Voltar para Ensino

PetEAjuda

O curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas, como as demais engenharias, possui um grau de complexidade bem elevado, obrigando aos seus acadêmicos a terem uma dedicação especial ao longo da formação. Grande parte dos ingressantes em cursos de engenheira possui um alto índice de dificuldade com as disciplinas do núcleo básico, o que torna a experiência de discente algo problemática que, contribui para o alto índice de desistência.

O projeto tem o intuito de auxiliar os discentes sempre esteve presente no planejamento do grupo PET-EA, inicialmente, era conhecido como Oficina do Ensino, onde os petianos através de horários agendados com os alunos retiravam suas duvidas em determinadas disciplinas. Posteriormente, no ano de 2016 o projeto passou a ser conhecido por Oficina do Saber mantendo-se o mesmo formato que o anterior. A partir do ano de 2018 o projeto teve alterações na sua metodologia, passando os petianos a terem um horário fixo na sala do PET onde os discentes poderiam procurar por eles para sanarem as duvidas.

O projeto Oficina do Saber permaneceu nesse formato até o ano de 2020, sendo alterado o nome e o formato para PetEAjuda, isto ocorreu devido a baixa quantidade de público esperada em semanas comuns e também, principalmente no final do semestre, quando os estudos geralmente se intensificam, a sala ficava lotada, impossibilitando que os petianos realizassem outros projetos.

Visto a continuidade do problema e a melhor forma de atendê-lo, o grupo PET-EA desenvolveu métodos que auxiliem os discentes de forma mais pratica. O instrumento didático escolhido foi as vídeo aulas, que através do canal na plataforma Youtube, conseguirá ajudar o aluno revisando os conteúdos, realizando alguns exercícios e sanando as suas duvidas.

O material gerado no formato online pelo PET-EA se torna mais atrativo aos alunos que os demais canais de auxilio, pois conta com exercícios resolvidos da própria lista do professor e também com vídeos do próprio docente explicando conteúdos vistos em sala de aula.

O PET – Engenharia Agrícola sempre se preocupou com o desempenho dos alunos do curso, e oferece o máximo de apoio possível, e através do formato online encontrou uma maneira de facilitar os estudos da fração de alunos que apresenta dificuldades, podendo dessa forma interferir diretamente no grau de absorção de conteúdo e na aprovação desses acadêmicos.

Figura 1 –  Foto do auxilio prestado pelo grupo PET-EA no antigo projeto Oficina do Saber.

PUBLICAÇÕES:

SILVA, Henrique Peglow da; NEUTZLING, Henrique Passos; TILLMANN, Carlos Antônio da Costa. Projeto Oficina do Saber Empregado Como Recurso no Combate de Evasão no Curso de Engenharia Agrícola. In: ENCONTRO REGIONAL DOS GRUPOS PET DO SUL, 22., 2019, Pelotas. Anais… . Pelotas., 2019. p. 261 – 263.