Voltar para Pesquisa

Manejo da irrigação em pequenas propriedades rurais

Ao longo dos últimos anos, área de conservação e manejo de águas está se difundindo progressivamente, e assim influenciando de forma direta ou indireta na produtividade das culturas. Entre os processos modernos que englobam o manejo de água na cultura, encontra-se a técnica de irrigação que consiste em disponibilizar água para as culturas de maneira a contribuir para a maximização da produção.

Entre os aspectos que impulsionam a melhora dos sistemas de irrigação estão a preocupação com a conservação dos recursos hídricos e aspectos indesejáveis ligados ao solo cultivado, como a lixiviação e percolação de nutrientes agrícolas.

Dessa forma a eficiência do uso da água na agricultura é um fator extremamente relevante para conservar os recursos hídricos e estrutura do solo. Colaborando com o uso racional dos recursos hídricos e também, ajuda a evitar gastos desnecessários na propriedade.

Contudo, ainda existem produtores que questionam as vantagens obtidas pela utilização da irrigação controlada.  A partir disso, o grupo PET Engenharia Agrícola propõe o projeto como forma de apresentar aos pequenos produtores rurais como o manejo de irrigação correta pode influenciar nos custos de produção e produtividade da lavoura.

Uma ferramenta muito utilizada para medir a tensão matricial, em tempo real são, os tensiômetros. O tensiômetro  é um sensor responsáveis por medir a tensão matricial de água no solo, ou seja, indicam a força com que a água está retida no solo.

O projeto irá ser desenvolvido em uma propriedade rural localizada no interior do município de Pelotas/RS. A partir da instalação de tensiômetros em uma parcela da lavoura conseguiremos auxiliar o produtor para realizar a correta irrigação. Durante as colheitas, a área com o sistema de monitoramento de irrigação e sem o sistema serão colhidas separadamente afim de se contabilizar os diferentes efeitos que a área experimental trará ao produtor.

Figura 1 – Tensiômetros que foram instalados na propriedade com o intuito de saber o momento exato em que o produtor deveria ligar o sistema de irrigação.