FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A Linha contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados do ponto de vista histórico e filosófico. Trata do conhecimento dos processos educacionais, articulando a contextualização histórica e os pressupostos éticos, políticos, antropológicos epistemológicos.
CULTURA ESCRITA, LINGUAGENS E APRENDIZAGEM
A linha de pesquisa privilegia investigações sobre:
-
os processos de escolarização (ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas, fracasso e sucesso escolar);
-
a aquisição da linguagem oral e escrita (relações entre conhecimento lingüístico e escrita);
-
as relações entre escolarização e linguagem;
-
a alfabetização, a leitura e a escrita sob a perspectiva histórica, sociológica, psicológica, pedagógica e lingüística;
-
os letramentos escolares e não-escolares;
-
as trajetórias individuais, familiares, profissionais e sociais de inserção na cultura escrita;
-
a produção e circulação dos livros;
-
as escritas ordinárias, autobiográficas e imaginário;
-
as diferentes linguagens e suas relações com a educação (literatura, teatro, cinema, etc.)
-
as relações entre memória e educação.
CURRÍCULO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco o currículo, os processos de profissionalização dos professores e o trabalho docente nas suas relações com os temas da cultura e das identidades. Incluem-se estudos sobre:
-
o envolvimento de discursos e práticas educacionais e curriculares na formação da conduta humana e profissional.
-
os processos de trabalho docente e as identidades de professores e professoras nas suas relações com as categorias de classe social, gênero, idade e etnia, etc.
-
os saberes e os processos implicados na profissionalização dos docentes, discutindo suas implicações para o ensino, para os currículos e a pesquisa educacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores da educação básica e educação superior, seus processos e políticas. Práticas, saberes e trajetórias de educadores/professores em âmbito formal e não formal, construídas nos espaços e tempos do processo educativo. Ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIAIS, EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA E PRÁTICAS DE TRANSFORMAÇÃO
A Linha enfatiza estudos da memória, experiência e cultura, narrativas e saberes populares, com enfoque nas identidades e diferenças a partir da perspectiva descolonial. Prioriza investigações em temas como: minorias sociais, gênero e feminismos, raça/etnia e outros marcadores sociais, que são centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias a desigualdades.