Seminário interno

No ano de 2024, o projeto intitulado “Seminário Interno” foi conduzido com notável ênfase e estrito cumprimento do planejamento estabelecido. Este projeto tem como objetivo realizar atividades que proporcionem enriquecimento tanto na esfera profissional quanto na vida acadêmica, visando contribuir para o desenvolvimento no mercado de trabalho.

O foco central do projeto reside na promoção de habilidades fundamentais, tais como oratória, autoconfiança, comunicação e postura diante do público.

O grupo identificou que o aprimoramento dessas competências é crucial não apenas para o desenvolvimento individual dos participantes, mas também para a contribuição de novos conhecimentos apresentados durante os seminários.

No decorrer do ano, o Grupo PET-EA realizou dois seminários por petiano.
Na primeira apresentação, cada participante citou um tema pertinente ligado ao agronegócio e relacionado ao curso de Engenharia Agrícola. Após, foi feito um sorteio para cada petiano receber um tema e criar sua apresentação sobre esse assunto. As apresentações ocorreram entre os meses de abril e agosto, com duas apresentações semanais às quintas-feiras. Durante esse período, os treze petianos se apresentaram, respeitando o limite de tempo, para cada exposição foi limitado a 10 minutos.

Já na segunda apresentação, os participantes discorreram sobre os trabalhos submetidos para a X Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo que o tempo destinado para cada exposição foi limitado a 10 minutos.

O segundo encontro foi realizado no mês de novembro, alguns dias antes do SIIEPE, com o objetivo de preparar os participantes para as apresentações do evento. Assim como no primeiro momento, os treze petianos se apresentaram seguindo os parâmetros mencionados. 

Todas as apresentações ocorreram em uma tarde, na sala 402, no prédio do Centro de Engenharias. Após a conclusão da apresentação, os membros forneciam observações e críticas construtivas ao petiano encarregado da exposição.

O propósito subjacente a essa dinâmica reside na promoção do desenvolvimento acadêmico do petiano da graduação por meio de atividades colaborativas em grupo.

Figura 1: Segunda apresentação de cada petiano sobre os trabalhos apresentados no SIIEPE.

DEFESA CIVIL

O projeto Defesa Civil, do Programa de Educação Tutorial (PET), foi concluído com sucesso no ano de 2024, realizado no mês de dezembro visando a conclusão de duas atividades nas quais contaram com as participações dos profissionais a seguir.

No dia quatro de dezembro contamos com a participação online do convidado Dr. Prof. Glauber Acunha Gonçalves que colaborou conosco apresentando uma palestra com o tema “Implementação de Tecnologia na Defesa Civil”, começando às dezenove horas e tendo seu encerramento um pouco depois das vinte horas.

Fonte: Autor

Link da Transmissão Abaixo:

https://www.youtube.com/live/CFsXt2CRsPM?si=lTLXdx6WXvV3equF

 

No segundo encontro online foi ministrado pela Dra. Prof Diuliana Leandro um minicurso com o tema “Sustentabilidade e Redução de Riscos”, que foi realizado no dia onze de dezembro, no mesmo horário que a live anterior com a finalização da atividade por volta das vinte horas e trinta minutos.

Fonte: Autor

Link da Transmissão Abaixo:

https://www.youtube.com/live/vsa8C4w_cwo?si=DTQW3H5kqp7ml4yh

 

Foi enviado para as defesas civis municipais um questionário para a região sul do estado do Rio Grande do Sul, a fim de descobrir o interesse dos funcionários públicos em assistir essas duas atividades.

As atividades propostas para o projeto foram plenamente alcançadas, refletindo o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos. Ao longo do ano, conseguimos atingir as metas estabelecidas. Com isso, encerramos este ciclo com a sensação de dever cumprido, prontos para os novos desafios que o futuro nos reserva. Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso deste projeto e celebramos as conquistas alcançadas. 

V ConectAgro

O evento ocorreu de formato presencial, dando sequência ao IV CONECTAGRO que ocorreu em 2023, o evento foi integrado com a XLI Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola que ocorreu na Associação Rural de Pelotas e aconteceu em apoio ao Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola (DACEA). 

