Perdas na colheita

O projeto de perdas na colheita do PET-EA tem como objetivo analisar o comportamento das perdas em relação à ocorrência de parâmetros diretos e indiretos  previamente definidos, quantificação das perdas quanto ao sistema de corte, sistema de trilha e as  perdas totais, determinação dos parâmetros que mais influenciam as perdas e elaborar planos de  trabalho que visem à diminuição das perdas. 

No início do ano entramos em contato com alguns produtores explicando tais objetivos do projeto. Em março de 2021 no interior de São Lourenço do Sul foi feita uma parceria, onde o proprietário aceitou que o projeto fosse realizado em sua propriedade. Assim, um grupo de petianos se deslocou até a cidade que fica a 70 km de Pelotas para a realização da proposta (figura 1). 

Figura 1 – Grupo de petianos em campo.

Após a ida a campo, se precisou da ida ao laboratório para fazer as análises necessárias. Assim, um grupo pequeno de petianos assumiu o compromisso de realizar as atividades de laboratório, sempre seguindo todas normas vigentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a COVID-19.

Figura 2 – Analise em laboratório.

As amostras foram coletadas em três pontos diferentes, onde a velocidade de operação da colhedora era diferente em cada um deles, sendo em 1,2 km/h, 1,6 km/h e 2,0 km/h. E após realizar a análise em laboratório, chegou-se a conclusão que ocorreu a perda de 671,7 kg.ha -1.  Deste modo, representando 5,71% da produtividade obtida na safra 2020/2021. 

Na tabela abaixo, é possível observar as perdas que ocorreram em cada velocidade de operação. 

Figura 3 – Valores finais das perdas para cada variação de velocidade.