Projeto de Sustentabilidade: Desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para saneamento rural

O Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) deu mais um passo importante em seu compromisso com o desenvolvimento científico e social ao conduzir um projeto de análise e pesquisa em saneamento rural. A iniciativa focou na aplicação de metodologias laboratoriais e no estudo de alternativas tecnológicas para a melhoria do saneamento em áreas rurais, onde o acesso a serviços essenciais de saneamento ainda é um desafio recorrente. O projeto contou com a participação ativa dos membros do PET, que realizou um levantamento bibliográfico e realizou atividades laboratoriais diversas para aprofundar o entendimento sobre os processos de tratamento de efluentes.

Os participantes do projeto participaram de sessões práticas no laboratório, onde puderam conhecer e aplicar técnicas fundamentais para o estudo de resíduos e efluentes. Entre os métodos utilizados destacam-se o teste de nitrogênio, decantação e destilação de resíduos de esgoto, demanda química de oxigênio, análises de ácidos húmicos e de matéria húmica tanto no licor negro quanto no esgoto doméstico, além do uso de ozônio para a leitura de efluentes. Essas práticas laboratoriais proporcionaram aos estudantes uma oportunidade de aprendizado direto sobre processos e soluções químicas essenciais para a melhoria da qualidade da água e do tratamento de resíduos, uma questão de grande importância para a saúde pública e ambiental.

A iniciativa reafirma o compromisso do PET-EA com a formação prática e a contribuição para o desenvolvimento sustentável no setor rural. Ao envolver os estudantes em um projeto que alia teoria e prática em prol de um problema relevante para o contexto agrícola, o PET-EA fortalece a importância de abordagens inovadoras e acessíveis no campo da Engenharia Agrícola, ao mesmo tempo em que prepara os futuros engenheiros para enfrentar os desafios do saneamento rural.

Projeto: Conexão de Saberes

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem se destacado na promoção de atividades externas ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Com uma equipe de 13 membros, o grupo organizou diversas lives e cursos extracurriculares que, além de enriquecer o conhecimento dos participantes, aproximaram os formandos do mercado de trabalho e incentivaram o engajamento acadêmico. As atividades também estimulam a criação de um ambiente de troca de conhecimentos, diminuindo a evasão acadêmica e fortalecendo a identidade profissional dos estudantes.

Diante das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o grupo adaptou a troca de conhecimento e informações para o formato online, ampliando o alcance das ações. A divulgação e a realização online demonstraram o poder das redes sociais: o Instagram do grupo alcançou cerca de 18 mil visualizações entre postagens e as próprias lives, consolidando a importância do PET-EA na promoção de conteúdo relevante para os estudantes de Engenharia e conteúdos atuais sobre as problemáticas advindas dos problemas climáticos.

O PET-EA ofereceu uma série de cursos voltados para necessidades acadêmicas e práticas dos estudantes. Entre os temas envolvidos, destacam-se Python, SketchUp, Excel (básico, intermediário e avançado), AutoCAD, investimentos, inglês básico, oratória e SolidWorks. Alguns desses cursos, como Excel e inglês básico, foram oferecidos online, por meio da Fundação Bradesco e da plataforma Moodle do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, oferecendo certificação aos participantes. Os cursos enriqueceram o repertório técnico dos alunos e atenderam às demandas das disciplinas e dos projetos em andamento.

As ações do PET-EA demonstram a relevância das atividades extracurriculares para complementar o ensino formal e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Ao proporcionar acesso a palestras e cursos certificados, o grupo incentiva a capacitação, o desenvolvimento de novas habilidades e a motivação dos graduandos, consolidando um modelo de formação acadêmica mais completo e alinhado às exigências do setor agrícola e industrial.

Figuras 1 e 2: Minicurso de Python

Figura 3: Minicurso de Escrita Científica.

Figuras 4, 5 e 6: Arte de divulgação sobre as lives que ocorreram durante as enchentes no RS.

 

Egresso Matheus Carvalho compartilha experiências profissionais com alunos de Engenharia Agrícola da UFPEL

No dia 16 de setembro de 2024, os alunos da turma 2024/1 de Introdução à Engenharia Agrícola, disciplina do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), tiveram a oportunidade de participar de um encontro especial com o egresso Matheus Carvalho. O evento, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) e conduzido pelo professor Adamo de Sousa Araújo, proporcionou um momento de troca de experiências valiosas, em que Matheus compartilhou sua trajetória profissional após a graduação, oferecendo orientações sobre o mercado de trabalho e os desafios da carreira.

