2016

Teses defendidas em 2016

A recontextualização do ciclo de alfabetização na rede municipal de Pelotas
Janaina Soares Martins Lapuente

Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências
Daniela de Maman

Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista
Franciele Soares dos Santos

Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski

Imagética musical: aspectos constitutivos e mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais
Celio Roberto Eyng

Plano Nacional de Educação (2014-2024):  política de formação de professores da educação básica
Gilmar Fiorese

Projeto Principal de Educação da América Latina e Caribe e Projeto Regional para Educação: repercussões na política de avaliação em larga escala no Brasil
Sueli Ribeiro Comar

A formação democrática na escola contemporânea: entre duas concepções de socialização política
Dirnei Bonow

Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha
Gisele Maciel Monteiro Rangel

Relações sociais de Reconhecimento Intersubjetivo Virtual na formação de professores a distância
Vanessa dos Santos Nogueira

Economia do conhecimento e educação A fabricação do sujeito microempresa como modo de existência
Jose Roberto de Oliveira Feijo

Imaginários Fermentadores nas Rodas de Capoeira Angola do Accara: Elementos de uma Educação Circular
Angelita Henges

A Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado
Barbara Regina Gonçalves Vaz

Políticas de expansão e de regulação do ensino superior e a otimização das universidades federais: reverberações na UFPEL
Cristiane Hoffmann Moreira

Uma palavra é o nome de cada coisa Um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica
Carmen Regina Gonçalves Ferreira

As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais- Reuni no fazer docente de professores universitários As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais
Gabriela Machado Ribeiro

Gênero e Docência Masculina: como se constitui o professor homem dos anos iniciais
Amelia teresinha Brum da Cunha

Recontextualização do componente curricular Anatomia Humana: Aprendizagem Baseada em Problemas no Curso de Enfermagem da UFPel
Mateus Casanova dos Santos

Efeitos discursivos da inserção obrigatória da disciplina de Libras em cursos de licenciatura no Brasil
Angela Nediane dos Santos

A “Educação para Todos” como perspectiva de superação do Capital como lógica social: análise com base no pensamento dialético de Marx
Antonio Francisco Lopes Dias

Guardiãs da memória escolar: a preservação da História da Educação em duas cidades gaúchas nas primeiras décadas do século XXI
Jezuina Kohls Schwanz

Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para atuar na Educação a Distância/UAB: desafios e realidades no IFSul
Janete Otte

Da educação bancária à educação problematizadora: como as modificações nas estratégias pedagógicas e suas relações com o inacabamento e a autonomia promovem o aprendizado do educador e da educadora na universidade?
Andre Luis Castro de Freitas

Sensibilidade, Trabalho e Formação Humana: o reencontro do ser humano com a natureza, com o outro e consigo mesmo
João Henrique bordin

Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet

“Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade
Adriane Cenci

A crise socioecológica no labirinto do capital: Uma análise das relações entre humanidade e natureza a partir dos conceitos de entropia e sociometabolismo
Fernando Bilhalva Vitoria