Teses Defendidas em 2009
Docência em artes visuais: continuidades e descontinuidades na (re) construção da trajetória profissional
Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica
Deonir Luis Kurek
A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética
Ursula Rosa da Silva
Teses defendidas em 2010
As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu
Ana Paula Nobre da Cunha
História da educação no Rio Grande do Sul, maçonaria e igreja anglicana: algumas imbricações, contradições e paradoxos (1901/1970)
Berenice Lagos Guedes de Bem
Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais
Cristina Pureza Duarte Boéssio
O ensino da língua espanhola na educação especial: formação docente e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual
Fabiana Lasta Beck
Formação de Professores na Universidade Aberta do Brasil: discursos que governam
Mara Rejane Vieira Osório
Passeios esquizos: cinema, filosofia, educação
Rosana Aparecida Fernandes
Teses defendidas em 2012
A seara das práticas pedagógicas inclusivas com tecnologias: com a palavra as professoras das salas de recursos multifuncionais
Claudete da Silva Lima Martins
Entre licenciatura e bacharelado em educação física: reformas no ensino superior e a constituição de identidades dos profissionais de educação física da ESEF/UFPel
Leila Cristiane Pinto Finoqueto
Um estudo sobre o estatuto fonológico dos ditongos variáveis [ aj ] e [ ej ] do PB a partir de dados orais e ortográficos produzidos por crianças de séries iniciais.
Marco Antonio Adamoli
“A educação das meninas em pelotas”: a cultura escolar produzida no internato confessional católico do Colégio São José (1910-1967)
Rita De Cassia Grecco dos Santos
Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910 1930): imagens e imprensa
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Ensinar a ensinar… Aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade
Renato Siqueira Rochefort
O currículo como produtor de identidade e de diferença: efeitos na fronteira Brasil-Uruguay
Regina Celia do Couto
História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural
Lisiane Sias Manke
Da escrita acadêmica à biografia educativa da professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os Estudos do Imaginário
Irapuã Pacheco Martins
Teses defendidas em 2013
A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos estrada iluminada e nossa terra nossa gente
Antônio Mauricio Medeiros Alves
Da escola na zona urbana para a escola do/no campo : os professores em foco
Catia Simone Becker Vighi
Práticas bem sucedidas de professores de inglês em escolas públicas: sujeitos singulares, possibilidades plurais
Helena Beatriz Mascarenhas De Souza
A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das ideias de L.S Vygotski
Clarice Vaz Peres Alves
Novos sentidos das políticas curriculares para a educação profissional no Instituto Federal Sul-rio-grandense
Jair Jonko Araujo
O paradigma da colaboração nas políticas públicas para a educação profissional e suas implicações sobre o trabalho docente
Paulo Eduardo Grischke
Os saberes docentes na tutoria em Educação a Distância
Thais Philipsen Grutzmann
Experiência e conceito : possibilidades formativas da dialética negativa de Theodor W. Adorno
Belkis Souza Bandeira
Condições de trabalho docente no contexto confessional comunitário mercantilizado: um estudo de caso
Maria Laura Brenner De Moraes
Docentes de música na educação básica: um estudo sobre identidades profissionais
REGIANA BLANK WILLE
Discursos sobre pedagogias surdas
Daniele De Paula Formozo
Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski
Bento Selau Da Silva Junior
Quando o extravio é crise : emergência e invisibilidade de um novo sujeito na educação jurídica
Pedro Moacyr Perez Da Silveira
Do intolerável ao impensável: potências educativas de um cinema cruel
Flavia Garcia Guidotti
Políticas educacionais e políticas de responsabilização: efeitos sobre o trabalho docente, currículo e gestão
Andressa Aita Ivo
Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória
Andrisa Kemel Zanella
Jovens e a produção de subjetividades: vidas na festa, vidas na escola
Vera Lucia Gainssa Balinhas
O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores
Vania Grim Thies
A Escola de Belas Artes de Pelotas (1949-1973) : trajetória institucional e papel na história da arte
Clarice Rego Magalhaes
O valor simbólico da leitura: cartas (auto)biográficas de leitores professores
Flavia Griep Mancini
Tornando-se Professor Universitário: os primeiros passos na docência