Atualmente, Matheus atua como projetista no setor agrícola, desenvolvendo layouts técnicos focados em garantir o melhor custo-benefício para os clientes. Ele destacou a importância de aliar conhecimento técnico com soluções econômicas viáveis, algo que considera essencial em sua atuação diária. Ao longo do encontro, ele falou sobre como as habilidades adquiridas durante a graduação foram fundamentais para seu desenvolvimento como projetista.

Além de compartilhar experiências sobre o mercado de trabalho, Matheus relatou algumas dificuldades enfrentadas no início da carreira e como superou esses desafios, inspirando os alunos a se prepararem para um ambiente profissional dinâmico e competitivo.

O professor e coordenador do curso, Adamo de Sousa Araújo também participou da conversa, promovendo um diálogo entre Matheus e os estudantes, que aproveitaram para esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre as possibilidades na área de projetos agrícolas.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO 2024/01

O PET-EA tem o prazer de anunciar os resultados finais do processo seletivo 2024/01. Após uma cuidadosa avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em estrita conformidade com o edital, a classificação foi determinada pela média ponderada dos critérios avaliados. Os candidatos foram aprovados na seguinte ordem de classificação:

1 – Rodrigo da Costa Cardoso

2 –  Luan Henrique dos Santos Rocha

3 – Guilherme dos Santos Tedesco

Gostaríamos de dar as boas-vindas aos novos membros e estamos ansiosos para trabalhar juntos em nossos projetos e iniciativas futuras!

HOMOLOGAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2024/1

LISTA DE HOMOLOGADOS – EDITAL Nº 02/2024 – Processo Seletivo 2024/1

1 – Rodrigo da Costa Cardoso

2 – Luan Henrique dos Santos Rocha

3 – Guilherme dos Santos Tedesco

Conforme cronograma, dia 30/04/2024 às 8:30, por videoconferência, ocorrerá a apresentação do projeto e entrevista.

EDITAL Nº 02/2024 – Processo Seletivo 2024/1

O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

05/04/2024 – Lançamento do Edital;

05/04/2024 às 8h – Abertura das inscrições;

26/04/2024 às 23h59min – Encerramento das inscrições;

27/04/2024 – Homologação das inscrições;

30/04/2024 às 8:30 por videoconferência – Apresentação do Projeto e Entrevista;

01/05/2024 – Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

01/05/2024 – Início do período para envio do recurso.

02/05/2024 – Fim do período para envio do recurso.

03/05/2024 – Divulgação do resultado final do processo seletivo.

Link para formulário de inscrição: CLIQUE AQUI.

Edital processo seletivo 2024/1: CLIQUE AQUI.

Resultado: Processo Seletivo do Edital 2023/2

O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo. Realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o edital, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados. Os candidatos que obtiveram média superior ou igual a 7,00. estão aprovados.

Candidato   Situação

Estevan Alcântara Huckembeck

Aprovado

João Guilherme Trevisan Spagnollo

Aprovado

Thomaz Veiga Zilet Fickert Graciose

Aprovado

 

Edital – Processo Seletivo 2024


O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

26/01/2024 – Lançamento do Edital;

29/01/2024 às 8h – Abertura das inscrições;

16/02/2024 às 23h59min – Encerramento das inscrições;

19/02/2024 – Homologação das inscrições;

20/02/2024 às 8:30 na Sala 402 do Centro de Engenharias – Redação e Dinâmica em Grupo;

22/02/2024 às 8:30 na Sala 402 do Centro de Engenharias – Dinâmica individual e Entrevista;

23/02/2024 – Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

23/02/2024 – Início do período para envio do recurso.

25/02/2024 – Fim do período para envio do recurso.

26/02/2024 – Divulgação do resultado final do processo seletivo.

Edital processo seletivo 2023/2  clique aqui.

Ações Solidárias

Ações Solidárias

No ano de 2023 foi feita inicialmente a campanha de arrecadação de agasalho onde o grupo arrecadou 4056 peças de roupas. A importância da doação de roupas e em particular das campanhas do agasalho tendo desempenha um papel fundamental em garantir que as pessoas em situação de carência de agasalho possam enfrentar o inverno com um pouco mais de conforto. 

