Voltar para Pesquisa

Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE)

Durante o segundo semestre de 2019, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Agrícola buscou entrar em contato com seus egressos, principalmente aqueles que tiveram passagem pelo grupo durante a graduação. Esse projeto foi idealizado com a justificativa de que seria interessante criar uma certa rede de contatos com ex-petianos e demais alunos do passado, para observar o que fazem atualmente e qual caminho tomaram para chegarem onde estão. De tal forma, será cada vez mais fácil entender que tipo de engenheiro agrícola é formado na primeira faculdade do país e quais seus principais interesses, servindo de exemplos para os estudantes. Essa aproximação entre PET-EA e egressos também pode viabilizar minicursos, palestras, visitas técnicas e estágios junto com pessoas que se formaram na faculdade, tornando uma ocasião especial de ex-alunos ensinando alunos atuais. O perfil será importante também para futuros projetos do grupo, pois se saberá que tipo de assunto está cada vez mais evidente no mercado.

O projeto se desenvolveu da seguinte forma, inicialmente levantamos os nomes dos egressos do curso de Engenharia Agrícola através do portal institucional da UFPEL, sendo observado a média em anos que os ex-discentes levaram para se graduar no curso. Através dessa analise observamos uma diferença de 1 a 2 para os discentes que não participaram do Programa de Educação Tutorial para os que fizeram parte do grupo, esse fator pode ter ocorrido devido as regras estabelecidas pelo MEC, de no máximo, duas reprovações para o petiano, caso reprovasse uma terceira vez seria desligado do programa. 

Para a realização da busca pelos egressos o grupo montou uma equipe com um roteiro contendo a apresentação do projeto e perguntas crucias para a elaboração do perfil atual da nossa profissão. Nesse roteiro estão contidas as seguintes perguntas: nome completo, ano de formação, realização de mestrado, realização de doutorado, atual área de atuação, atual cargo de atuação, atual instituição de atuação, atual cidade de atuação, telefone e e-mail. 

O contato vendo sendo realizado através das redes sociais e e-mail dos egressos, no momento (abril de 2020), conseguimos 142 respostas de um total de 298 egressos, entre esses, 90 são petianos egressos. O projeto ainda não está finalizado, devido a dificuldade de encontrar alguns egressos mais antigos do curso. 

Se você é um egresso do curso de Engenharia Agrícola da UFPel e ainda não respondeu o formulário, por favor acesse o link abaixo e responda.

Projeto de Acompanhamento de Egressos