Projeto de Produção Integrada Agropecuária

O Projeto de Produção Integrada Agropecuária buscou ampliar os conhecimentos de produção convencional na região de Pelotas/RS, de modo que a tecnologia e práticas modernas revolucionassem o meio agrícola. Para isso, idealizou-se propiciar treinamentos de pesquisadores, técnicos e produtores na produção integrada de produtos agropecuários, assim fomentando a troca de informação e tecnologia.

O projeto idealiza a capacitação de produtores agropecuários através da união entre as instituições Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Agrícola servindo como agente de conexão. Se planeja treinamento presencial em forma de palestras e cursos, ministrados por profissionais das ciências agrárias de ambas instituições. Atividades seriam realizadas na Embrapa Clima Temperado, que fica às margens da cidade de Pelotas/RS, ou em qualquer outro local acordado entre instituições para os exercícios propostos. Estudos apresentados aos produtores poderão variar de acordo com a cultura em questão e necessidade do mercado consumidor, porém sempre viabilizando maior produção com técnicas mais modernas.

Em 2019, o PET Engenharia Agrícola buscou reunir-se com funcionários da Embrapa para estabelecer os treinamentos pensados. Contudo, por divergências de horários disponíveis da empresa, atividades foram postergadas para o ano de 2020. Encontros informais e contatos estão sendo feitos para que se estabeleça um calendário adequado para ambos funcionários da empresa e alunos do programa.

REUNIÃO DO PROJETO