2019

Teses Defendidas em 2019

A estética da existência nos romances de formação: O personagem Zezé, de José Mauro de Vasconcelos
Jordana da Silva Correa

Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online
Marcus Freitas Neves

CULTURA VADE MECUM OU DA INJUSTIÇA CURRICULAR: uma análise sobre o ensino jurídico brasileiro a partir de imagens da justiça produzidas por estudantes de Graduação em Direito no sul do Brasil
Ernani Santos Schmidt

DESCRUZA OS BRAÇOS E GIRA: Saberes e Escrevivências na Umbanda
Helcio Fernandes Barbosa Junior

A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral
Paulo Eduardo Dias Taddei

Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos
Carolina Machado Castelli

Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930)
Estela Maris Reinhardt Piedras

Contribuições da tecnologia BIM na utilização de estratégias autorregulatórias por estudantes de arquitetura e urbanismo
Luciano de Vasconcellos Correa

Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário
Daliana Loffler

Por uma Infância Simbólico-Cultural: um grupo macrossocial como testemunha simbólica de uma época
Francine Borges Bordin

Educação, arte e engenharia: processos colaborativos
Reginaldo da Nobrega Tavares

‘Neoruralismo Pedagógico’: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016)
Magda Gisela Cruz dos Santos

Professores formadores e licenciandos em Matemática o enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações
Tiago Dziekaniak Figueiredo

Invenção e Criação: O que pode o Design e seu ensino?
Cecilia Oliveira Boanova

Quem é o cientista? Do estatuto científico da Linguística Teórica e da Linguística Aplicada
Bianca Alves Lehmann

As potencialidades de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem para a formação docente em Física
Larissa Pires Bilhalba

A docência em escrileituras: cartografia de um estilo animal
Josimara Wilkboltd Schwantz

Participação e relações interculturais entre meninas e meninos e suas professoras em contexto escolar
Jeruza da Rosa da Rocha

Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada
Michele de Almeida Schimidt

O sujeito da educação: possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica
Julia Guimaraes Neves

A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): O que é que essas(es) “profes” têm?
Monica Correa De Borba Barboza

“Trouxeste a chave?” A recepção das obras literárias nos Diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS)
Jaqueline Thies Da Cruz Koschier