Um dos projetos do PET – Engenharia Agrícola é a realização de atividades  voltadas a ações solidárias com impacto positivo nas comunidades. No ano de 2023, essa iniciativa foi  realizada nas cidades de Pelotas/RS e Canguçu/RS, ambas cidades nas quais membros do grupo PET residem. 

Muitas pessoas enfrentam não  apenas o desconforto do frio, mas também riscos à saúde devido à exposição  prolongada a baixas temperaturas. 

A doação de roupas é uma demonstração de generosidade que cria um ciclo de fraternidade.

Fonte: Autor

A campanha do Agasalho do PET – Engenharia Agrícola  ocorreu nos municípios de Pelotas/RS e Canguçu/RS com um período de  arrecadação compreendido entre os dias 20/03/2023 à 05/05/2023 totalizando 46  dias, envolvendo a colaboração de várias empresas e a criação de pontos de coleta  estratégicos nesses municípios.

Em Canguçu, havia 7 pontos de coleta envolvendo parcerias com as  seguintes empresas e entidades: Abastecedora Bettin 1 e 2, Agrícola Serrasul,  Agromaq, Atacado Becker, Banca Osório, Câmara Municipal de Vereadores,  Cerealista Bahr, Cervejaria Rota da Cerveja, Destaque Comunicação Visual,  Escola Técnica Estadual de Canguçu, Lancheria Piratas Lanches, Mercado e Feira  Heling, Parque de Máquinas Agrícolas, Prefeitura Municipal de Canguçu, Rádio  Canguçu FM e Rádio Cultura AM. Essas parcerias resultaram na arrecadação de  um total de 3000 peças de vestuário, incluindo roupas para adultos, crianças e  bebês como também calçados, roupas de cama e cobertores. 

Em Pelotas, foram colocados pontos de coleta nos Restaurantes  Universitários e em Polos da UFPel resultando em 4 pontos de arrecadação. Isso  resultou na arrecadação de mais de 1000 peças de roupas, incluindo roupas de  cama, cobertores e outros itens essenciais. 

A colaboração entre o PET – Engenharia Agrícola e as empresas e entidades  locais demonstrou a importância da parceria entre a instituição e a comunidade. 

Todas as doações foram encaminhadas ao Centro de Referência de  Assistência Social (CRAS), que possui informações sobre as famílias mais  necessitadas. Isso garantirá que as doações sejam distribuídas de forma adequada  para quem mais precisa. Além disso, parte das doações foram destinadas à  Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) em Pelotas. 

Fonte: Autor

Além da campanha de arrecadação de agasalho temos campanhas de conscientização nas redes sociais do PET como Setembro amarelo (prevenção ao suícidio), outubro rosa (câncer de mama) e novembro azul (câncer de próstata).

  

Artes essas que foram postadas na plataforma do instagram onde se encontra mais de 4700 seguidores, com o intuito de mandar uma mensagem para todos sobre problemas sérios.


Agricultura Familiar

Agricultura Familiar

Neste ano de 2023 o grupo do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizou entrevistas em produtores familiares dos municípios do sul do Rio Grande do Sul. Este projeto se iniciou para fazer um levantamento das principais dificuldades que esses produtores enfrentavam na agricultura e de algum modo poder realizar alguma atividade para auxiliar os produtores familiares.

Foram realizadas entrevistas de modo presencial e remotamente com os produtores familiares nos municípios de Canguçu, São Lourenço do Sul, Chuvisca, Camaquã, Arroio Grande e Pelotas, além disso ainda se teve presente na 97ª Expofeira de Pelotas e ao longo do segundo semestre de 2023 foram obtidas um total de 63 respostas. 

Na metade inicial de 2023, foram entrevistados agricultores familiares somente do município de Canguçu para realizar uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso do petiano egresso Cairo Schulz Klug onde foram obtidas 52 respostas ao questionário. 

Realizando este trabalho conseguimos observar que a maior parte dos agricultores familiares necessitam de auxílios para se desenvolverem, ajuda em financiamentos governamentais, incentivar as próximas gerações a ficarem na agricultura e não se ter grandes desistências por parte dos filhos que procuram a cidade para outras oportunidades.