Neridiana Fabia Stivanin
Paulo Freire – compositor de muitos destinos… tambor de todos os hinos? um estudo de múltiplos casos de ONGs brasileiras atuantes na educação que se reivindicam freireanas…
Michelle Rodrigues Nobrega
Do mal-estar à readaptação: o que causa o adoecimento e o afastamento da função docente
Rita Melania Webler Brand
Teses defendidas em 2014
Recontextualização do currículo do Curso de Enfermagem da UFPel: do texto à prática
Afra Suelene de Souza
Modos de ler o impresso: múltiplas escritas de leitores de Erico Verissimo capturadas na internet
Roselusia Teresa de Morais Oliveira
Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te
Denise Aquino Alves Martins
A política curricular produzida pela escola como contraponto a políticas educacionais contemporâneas
Naile Pinto Iunes
João Simões Lopes Neto, o pensador social e a educação: breve estudo sobre a conferência educação cívica
Luis Artur Borges Pereira
A constituição do eu-docente na formação inicial através dos estágios supervisionados
Vanessa Caldeira Leite
Currículo e diferença: cartografia de um corpo travesti
Aline Ferraz da Silva
O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: Uma proposta jonasiana
Claudia Battestin Dupont
Gênero e Diversidade na Escola – GDE: investigando narrativas de profissionais da educação sobre diversidade sexual e de gênero no espaço escolar
Fabiane Lopes Teixeira
A Educação das Almas: o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro
Marcelo Freitas Gil
A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural
Rafael Fonseca de Castro
Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes
Helenara Plaszewski
O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento de sucesso para estudantes com história de fracasso escolar?
Silvia Nara Siqueira Pinheiro
Produção de vídeo estudantil na prática docente: uma forma de ensinar
Josias Pereira da Silva
Práticas dos professores universitários na UFPEL: utilização das TIC no ensino
Rozane da Silveira Alves
Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil
Carolina Reis Monteiro
A relevância da Filosofia como disciplina escolar no currículo do Ensino Médio
Jorge da Cunha Dutra
Relações de Poder e Controle no Currículo do Curso de Direito da FURG
Renato Duro Dias
Lésbicas e professores: modos de viver o gênero na docência
Patricia Daniela Maciel
Marx e Foucault ideologia como dispositivo biopolítico
Kelin Valeirão
Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço
Claudete Robalos da Cruz
Teses defendidas em 2015
Escolas étnicas italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938): formação de uma rede escolar e o fascismo
Gelson Leonardo Rech
Narrativas e imaginários de professoras readaptadas: rumo a uma pedagogia da observância
José Aparecido Celorio
Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSUL – Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), à luz do modelo de redescrição representacional (MRR) de Karmiloff-Smith(1986, 1994)
Cristiane Silveira dos Santos
Educação: a obsolescência da filosofia nos cursos de graduação
Gerson Nei Lemos Schulz
Manifestação da cultura militar no espaço educacional brasileiro na primeira república: o contexto de Pelotas/RS
Genivaldo Gonçalves Pinto
Currículo da escola ribeirinha na Amazônia e a produção de identidade cultural dos docentes e alunos das classes multisseriadas do ensino fundamental
Maria Aparecida Nascimento da Silva
O ensino de Língua Estrangeira na educação de surdos: recontextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos surdos
Karina Avila Pereira
O trabalho coletivo na formação de professores: interações e saberes docentes compartilhados
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos
Fontes filosóficas da pedagogia de Paulo Freire: a transformação social radical inspirada em Karl Marx como núcleo sintético
Dirlei de Azambuja Pereira
Movimentos discursivos na educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha
Leticia Ramalho Brittes
A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse
Daltro Lucena Ulguim
A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes
Franciele Roos da Silva Ilha
A presença da concepção educacional de Condorcet nos primeiros projetos de instrução pública do Brasil independente e sua ausência na legislação aprovada (1822-1857)
Itamaragiba Chaves Xavier
A iniciação à docência de jovens professores na universidade
Nadiane Feldkercher
Hannah Arendt e Paulo Freire A Educação e o Compromisso com a Conservação e a Transformação do Mundo
Lizandra Andrade do Nascimento