Início do conteúdo
    Notícias
  • Homologação das inscrições para eleição da Direção e Núcleo Administrativo – ICH

    Nos termos do EDITAL Nº. 01/2022 – Eleição para a direção do Instituto de Ciências Humanas – ICH/UFPEL, foi homologada a seguinte chapa:

    Candidato a Diretor: SEBASTIÃO PERES e Candidata a Vice-Diretora: ANDREA LACERDA BACHETTINI.

    E nos termos do EDITAL Nº. 02/2022 – Eleição para chefia do núcleo administrativo do Instituto de Ciências Humanas – ICH/UFPEL, foi homologada a seguinte candidatura:

    Candidata: Mariuza Toledo Pinheiro

     

    Comissão Eleitoral:

    Servidor Docente Wilian Junior Bonete

    Servidora Técnica-Administrativa Thaise Schaun

    Discente Letícia Quintana Lopes

  • Nota de pesar – Paulo Cesar Alvariza dos Reis

    A Universidade Federal de Pelotas comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu egresso do curso de História, Paulo Cesar Alvariza dos Reis, no dia 13 de setembro. O Departamento de História e a universidade se solidarizam com os familiares e amigos neste momento de pesar.

  • EDITAL – Concurso Professor Efetivo

    Departamento de Museologia, Conservação e Restauro – DMCOR/UFPel

    A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Administração de Pessoal – CAP, torna pública a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para a CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR (DMCOR/UFPel).

    As inscrições serão realizadas no período compreendido entre as 18 horas do dia 08/09/2022 até às 23h 59min de 26/09/2022, exclusivamente via INTERNET, no endereço: http://ces.ufpel.edu.br/conctecadmed0018_2022/

    Mais informações podem ser obtidas através do EDITAL CAP Nº 18, 5 DE SETEMBRO DE 2022, contido no link abaixo.

    Edital_Concurso Professor Efetivo UFPel

     

  • Inauguração do novo ambiente de trabalho do LEPAARQ e Reserva Técnica de Arqueologia do ICH

    “No ano de 2022 o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, o LEPAARQ, fez seu 22º aniversário. No princípio, o LEPAARQ foi abrigado em duas salas pequenas no interior do prédio do Instituto de Ciências Humanas, com um mobiliário bastante modesto e precário, como geralmente ocorre na constituição de novos centros de pesquisa em Universidades Federais, no Brasil. Com o tempo, as condições de infra-estrutura do LEPAARQ foram sendo qualificadas. Investimentos significativos foram destinados às coleções arqueológicas salvaguardadas pelo Laboratório, mas o espaço físico sempre foi um problema que parecia irremediável. No ano de 2017, começamos um movimento de qualificação do espaço físico, que envolveu a mudança do LEPAARQ para outro setor dentro do mesmo prédio do ICH. Agora, no novo espaço, o Laboratório conta com um grande e qualificado espaço de trabalho, em que as pessoas e as coisas que lá atuam podem ter maior conforto e segurança para o desenvolvimento do seu trabalho quotidiano. Com isso, o LEPAARQ passa não apenas a dar mais conforto e comodidade a todas as pessoas que circulam no dia a dia, mas também poderá atender melhor o Bacharelado em Arqueologia e o Programa de Pós-graduação em Antropologia, com linha de formação em Arqueologia (PPGAnt-UFPEL), na medida em que irá disponibilizar um espaço didático e uma Reserva Técnica mais qualificados. Todo esse trabalho de qualificação e mudanças foi um esforço coletivo.
    Muitas pessoas se envolveram desde, pelo menos, 2017 e alguns nomes devem ser lembrados. Gostaria, primeiramente, de agradecer a pessoa do
    Jorge Oliveira Viana, que não mediu esforços, realizando um grande trabalho burocrático e de planejamento, que foi acompanhado pela colega Luciana Peixoto. Ambos demonstraram o valor do funcionalismo público de qualidade, além de um amor gigantesco pela Instituição. Agradecer também ao Diretor do ICH, o Professor Sebastião Peres, por todo apoio institucional, assim como aos colegas da Pró-Reitoria de Planejamento e
    Desenvolvimento (PROPLAN-UFPEL) e da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS).”

    Rafael Guedes Milheira – Coordenador do LEPAARQ/UFPEL

  • Novo local de Atendimento ao público – Secretaria Acadêmica do ICH

    A partir de 18/07/2022, as Secretarias dos Colegiados dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado), Antropologia, Arqueologia; Departamentos de História e Antropologia/Arqueologia, assim como as Secretarias das Pós-Graduações de História, Antropologia e Geografia, passam a realizar os seus atendimentos presenciais na Sala 121, do Campus 1 do ICH (Rua Alberto Rosa, 154 – Térreo), em uma única Secretaria Acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, com intuito de melhor atendimento à comunidade acadêmica.

