Projeto PETAJUDA

PETEAjuda

         O grupo PET – Engenharia Agrícola deu continuidade ao projeto petEAjuda. Este projeto tem como objetivo elevar os índices de aprovação nas disciplinas do ciclo básico. O método deste projeto consiste na ampla disseminação de conteúdos didáticos e institucionais, proporcionando aos discentes uma valiosa ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem.

Mediante a aplicação de questionários direcionados aos ingressantes do curso, foi possível identificar uma expressiva dificuldade em assimilar os conteúdos das disciplinas do ciclo básico, tais como Algoritmos e Programação, Cálculo A e Geologia Aplicada. Essa dificuldade torna a vivência acadêmica dos estudantes problemática, contribuindo para um preocupante índice de evasão.

Figura 1: Questionário 3 para levantamento de dados 

Ao longo do desenvolvimento do projeto, foi implementado um modelo de vídeo aula, no qual os membros do PET decidiram que todos os vídeos subsequentes seriam produzidos utilizando o software PowerPoint. Esta escolha teve como objetivo assegurar a qualidade do conteúdo, bem como a nitidez das videoaulas. Foi estabelecida uma duração média de 5 minutos por vídeo aula, e aos membros do PET foi atribuída a responsabilidade de elaborar, gravar e editar um vídeo aula por mês. Tal medida visa garantir uma produção regular de material para ser disponibilizado no canal.

Figura 2: Modelo de vídeo aula

Nesse contexto, o grupo PET – Engenharia Agrícola adota uma abordagem amigável, depositando material de forma acessível online. Essa modalidade torna-se verdadeiramente atraente aos alunos, uma vez que oferece exercícios resolvidos diretamente das listas dos professores. Desse modo, os alunos podem buscar assistência a qualquer momento e revisar os conteúdos de maneira flexível.

Figura 3: Canal PET-Engenharia Agrícola

 

Ao longo do ano de 2023, o canal alcançou mais de 27.400 visualizações distribuídas em mais de 270 videoaulas disponíveis em seu acervo. Além dessas, o grupo ainda dispõe de uma série de vídeos em processo de edição e aprimoramento pela equipe responsável, visando uma futura disponibilização aos inscritos do canal.

Figura 4: Playlists do Canal PET-Engenharia Agrícola

Figura 5: Playlist de Resistência dos Materiais

 

O compromisso constante do PET – Engenharia Agrícola com o desempenho acadêmico reflete-se na oferta máxima de apoio possível. A opção pelo formato online representa uma estratégia eficaz para facilitar os estudos dos alunos que enfrentam dificuldades, potencialmente influenciando de maneira direta na absorção de conteúdo e na aprovação desses alunos.

Projeto Troca de Saberes

Troca de Saberes

O Projeto PET-EA, da renomada Universidade Federal de Pelotas, celebra um notável êxito em sua missão de fortalecer o campo da Engenharia Agrícola e enriquecer a experiência educacional dos estudantes. O projeto, que tem como objetivo central a promoção do conhecimento e o estreitamento das relações entre a comunidade acadêmica, o público em geral e o setor agropecuário.

O projeto Troca de Saberes é considerado um dos mais antigos projetos do Programa de Educação Tutorial (PET-EA), devido à sua notável importância na ampliação de conhecimentos e aprofundamento de diversos tópicos específicos, tanto para os membros do programa quanto para a comunidade acadêmica. Com o advento da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), o projeto passou a ser conduzido remotamente, por meio de plataformas digitais, em estrita conformidade com as orientações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, com a retomada das atividades presenciais, algumas das atividades dentro do projeto voltaram a ser realizadas presencialmente.

Este projeto proporciona a oportunidade de disseminar conhecimento para o público, tanto de forma remota quanto presencial, por meio de transmissões ao vivo, palestras e minicursos, além de fortalecer os laços dos alunos envolvidos no projeto com profissionais de diferentes regiões do país que abrangem diversas áreas de estudo. Outro aspecto relevante é que, através do projeto, os alunos envolvidos têm a possibilidade de adquirir novos conhecimentos relacionados às várias plataformas de transmissão e à organização de eventos, bem como aprimorar suas habilidades de dicção, oratória e gestão de pessoas.

