DINTER

O DINTER é um importante programa de cooperação e demonstração do impacto e da contribuição de nosso PPGE para o desenvolvimento econômico, social e cultural de sistemas de ensino, comunidades e regiões brasileiras.

O DINTER envolve a participação de todos os docentes do PPGE na oferta de seminários e, diretamente, na orientação das teses conduzidas pelos doutorandos vinculados ao programa. A oferta de disciplinas é realizada na sede da instituição proponente, ocasião em que docentes do PPGE deslocam-se para conduzirem as atividades de modo presencial e, também, participarem de eventos e ações de intercâmbio acadêmico, realizando trabalhos de diferentes naturezas, como: palestras, consultoria técnica para programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, participação em bancas de avaliação, entre outras. Durante o período do DINTER, também se prevê a vinda do grupo de doutorandos para Pelotas a fim de que possam se envolver com as rotinas dos grupos de pesquisa e do PPGE, inserção que visa oferecer-lhes condições para vivenciar a ambiência acadêmica e de pesquisa da universidade responsável pelo curso, além de possibilitar uma maior integração com os estudantes e docentes da Faculdade de Educação e da própria UFPel.

DINTER com a UNIOESTE-Campus Francisco Beltrão/Paraná: desenvolvido entre 2013-2017

DINTER com a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral/Ceará: em desenvolvimento desde 2019

Uma atividade de cooperação entre programas da região sul, estabelecida em decorrência do Dinter com a UNIOESTE-Francisco Beltrão, que visa fortalecer os programas de pós-graduação da região oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná, é a promoção e organização bianual do SENPE – Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (ISSN 2675-8970). Maiores informações, consultar https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE

Coordenação: Profa. Dra. Georgina Helena Xavier Lima

Coordenação-Adjunta: Prof. Dr. Marcio Caetano