin

Paulo Freire – compositor de muitos destinos… tambor de todos os hinos? um estudo de múltiplos casos de ONGs brasileiras atuantes na educação que se reivindicam freireanas…
Michelle Rodrigues Nobrega

Do mal-estar à readaptação: o que causa o adoecimento e o afastamento da função docente
Rita Melania Webler Brand

Teses defendidas em 2014

Recontextualização do currículo do Curso de Enfermagem da UFPel: do texto à prática
Afra Suelene de Souza

Modos de ler o impresso: múltiplas escritas de leitores de Erico Verissimo capturadas na internet
Roselusia Teresa de Morais Oliveira

Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te
Denise Aquino Alves Martins

A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas
Naile Pinto Iunes

João Simões Lopes Neto, o pensador social e a educação: breve estudo sobre a conferência educação cívica
Luis Artur Borges Pereira

A constituição do eu-docente na formação inicial através dos estágios supervisionados
Vanessa Caldeira Leite

Currículo e diferença: cartografia de um corpo travesti
Aline Ferraz da Silva

O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: Uma proposta jonasiana
Claudia Battestin Dupont

Gênero e Diversidade na Escola – GDE: investigando narrativas de profissionais da educação sobre diversidade sexual e de gênero no espaço escolar
Fabiane Lopes Teixeira

A Educação das Almas: o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro
Marcelo Freitas Gil

A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural
Rafael Fonseca de Castro

Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes
Helenara Plaszewski

O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento de sucesso para estudantes com história de fracasso escolar?
Silvia Nara Siqueira Pinheiro

Produção de vídeo estudantil na prática docente: uma forma de ensinar
Josias Pereira da Silva

Práticas dos professores universitários na UFPEL: utilização das TIC no ensino
Rozane da Silveira Alves

Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil
Carolina Reis Monteiro

A relevância da Filosofia como disciplina escolar no currículo do Ensino Médio
Jorge da Cunha Dutra

Relações de Poder e Controle no Currículo do Curso de Direito da FURG
Renato Duro Dias

Lésbicas e professores: modos de viver o gênero na docência
Patricia Daniela Maciel

Marx e Foucault ideologia como dispositivo biopolítico
Kelin Valeirão

Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço
Claudete Robalos da Cruz

Teses defendidas em 2015

Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938): formação de uma rede escolar e o fascismo
Gelson Leonardo Rech

Narrativas e imaginários de professoras readaptadas: rumo a uma pedagogia da observância
José Aparecido Celorio

Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSUL – Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), à luz do modelo de redescrição representacional (MRR) de Karmiloff-Smith(1986, 1994)
Cristiane Silveira dos Santos

Educação: a obsolescência da filosofia nos cursos de graduação
Gerson Nei Lemos Schulz

Manifestação da cultura militar no espaço educacional brasileiro na primeira república: o contexto de Pelotas/RS
Genivaldo Gonçalves Pinto

Programa de estimulação da consciência fonológica no primeiro ano do ensino fundamental: efeitos sobre a escrita inicial e os erros motivados pela fonologia
Liza Gutierrez

Currículo da escola ribeirinha na Amazônia e a produção de identidade cultural dos docentes e alunos das classes multisseriadas do ensino fundamental
Maria Aparecida Nascimento da Silva

O ensino de Língua Estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos surdos
Karina Avila Pereira

O trabalho coletivo na formação de professores: interações e saberes docentes compartilhados
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos

Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire: a transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético
Dirlei de Azambuja Pereira

Movimentos discursivos na educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha
Leticia Ramalho Brittes

A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse
Daltro Lucena Ulguim

A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes
Franciele Roos da Silva Ilha

A presença da concepção educacional de Condorcet nos primeiros projetos de instrução pública do Brasil independente e sua ausência na legislação aprovada (1822-1857)
Itamaragiba Chaves Xavier

A iniciação à docência de jovens professores na universidade
Nadiane Feldkercher

Hannah Arendt e Paulo Freire A Educação e o Compromisso com a Conservação e a Transformação do Mundo
Lizandra Andrade do Nascimento