O PET-EA conquistou esses resultados por meio de uma variedade de atividades cuidadosamente planejadas, incluindo Lives, Palestras, Painéis e Minicursos, que abordaram uma ampla gama de tópicos relacionados à Engenharia Agrícola. Essas atividades foram projetadas para fomentar o diálogo construtivo e facilitar a troca de conhecimento entre estudantes, professores, profissionais do setor e o público interessado.

O ano de 2023 registrou conquistas notáveis, com um painel presencial que reuniu cerca de 50 participantes, uma transmissão ao vivo comemorativa do Dia da Mulher que alcançou uma média de 650 visualizações e atingiu 1018 contas. Além disso, duas palestras envolveram aproximadamente 200 participantes, sendo uma realizada de forma remota e outra presencial, ministradas para estudantes de diversos cursos de engenharia. Quatro minicursos abordando a operação de softwares utilizados no curso, com múltiplos encontros.

                                Imagem 1: Palestra abordando o tema Inovação e Empreendedorismo nas Engenharias.

Imagem 2: Palestra online: Projeto e desenvolvimento de máquinas Agroindustriais

Imagem 3: Mini Curso sobre SolidWorks

Imagem 4: Mini Curso sobre Python.

Imagem 5: Mini curso sobre AutoCad e SketchUp

 

Imagem 6: Live em comemoração ao dia da Mulher 

Imagem 7: Painel Mulheres na Engenharia

 

Esses resultados são um testemunho do compromisso do Projeto PET-EA em enriquecer a educação e promover o compartilhamento de conhecimento, além de fortalecer as conexões entre a instituição acadêmica, o setor empresarial e a comunidade em geral. A equipe do projeto espera continuar sua trajetória de sucesso, contribuindo para o crescimento da Engenharia Agrícola e a formação de futuros profissionais altamente qualificados.

 

Resultado: Processo Seletivo do Edital 2023/1

O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo. Realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o edital, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados. Os candidatos que obtiveram média superior ou igual a 7,00 estão aprovados.

Candidato Média

Larissa Thaís Prediger

8,04

Rafael de Lima Rodrigues Chiquine

7,47

Processo Seletivo

O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

02/06/2023 – Lançamento do Edital.

02/06/2023 – Abertura das inscrições.

18/06/2023 às 23h59min – Encerramento das inscrições.

20/06/2023 – Homologação das inscrições.

21/06/2023 às 8h30min – Redação e dinâmica em grupo.

22/06/2023 às 8h30min – Dinâmica individual e Entrevista.

24/06/2023 – Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

24/06/2023 – Início do período para o envio do recurso.

26/06/2023 – Fim do período para o envio do recurso.

27/06/2023 – Divulgação do resultado final.

Edital Processo seletivo 2023

III Conectagro

O III CONECTAGRO foi um evento de formato presencial, dando sequência ao II CONECTAGRO que ocorreu em 2021 de formato online devido a pandemia da covid-19. O evento foi integrado com a XXXIX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola que aconteceu na 96ª Expofeira de Pelotas localizado na Associação Rural de Pelotas em apoio ao Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola (DACEA).

O evento aconteceu durante a primeira semana do mês de outubro, mês esse em comemoração a profissão de engenharia agrícola. Aconteceu em dois turnos na segunda, quarta e sexta e demais dias em apenas um turno devido o espaço já estar alocado para outros eventos. Respeitou o seguinte formato, palestras pela manhã de segunda a sexta, na segunda e sexta a tarde aconteceu o I campeonato de truco oficial do PET-EA, dinâmica essa nova que possui a ideia de interação entre os alunos do curso. 

O evento tratou de inúmeros temas importantes para os futuros profissionais, como: Beneficiamento de Sementes, Geotecnologias e o uso de drones na agrícultura, planejamento sucessório, irrigação e drenagem, tratamento de resíduos, entre outros, mostrando as várias áreas em que um engenheiro agrícola pode seguir após sua formação.

 

Programa de Acompanhamento de Ingressantes – PAI

Visando o acompanhamento e o auxílio aos ingressantes, o grupo PET realizou novamente neste ano o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI).