  • Na segunda-feira (02) no turno da tarde ocorreu a primeira palestra, tratando sobre “Tecnologias Inovadoras para o Beneficiamento de Sementes: Do Campo à Produção” com o Engenheiro Agrícola Francisco Amaral Villela.
  • Na terça-feira (03) pela manhã, ocorreram duas palestras, a primeira abordando sobre “Mudanças Climáticas” com a meteorologista Débora de Souza Simões e a segunda palestra tratou sobre “Mercado de Carbono na Agroindústria” com o CEO-Inctus Leonardo da Silva Flor. No turno da tarde, iniciou-se com uma palestra sobre “Estratégias para Conquistar Oportunidades e Alavancar sua Carreira” com a doutora em Administração Larissa Medianeira Bolzan . Na sequência abriu-se espaço para o início da Mesa Redonda, na qual participaram os Engenheiros Agrícolas Lauro Soares Ribeiro e Adilson Luís Bamberg e também o sócio diretor da empresa Expoente Agronegócios Guilherme Gardet da Silva, com o tema central “Impactos pós-enchente”. 
  • Na quarta-feira (04) período da manhã, aconteceram duas palestras. A primeira tratou do tema “ESG”, ministrada pelo Ecologo Marcelo Dutra da Silva, enquanto a segunda abordou o “Startups”, conduzida por Felipe de Souza Marques, coordenador da Incubadora Conectar e do Escritório de Inovação da UFPel. No período da tarde, foi realizado um minicurso de Excel abordando conceitos básicos para auxiliar o dia a dia da vida acadêmica, o qual foi ministrado pelo Engenheiro Agrícola Rafael Miritz Bartz. 
  • Na quinta-feira (05) no turno da manhã, ocorreu o minicurso de Python, ministrado pela engenheira agrícola Rita de Cássia Mota Monteiro, abordando uma Introdução da Prática à Mineração de Dados na Agricultura. Durante a tarde, ocorreu uma visita técnica na empresa CCGL Termasa – Tergrasa.
  • Na sexta-feira (06) período da tarde, ocorreu uma palestra com a temática “Tratores do Futuro, Hoje: O Papel da Automação e da Conectividade no Agronegócio”, ministrada pelo Engenheiro Agrícola Felipe Cruz Borges. Após a conversa, deu-se início ao III Campeonato de Truco oficial do PET-EA, dando sequência ao II Campeonato de Truco, ocorrido no ano de 2023. Essa dinâmica proporciona interação entre alunos do curso. Pontos positivos alcançados foram a integração entre os alunos do curso, além da diversidade de temas abordados, com a presença de profissionais renomados promovendo grande troca de conhecimento aplicado. Com os mini cursos, foi proporcionado um enriquecimento acadêmico e na vida profissional dos participantes, e também trocas de experiências benéficas. 
Figura 1: Palestra sobre ESG Figura 2: Palestra sobre inovação em máquinas 
Figura 3: Visita técnica na empresa CCGL Termasa-Tergrasa 
Figura 4: Alguns participantes do evento.

Figura 1: Palestra sobre ESG; Figura 2: Palestra sobre inovação em máquinas; Figura 3: Visita técnica na empresa CCGL Termasa-Tergrasa; Figura 4: Alguns participantes do evento.

O evento alcançou  mais de 50 inscritos, obtendo uma avaliação positiva. O objetivo do V ConectAgro por meio da XLI Semana Acadêmica da Engenharia Agrícola foi alcançar os alunos que estão na fase inicial do curso e abordar temas em alta nos dias atuais, assuntos que geram interesse e conhecimento aos novos integrantes do curso e também dos demais interessados. 

Agricultura Familiar

Neste ano de 2024, o grupo do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizou entrevistas com produtores familiares dos municípios do sul do Rio Grande do Sul. Este projeto se iniciou para fazer um levantamento das principais dificuldades que esses produtores enfrentavam na agricultura e, de algum modo, poder realizar alguma atividade para auxiliar os produtores familiares.

Foram realizadas entrevistas de modo presencial e também remotamente com os produtores familiares nos municípios de Amaral Ferrador, Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Cerrito, Chuvisca, Cristal, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Tapes. Ao longo do ano de 2024, foram obtidas um total de 80 respostas.

Figura 1: Cabeçalho do questionário aplicado

Realizando este trabalho, através dos questionários aplicados, foi possível avaliar que muitos produtores têm perdas em suas propriedades devido à ausência de sistemas de irrigação, evidenciando a importância de implementar soluções que possam minimizar esses impactos e melhorar a eficiência da produção agrícola.

