2016

Dissertações defendidas em 2016

A imagem arquetípica do mestre-aprendiz em cartas (escritas) aos professores que produziram marcas: uma leitura junguiana à educação
Rose Mary Kerr de Barros

O ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS
Jessica Moara da Cunha Tessmann

Práticas de leitura literária em uma escola no campo no município de Canguçu/RS
Lucas Gonçalves Soares

Contribuições da Educação Estética para a Formação Humana
Jordana da Silva Correa

Materialização do Ensino Médio Politécnico em uma Escola Pública do Rio Grande Do Sul
Maria do Carmo Lopez Balado

A formação de conceitos no ensino de ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo
Mogar Damasceno Miranda

Formação continuada de docentes da educação profissional: entendendo processos
Sandra da Silva Machado

Prática Pedagógica do Tutor-professor a Distância na EaD: um estudo no contexto da Licenciatura em Educação do Campo
Daiani Santos Da Silva

Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula
Claudia Herter Centeno Neves

A educação da mulher no pensamento rousseauniano: uma hermenêutica para além da formação do homem
Danielli Pereira Rosado

Faculdade de ciências políticas e econômicas do Rio Grande, RS: constituição e influências para o desenvolvimento do município (1955 a 1969)
Ademir Cavalheiro Caetano

As políticas de Ações Afirmativas: um estudo sobre a reserva de vagas e o direito à educação em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Priscila de Pinho Valente

Subjetivações em meio à vida universitária: aprender inventivo num tempo de escrileituras
Lisandra Berni Osorio

Características de uma Escola do Campo de Ensino Fundamental do sul do RS, bem sucedida, delineadas à luz da Teoria da Atividade
Jacqueline Moreira Dieckmann

Contribuições do Pibid: Autorregulação da aprendizagem e formação autônoma em foco
Elenice Botelho Antunes

O (in)sucesso escolar no Ensino Secundário na ilha do Sal – Cabo Verde
Celia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda

Violência escolar: a produção de inquietude na escola
Rafael Marrero Brignol

Contribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola
Luciano Pereira dos Santos

Formação de professores e perspectivas da formação pedagógica
Aline Quandt Klug