Produção de biodiesel com diferentes matérias-primas.

As necessidades energéticas, nos dias atuais, são atendidas através da utilização de combustíveis fosseis, contudo a sua utilização afeta ao meio ambiente devido à produção de monóxido de carbono e dióxido de carbono no momento da queima do combustível. Outra desvantagem do combustível a diesel é a matéria prima principal é o petróleo, uma fonte de energia não renovável.  Uma das soluções encontradas para reduzir esses impactos ambientes é a utilização de combustíveis renováveis, como o biodiesel.

Para a produção de biodiesel são utilizados óleos vegetais ou gorduras animais devido possuírem vantagens como biodegradabilidade e facilidade em se obter em grande quantidade. A realização do processo é bem simples, é realizada através de uma reação por transesterificação podendo ocorrer por catalise acida, básica e enzimática.

A produção de biodiesel pode ser realizada de forma caseira ou em plantas mais aprimoradas, o grupo PET Engenharia Agrícola ao longo do segundo semestre do ano de 2019, em conversa com o ex-tutor Carlos Antônio da Costa Tillmann, resolveu por em uso a planta (conjunto de equipamentos) de biodiesel localizada no prédio 33 do Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas, planta a qual estava parada, mas aparentemente em condições de ser usada.

Diante da preocupação ambiental, da utilização de um equipamento em boas condições e pensando no reaproveitamento de resíduos descartados pelas indústrias e residências, o projeto propõe-se a mostrar o potencia da produção de biodiesel feito a partir de diversas matérias primas que são consideradas resíduos industriais de ocorrência regional, comparando a sua eficiência com o diesel convencional através de testes laboratoriais e de seu rendimento ao ser aplicado em um motor.

O projeto está sendo desenvolvido através de etapas previamente planejadas, sendo realizada uma revisão bibliográfica sobre as prováveis matérias primas a serem usados, os métodos de produção, os métodos de analise, os tipos de catalizadores, os limitantes do processo e os resultados encontrados sobre a qualidade desse biocombustível com determinadas matérias primas.  Posteriormente, ocorreu um levantamento sobre a quantidade de resíduos agroindústrias na nossa região onde, através dos dados obtidos foram escolhidas as matérias primas a serem usadas.

Na questão prática do projeto, primeiramente será feita a sua instalação elétrica e testes para verificar se existe algum problema com a planta de biodiesel. Posteriormente, serão realizados testes de bancada piloto buscando avaliar o processo de produção do biodiesel realizado com as matérias primas selecionadas em etapas anteriores. Com os resultados em mãos será averiguado se compensa a produção em grande escala, aprovada essa etapa, passaremos a produzir em escala maior na planta de biodiesel onde serão realizados mais testes que determinaram a qualidade para a utilização desse combustível em um motor a diesel.

Por fim, o combustível produzido através do PET Engenharia Agrícola será testado em um motor a diesel presente no prédio 33 onde iremos avaliar o seu rendimento no momento da queima, além de verificar os índices de emissão de gases poluentes.

Figura 1 – Planta de biodiesel localizada no prédio 33 do Campus Capão do Leão.

Figura 2 – Biodiesel sendo produzido em laboratório.