Pesquisa

Os petianos estão envolvidos em atividades de pesquisa, juntamente com alunos não pertencentes ao programa, sob a orientação de diversos docentes. As atividades de pesquisa não se restringem ao espaço físico da Engenharia Agrícola, visto que foram desenvolvidos projetos em outras unidades da universidade. Esta integração contribui grandemente com o desenvolvimento e andamento de algumas atividades e permite a divulgação da filosofia do programa a outros órgãos da universidade.

Descontaminação de efluentes de agrotóxicos

A agricultura vem se modernizando a cada ano, mas algo que é inevitável são ataques de pragas e doenças nas lavouras, o que pode comprometer a produção, devido a isso, os defensivos são utilizados para proteger a lavoura desses possíveis ataques, para que a produção não seja comprometida e com o passar dos anos o …

Desenvolvimento de equipamentos para agricultura familiar

No nosso cenário atual, grande parte dos alimentos que são consumidos em nossas residências vem da agricultura familiar, que juntos, esses produtores familiares detém mais de 70% da produção de comida de todo o Brasil, sendo esses alimentos indispensáveis para o nosso bem estar. O setor obtém grande importância, ele é basicamente produzido em pequenas …

Manejo da irrigação em pequenas propriedades rurais

Ao longo dos últimos anos, área de conservação e manejo de águas está se difundindo progressivamente, e assim influenciando de forma direta ou indireta na produtividade das culturas. Entre os processos modernos que englobam o manejo de água na cultura, encontra-se a técnica de irrigação que consiste em disponibilizar água para as culturas de maneira …

Produção de biodiesel com diferentes matérias-primas.

As necessidades energéticas, nos dias atuais, são atendidas através da utilização de combustíveis fosseis, contudo a sua utilização afeta ao meio ambiente devido à produção de monóxido de carbono e dióxido de carbono no momento da queima do combustível. Outra desvantagem do combustível a diesel é a matéria prima principal é o petróleo, uma fonte …

Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE)

Durante o segundo semestre de 2019, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Agrícola buscou entrar em contato com seus egressos, principalmente aqueles que tiveram passagem pelo grupo durante a graduação. Esse projeto foi idealizado com a justificativa de que seria interessante criar uma certa rede de contatos com ex-petianos e demais …