Voltar para Pesquisa

Desenvolvimento de equipamentos para agricultura familiar

No nosso cenário atual, grande parte dos alimentos que são consumidos em nossas residências vem da agricultura familiar, que juntos, esses produtores familiares detém mais de 70% da produção de comida de todo o Brasil, sendo esses alimentos indispensáveis para o nosso bem estar.

O setor obtém grande importância, ele é basicamente produzido em pequenas propriedades e com mão de obra familiar, no Brasil contabilizam em torno de 4,4 milhões de famílias produzindo alimento, sendo um grande braço para manter a economia nacional forte.

Mesmo sendo este um setor muito grande e forte, este passa por diversas dificuldades de expansão e infraestrutura, devido à falta de incentivo, falta de financiamentos de equipamentos e maquinários para uma melhor produção, pouco acesso às grandes tecnologias, difícil escoamento da produção por serem de maioria da zona rural e ainda mais condições climáticas.

Diante das dificuldades ainda existentes, o grupo elaborou o projeto com o intuito de ajudar este setor com o conhecimento que é adquirido em nosso meio acadêmico, buscando desenvolver, aperfeiçoar e adaptar os maquinários utilizados pela agricultura familiar, com o objetivo de melhorar e facilitar os processos para que se haja uma maior produção e também uma melhor qualidade de vida dessa população.

O projeto vem sendo desenvolvido em etapas previamente planejadas, revisando quais as culturas mais produzidas por esses produtores familiares, a fim de ter conhecimento dos problemas encontrados, dos maquinários utilizados e também as possíveis melhorias dos equipamentos. Posteriormente serão recolhidos dados da nossa região, para conhecer os pequenos agricultores e descobrir as maiores dificuldades enfrentadas.

Com todos esses dados em mãos e os problemas encontrados, iremos analisar as informações encontradas e decidir quem poderemos ajudar, assim saberemos quais as condições para uma melhor abordagem, e nessa etapa serão analisadas as condições dos equipamentos e como podemos melhorá-los. Por fim, iremos formular a melhor solução ao produtor para o caso que se encontra a propriedade e executaremos a proposta, se ela for aceita, e realiza-la na propriedade do agricultor.