Este projeto tem como intenções acompanhar a chegada de novos alunos no curso de Engenharia Agrícola, auxiliá-los em suas dúvidas e dificuldades que encontram no novo ambiente, buscar mudanças e melhorias para o curso e após isso levar elas junto a coordenadoria do curso. O PET manteve contato com os alunos durante todo este semestre, que foi de muitas esperanças e energias positivas graças a volta das atividades presenciais.

As respostas foram obtidas através de questionários aplicados aos alunos durante as aulas de introdução a Engenharia Agrícola, e  foram obtidas respostas relacionadas às dificuldades nas disciplinas, expectativas com o curso, pretensão de continuar no curso e um pouco das características gerais dos alunos.  O primeiro obteve 31 respostas, enquanto o segundo e terceiro obtiveram menos de 20. Isso mostra que o curso e o grupo PET devem estar mais atentos às atividades iniciais do curso, para verificar o que causa essas desistências.

O grupo PET realizou além dos questionários, auxiliando Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola (DACEA), a organização da XXXIX Semana Acadêmica, tornado assim mais uma forma de envolver e motivar os ingressantes com o curso, e com as atividades fora do currículo, mostrando assim o alvo da profissão. Por volta de 15 ingressantes participaram do evento.

Programa de acompanhamento de Egressos- PAE

O projeto PAE é uma iniciativa do PET para manter contato com os profissionais que saem graduados em Engenharia Agrícola na UFPel. Tal projeto tem grande relevância para o curso de engenharia agrícola, pois tende  aproximar os alunos formandos do curso com a universidade novamente, sendo possível que se realize parcerias entre os mesmos, através de cursos, palestras, pesquisas e estágios nas áreas do curso. Também, com tais informações é possível identificar quais áreas tiveram mais destaques dentre os formandos, vendo se o que a universidade oferece é o que o mercado de trabalho está a procura dos profissionais formandos do curso. 

O projeto teve início no ano de 2020, onde buscou informações superficiais dos egressos do curso de engenharia agrícola, e em determinado momento foi focado na procura dos egressos que fizeram para do Programa de Educação Tutorial (PET), para ver a influência que o PET exerceu em suas carreiras depois de formados. Já no ano de 2022 o grupo buscou procurar informações de todos os egressos do curso de engenharia agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Inicialmente se focou em buscar informações de contato dos egressos como, e-mail, número de telefone e redes sociais, após esta procura encontramos alguma informação de contato de 507 egressos de um total de 681 egressos que se formaram até o ano de 2022. Com tais informações, foi desenvolvido um formulário virtual, com perguntas sobre a carreira acadêmica e profissional do egresso, para que fosse enviado aos egressos, para obtermos informações relevantes sobre os formados no curso de engenharia agrícola. Obtendo até o momento um total de 153 respostas dos egressos em nosso formulário. As respostas dos egressos foram analisadas e colocadas em gráficos para se ter uma visualização mais simplificada.

No gráfico 1, podemos analisar que a grande maioria cursou o mestrado e doutorado ou alguma especialização após a conclusão do curso, e a minoria dos egressos apenas concluiu a graduação. Desde modo que 25,2% cursaram doutorado e apenas 21,1% não continuaram na área acadêmica. Além disso, a pós-graduação que apresentou o menor número de egressos foi sobre o mestrado profissional, assim demonstrando que os egressos do curso optam por realizar alguma especialização ou pós-graduação na área acadêmica .

Ações Solidárias

No ano de 2022 o PET realizou Três ações envolvendo as cidades de Pelotas, Camaquã, Canguçu, Chuvisca, São Lourenço, Rio Grande e Turuçu  que tem o intuito de minimizar as necessidades encontradas pelas famílias, assim como estimular a empatia com o próximo promovendo a cidadania.

Nossa primeira ação foi intitulada “CAMPANHA DO AGASALHO”, onde o PET realizou as arrecadações nas cidades de Canguçu, Camaquã, Pelotas, Turuçu, São Lourenço, Rio grande e Chuvisca sendo arrecadados casacos, moletons, jaquetas, calças, bermudas, camisetas, blusas, sapatos, meias, gorros e luvas para adultos e crianças.