Figura 2: Percentual de agricultores que utilizam irrigação.

Além disso, conseguimos observar que a maior parte dos agricultores familiares necessita de auxílios para se desenvolverem, ajuda em financiamentos governamentais, incentivo às próximas gerações para permanecerem na agricultura e evitar grandes desistências por parte dos filhos, que procuram a cidade para outras oportunidades.

PET-EA Promove Sucesso em Visitas Técnicas, Ampliando Conhecimento e Experiência de Estudantes no Setor Agropecuário

O Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) realizou com sucesso um projeto de visitas técnicas que proporcionou aos estudantes uma prática no setor agropecuário, ampliando seu conhecimento e experiência profissional. As visitas incluíram eventos de destaque, como a 34ª Abertura da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas e a 11ª Abertura Oficial da Colheita do Milho do Rio Grande do Sul, realizada na Agropecuária Canoa Mirim, assim como uma visita no Terminal Portuário da Termasa e Tergrasa na cidade de Rio Grande, onde os estudantes puderam acompanhar de perto as práticas e inovações aplicadas no setor agrícola.

Durante as visitas, os estudantes tiveram contato direto com profissionais experientes e empresas líderes no setor, o que possibilitou um aprendizado prático e enriquecedor. Eles poderiam observar o uso de equipamentos, acompanhar processos em campo e interagir com especialistas, solidificando o conteúdo visto em sala de aula. Essas experiências não apenas fortaleceram o conhecimento técnico dos estudantes, mas também desenvolveram as habilidades interpessoais e uma visão mais ética e socialmente responsável das carreiras ligadas ao agronegócio.

Esse projeto de visitas técnicas reafirma o compromisso do PET-EA com a formação prática das futuras engenharias agrícolas e com o fortalecimento das relações entre a universidade e o setor agropecuário. A demonstração do papel do PET-EA em promover a integração entre a teoria e a prática, capacitando os alunos para os desafios do mercado e contribuindo para o avanço da Engenharia Agrícola no contexto brasileiro.

Projeto de Sustentabilidade: Desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para saneamento rural

O Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) deu mais um passo importante em seu compromisso com o desenvolvimento científico e social ao conduzir um projeto de análise e pesquisa em saneamento rural. A iniciativa focou na aplicação de metodologias laboratoriais e no estudo de alternativas tecnológicas para a melhoria do saneamento em áreas rurais, onde o acesso a serviços essenciais de saneamento ainda é um desafio recorrente. O projeto contou com a participação ativa dos membros do PET, que realizou um levantamento bibliográfico e realizou atividades laboratoriais diversas para aprofundar o entendimento sobre os processos de tratamento de efluentes.

Os participantes do projeto participaram de sessões práticas no laboratório, onde puderam conhecer e aplicar técnicas fundamentais para o estudo de resíduos e efluentes. Entre os métodos utilizados destacam-se o teste de nitrogênio, decantação e destilação de resíduos de esgoto, demanda química de oxigênio, análises de ácidos húmicos e de matéria húmica tanto no licor negro quanto no esgoto doméstico, além do uso de ozônio para a leitura de efluentes. Essas práticas laboratoriais proporcionaram aos estudantes uma oportunidade de aprendizado direto sobre processos e soluções químicas essenciais para a melhoria da qualidade da água e do tratamento de resíduos, uma questão de grande importância para a saúde pública e ambiental.

A iniciativa reafirma o compromisso do PET-EA com a formação prática e a contribuição para o desenvolvimento sustentável no setor rural. Ao envolver os estudantes em um projeto que alia teoria e prática em prol de um problema relevante para o contexto agrícola, o PET-EA fortalece a importância de abordagens inovadoras e acessíveis no campo da Engenharia Agrícola, ao mesmo tempo em que prepara os futuros engenheiros para enfrentar os desafios do saneamento rural.

Projeto: Conexão de Saberes

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem se destacado na promoção de atividades externas ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Com uma equipe de 13 membros, o grupo organizou diversas lives e cursos extracurriculares que, além de enriquecer o conhecimento dos participantes, aproximaram os formandos do mercado de trabalho e incentivaram o engajamento acadêmico. As atividades também estimulam a criação de um ambiente de troca de conhecimentos, diminuindo a evasão acadêmica e fortalecendo a identidade profissional dos estudantes.

