Inauguração do novo ambiente de trabalho do LEPAARQ e Reserva Técnica de Arqueologia do ICH

“No ano de 2022 o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, o LEPAARQ, fez seu 22º aniversário. No princípio, o LEPAARQ foi abrigado em duas salas pequenas no interior do prédio do Instituto de Ciências Humanas, com um mobiliário bastante modesto e precário, como geralmente ocorre na constituição de novos centros de pesquisa em Universidades Federais, no Brasil. Com o tempo, as condições de infra-estrutura do LEPAARQ foram sendo qualificadas. Investimentos significativos foram destinados às coleções arqueológicas salvaguardadas pelo Laboratório, mas o espaço físico sempre foi um problema que parecia irremediável. No ano de 2017, começamos um movimento de qualificação do espaço físico, que envolveu a mudança do LEPAARQ para outro setor dentro do mesmo prédio do ICH. Agora, no novo espaço, o Laboratório conta com um grande e qualificado espaço de trabalho, em que as pessoas e as coisas que lá atuam podem ter maior conforto e segurança para o desenvolvimento do seu trabalho quotidiano. Com isso, o LEPAARQ passa não apenas a dar mais conforto e comodidade a todas as pessoas que circulam no dia a dia, mas também poderá atender melhor o Bacharelado em Arqueologia e o Programa de Pós-graduação em Antropologia, com linha de formação em Arqueologia (PPGAnt-UFPEL), na medida em que irá disponibilizar um espaço didático e uma Reserva Técnica mais qualificados. Todo esse trabalho de qualificação e mudanças foi um esforço coletivo.
Muitas pessoas se envolveram desde, pelo menos, 2017 e alguns nomes devem ser lembrados. Gostaria, primeiramente, de agradecer a pessoa do
Jorge Oliveira Viana, que não mediu esforços, realizando um grande trabalho burocrático e de planejamento, que foi acompanhado pela colega Luciana Peixoto. Ambos demonstraram o valor do funcionalismo público de qualidade, além de um amor gigantesco pela Instituição. Agradecer também ao Diretor do ICH, o Professor Sebastião Peres, por todo apoio institucional, assim como aos colegas da Pró-Reitoria de Planejamento e
Desenvolvimento (PROPLAN-UFPEL) e da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS).”

Rafael Guedes Milheira – Coordenador do LEPAARQ/UFPEL

Publicado em 24/08/2022, na categoria Veja aqui todas as Notícias.