  • EIDTAL PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea

    Estão abertas as inscrições  referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de  História Moderna e Contemporânea – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

    As inscrições estão abertas de 23/06/2022 a 23/07/2022, para uma carga horária de até 20h semanais (conforme necessidade do curso) e remuneração que varia de R$ 1.100,00 a R$ 1.300,00 (de acordo com a função a ser exercida).

    Mais informações estão disponíveis no Edital Professor Formador – UFPEL 2022.

  • Passaporte vacinal

    Por determinação do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas, o acesso às dependências da UFPel está condicionado à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 enquanto durar a pandemia causada pelo coronavírus. A disposição é válida para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e público em geral.

    O comprovante poderá ser solicitado a qualquer tempo, nas portarias de prédios da Universidade ou durante a permanência em espaços físicos da instituição. Poderão ser apresentadas a carteira de vacinação digital, disponível na plataforma ConecteSUS, do Sistema Único de Saúde, sendo este o preferencial, ou a caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido por instituição governamental brasileira quando da vacinação. Será considerado o esquema vacinal completo, ou seja, composto por, no mínimo, duas doses.

    O passaporte também está sendo requisitado para o processo de confirmação de matrícula. Para tanto, os estudantes devem cadastrados em seu perfil no cobalto o comprovante de vacinação. Para cadastra-lo, deve-se acessar a opção “Perfil” no Cobalto e clicar na aba “Vacinação COVID-19”. Ali deve ocorrer o upload do arquivo, com o posterior comando de adicionar. Matrículas em disciplinas presenciais cujos alunos não realizem o cadastro serão automaticamente trancadas.

    Exceção será aberta para pessoas com contraindicação médica para as vacinas existentes no mercado; nesse caso, deverá ser mostrado atestado médico justificando a não imunização. Para acesso de pessoas não vacinadas, será necessária apresentação de laudo relativo a exames negativos ao coronavírus do tipo RT-PCR ou de antígeno realizados até 72 horas antes.

    Aplicativo

    Aliado à exigência do passaporte vacinal e ao rastreamento de contatos, uma ferramenta do sistema acadêmico Cobalto, composta por um breve questionário de três perguntas, avalia as possibilidades individuais de transmissão do coronavírus. A ideia é que a ferramenta seja utilizada diariamente por estudantes e servidores da UFPel antes mesmo de saírem de casa.

    Após as respostas, o aplicativo trará o resultado na forma de sinais verde ou vermelho: o primeiro significa que a pessoa está apta a acessar os ambientes da UFPel; no caso do segundo, a orientação é que o estudante ou servidor permaneça em casa e entre imediatamente em contato com o Disque Covid para possível rastreamento de contatos.

    Assim como o passaporte vacinal, o sinal verde do aplicativo pode ser solicitado para acesso às dependências da Universidade, por isso a orientação de que as perguntas sejam respondidas antes do deslocamento à UFPel.

    O questionário, no entanto, não é uma ferramenta de diagnóstico; no entanto, permite o encaminhamento para uma análise mais personalizada de cada caso, a ser feita pelo Disque Covid, serviço de informações e monitoramento de casos da doença na Universidade.

    A ferramenta pode ser acessada por meio do aplicativo do sistema Cobalto, na aba “Monitoramento COVID”. O app está disponível para ser baixado na loja de aplicativos das plataformas Android e iOS.

     

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/03/07/cuidados-com-a-covid-marcam-volta-as-aulas/

  • Prae informa sobre funcionamento dos RUs a partir de 07 de março

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (Prae/UFPel) informa à comunidade acadêmica os horários e logística de funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs) a partir do dia 07 de março.

    RU Central (RU da Rua Santa Cruz)
    Somente entrega de marmitas.

    De segunda-feira a sexta-feira:

    Almoço – 11h às 14h
    Jantar – 17h30min às 19h

    Finais de Semana e Feriados:
    Almoço – 11h30min às 13h
    Jantar – 17h30min às 19h

    RU Campus Anglo
    Somente entrega de marmitas, mediante solicitação pelo formulário até as 9h para o almoço e as 15h para o jantar do dia da refeição requerida. O refeitório estará disponível para quem desejar fazer suas refeições no local.

    De segunda a sexta-feira:
    Almoço – 1130min às 13h30min
    Jantar – 18h às 19h

    RU Campus Capão do Leão
    Somente entrega de marmitas, mediante solicitação pelo formulário até as 9h do dia da refeição requerida. O refeitório estará disponível para quem desejar fazer suas refeições no local.

    De segunda a sexta-feira:
    Almoço – 11h30min às 13h30min

    Cuidados
    Para fazer o consumo das refeições no refeitório, é imprescindível a apresentação do passaporte vacinal (mínimo duas doses). Na hipótese da não efetivação do esquema vacinal completo decorrer de expressa contraindicação da vacina contra a COVID-19, por motivo de saúde, regularmente comprovado por atestado médico, o acesso ao refeitório estará condicionado à obrigatória apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para COVID-19 realizados nas últimas 72 horas, aos atendentes dos RUs.

     

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/03/04/prae-informa-sobre-funcionamento-dos-rus-a-partir-de-07-de-marco/