LINHAS DE PESQUISA

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A Linha contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados do ponto de vista histórico e filosófico. Trata do conhecimento dos processos educacionais, articulando a contextualização histórica e os pressupostos éticos, políticos, antropológicos epistemológicos. 

CULTURA ESCRITA, LINGUAGENS E APRENDIZAGEM

A linha de pesquisa privilegia investigações sobre:
  • os processos de escolarização (ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas, fracasso e sucesso escolar);
  • a aquisição da linguagem oral e escrita (relações entre conhecimento lingüístico e escrita);
  • as relações entre escolarização e linguagem;
  • a alfabetização, a leitura e a escrita sob a perspectiva histórica, sociológica, psicológica, pedagógica e lingüística;
  • os letramentos escolares e não-escolares;
  • as trajetórias individuais, familiares, profissionais e sociais de inserção na cultura escrita;
  • a produção e circulação dos livros;
  • as escritas ordinárias, autobiográficas e imaginário;
  • as diferentes linguagens e suas relações com a educação (literatura, teatro, cinema, etc.)
  • as relações entre memória e educação.

CURRÍCULO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco o currículo, os processos de profissionalização dos professores e o trabalho docente nas suas relações com os temas da cultura e das identidades. Incluem-se estudos sobre:
  • o envolvimento de discursos e práticas educacionais e curriculares na formação da conduta humana e profissional.
  • os processos de trabalho docente e as identidades de professores e professoras nas suas relações com as categorias de classe social, gênero, idade e etnia, etc.
  • os saberes e os processos implicados na profissionalização dos docentes, discutindo suas implicações para o ensino, para os currículos e a pesquisa educacional. 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores da educação básica e educação superior, seus processos e políticas. Práticas, saberes e trajetórias de educadores/professores em âmbito formal e não formal, construídas nos espaços e tempos do processo educativo. Ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIAIS, EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA E PRÁTICAS DE TRANSFORMAÇÃO

A Linha enfatiza estudos da memória, experiência e cultura, narrativas e saberes populares, com enfoque nas identidades e diferenças a partir da perspectiva descolonial. Prioriza investigações em temas como: minorias sociais, gênero e feminismos, raça/etnia e outros marcadores sociais, que são centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias a desigualdades.

Veja também:

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