Diante das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o grupo adaptou a troca de conhecimento e informações para o formato online, ampliando o alcance das ações. A divulgação e a realização online demonstraram o poder das redes sociais: o Instagram do grupo alcançou cerca de 18 mil visualizações entre postagens e as próprias lives, consolidando a importância do PET-EA na promoção de conteúdo relevante para os estudantes de Engenharia e conteúdos atuais sobre as problemáticas advindas dos problemas climáticos.

O PET-EA ofereceu uma série de cursos voltados para necessidades acadêmicas e práticas dos estudantes. Entre os temas envolvidos, destacam-se Python, SketchUp, Excel (básico, intermediário e avançado), AutoCAD, investimentos, inglês básico, oratória e SolidWorks. Alguns desses cursos, como Excel e inglês básico, foram oferecidos online, por meio da Fundação Bradesco e da plataforma Moodle do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, oferecendo certificação aos participantes. Os cursos enriqueceram o repertório técnico dos alunos e atenderam às demandas das disciplinas e dos projetos em andamento.

As ações do PET-EA demonstram a relevância das atividades extracurriculares para complementar o ensino formal e preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Ao proporcionar acesso a palestras e cursos certificados, o grupo incentiva a capacitação, o desenvolvimento de novas habilidades e a motivação dos graduandos, consolidando um modelo de formação acadêmica mais completo e alinhado às exigências do setor agrícola e industrial.

Figuras 1 e 2: Minicurso de Python

Figura 3: Minicurso de Escrita Científica.

Figuras 4, 5 e 6: Arte de divulgação sobre as lives que ocorreram durante as enchentes no RS.

 

Egresso Matheus Carvalho compartilha experiências profissionais com alunos de Engenharia Agrícola da UFPEL

No dia 16 de setembro de 2024, os alunos da turma 2024/1 de Introdução à Engenharia Agrícola, disciplina do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), tiveram a oportunidade de participar de um encontro especial com o egresso Matheus Carvalho. O evento, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) e conduzido pelo professor Adamo de Sousa Araújo, proporcionou um momento de troca de experiências valiosas, em que Matheus compartilhou sua trajetória profissional após a graduação, oferecendo orientações sobre o mercado de trabalho e os desafios da carreira.

Atualmente, Matheus atua como projetista no setor agrícola, desenvolvendo layouts técnicos focados em garantir o melhor custo-benefício para os clientes. Ele destacou a importância de aliar conhecimento técnico com soluções econômicas viáveis, algo que considera essencial em sua atuação diária. Ao longo do encontro, ele falou sobre como as habilidades adquiridas durante a graduação foram fundamentais para seu desenvolvimento como projetista.

Além de compartilhar experiências sobre o mercado de trabalho, Matheus relatou algumas dificuldades enfrentadas no início da carreira e como superou esses desafios, inspirando os alunos a se prepararem para um ambiente profissional dinâmico e competitivo.

O professor e coordenador do curso, Adamo de Sousa Araújo também participou da conversa, promovendo um diálogo entre Matheus e os estudantes, que aproveitaram para esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre as possibilidades na área de projetos agrícolas.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO 2024/01

O PET-EA tem o prazer de anunciar os resultados finais do processo seletivo 2024/01. Após uma cuidadosa avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em estrita conformidade com o edital, a classificação foi determinada pela média ponderada dos critérios avaliados. Os candidatos foram aprovados na seguinte ordem de classificação:

1 – Rodrigo da Costa Cardoso

2 –  Luan Henrique dos Santos Rocha

3 – Guilherme dos Santos Tedesco

Gostaríamos de dar as boas-vindas aos novos membros e estamos ansiosos para trabalhar juntos em nossos projetos e iniciativas futuras!

HOMOLOGAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2024/1

LISTA DE HOMOLOGADOS – EDITAL Nº 02/2024 – Processo Seletivo 2024/1

1 – Rodrigo da Costa Cardoso

2 – Luan Henrique dos Santos Rocha

3 – Guilherme dos Santos Tedesco

Conforme cronograma, dia 30/04/2024 às 8:30, por videoconferência, ocorrerá a apresentação do projeto e entrevista.