Desta forma, as arrecadações em Pelotas, foram destinadas a Aapecan que recebeu 522 peças de roupas infantis e adulta masculinas e femininas, a Casa do Carinho que recebeu 350 peças de roupas infantis e adultas masculinas e femininas; em Turuçu foi destinado 4000 peças de roupas de arrecadação da cidade ao CRAS que o PET fez parceria para realizar a arrecadação e posteriormente doação as famílias carentes, em Chuvisca foram destinadas 2000 peças junto com calçados e acessórios a secretaria municipal de Assistência social, na cidade de Canguçu foram doadas 294 peças de roupas masculinas, femininas e infantis nas imagens abaixo é possível ver os pontos de arrecadação e os locais que foram doadas as roupas.

Uso de ozônio na conservação e processamento de grãos e sementes

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos 3 anos pelo grupo PET-EA, tendo no mês de dezembro de 2022, como um dos seus resultados a publicação do trabalho de conclusão de curso do petiano Wagner Schmiescki dos Santos. O TCC teve como título: “Avaliação da qualidade de grãos de milho expostos a diferentes doses de Ozônio”, sendo orientado pelo tutor do PET-EA, Maurizio SIlveira Quadro, tendo na banca o professor Ricardo Scherer Pohndorf e a mestranda Karine Pinto.

Além dos grãos de milho utilizados nas análises do TCC, foram ozonizados também sementes, obtendo-se dados para a publicação futura de artigos. Com relação aos grãos, viu-se que doses de 1400 a 2100 mg de O3 aumentaram os teores de proteína e óleos e diminuiu a acidez do óleo, além de realizar o controle de pragas e insetos de forma benéfica. 

Mais estudos são necessários e estão sendo desenvolvidos para a melhor utilização do ozônio para a manutenção da qualidade de grãos e sementes. Mas destaca-se que pelos resultados obtidos até o momento, tem-se um bom potencial para seu uso com esta finalidade.

Acompanhamento da Agricultura Familiar

A agricultura é uma atividade econômica responsável pela produção de alimentos que ao longo da história da humanidade ocupou terras férteis, desenvolveu técnicas e procedimentos que tornaram o solo mais produtivo, sempre almejando uma maior produtividade. Com o fortalecimento das cidades e da indústria, a agricultura tornou-se um setor de inovações técnicas e estabeleceu-se uma interdependência entre estes setores.

Nas últimas cinco décadas, o Brasil deixou de ser importador de alimentos para se tornar um dos maiores produtores e exportadores mundiais, sendo responsável por alimentar aproximadamente 1,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Este número tende a aumentar, visto que estamos passando por um crescimento populacional, num nível nunca visto antes, projeções apontam que a demanda global por água aumente em 50% e a necessidade de expansão da produção de alimentos em 35%, até 2030 (EMBRAPA ,2012).

Tendo em vista este crescimento, a agricultura familiar cada vez possui maior importância à segurança alimentar global. Segundo a Organização Nações Unidas (ONU) 2014, às propriedades agrícolas geridas por famílias detêm cerca de 80% da produção de alimentos e 75% dos recursos agrícolas do mundo.

No Brasil não é diferente a agricultura familiar gera grande parte dos empregos no campo e também é responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos nos lares brasileiros (IBGE, CENSO AGROPECUÁRIO 2017). A agricultura familiar desempenha papel crucial na economia de um grande número de municípios, como é o caso de Canguçu-RS, tornando-se desse modo, indispensável para o desenvolvimento do Brasil.

As dificuldades enfrentadas por esses produtores são inúmeras, como a falta de capacitação, mão de obra especializada, crédito para a compra de insumos e maquinários, falta de tecnologia e moradias precárias. Portanto, ao longo do ano de 2022, o grupo desenvolveu a revisão bibliográfica sobre a agricultura familiar, visto que era necessária para os alunos adquirirem o conhecimento necessário sobre o assunto e se encontrarem bem-preparados para a realização do projeto, além de seguir um embasamento científico para as etapas seguintes. Deste modo, a próxima etapa a ser realizada será a aplicação do formulário.