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O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de MIGUEL CALDAS MACHADO, estudante […]
O Instituto de Ciências Humanas informa a publicação do EDITAL Nº 001/2024, para SELEÇÃO de PROFESSOR FORMADOR – CLHD/UAB/UFPel. O Processo Seletivo destina-se ao […]
Seminário em Estudos Interdisciplinares em Patrimônio
Jesuítico-Guarani
09 e 10/08/2018,
Museu do Doce em Pelotas-RS
O evento é fruto de colaborações entre a UFPel, a UFMG e a Universidade Técnica de Munique (TUM, Alemanha), no âmbito de estudos da Ciência da Conservação em bens culturais Jesuítico-Guarani.
Tem como objetivo discutir estudos inter e transdisciplinares desenvolvidos no tema de patrimônio Jesuítico-Guarani com a aplicação das ciências em questões artísticas, históricas, sociais, museológicas, patrimoniais e de conservação-restauração.
Tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais em museologia, arqueologia, história, antropologia, conservação-restauração, ciência da conservação, ciência do patrimônio e áreas correlatas para compartilharem e discutirem resultados obtidos e metodologias utilizadas em suas pesquisas, para discutirem e mostrarem possibilidades da aplicação das ciências duras na elucidação de questões patrimoniais, para promoverem discussões interdisciplinares e para dialogarem sobre possíveis futuras cooperações em níveis nacional e internacional.
Espera-se também receber pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalhem com outros temas, mas que tenham interesse na atuação conjunta entre ciências humanas e ciências duras.
O projeto é uma parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da UFPel (DMCOR-UFPEL) e o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado (IEA-USP).
O objetivo principal deste conjunto de debates é reunir especialistas de diversas áreas da conservação e restauração de bens culturais, tais como museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da conservação, para discutir tópicos de relevância com transmissão online e participação em tempo real dos espectadores, permitindo acesso e participação o mais abrangente e democrático possível.
Diante da crise nos serviços de transporte e a dificuldade de pleno desenvolvimento das atividades da Universidade Federal de Pelotas, a Reitoria comunica, que, na terça-feira, dia 29 de maio:
a) todas as atividades acadêmicas estão suspensas;
b) em relação às atividades administrativas, estão desde logo justificadas as ausências daqueles servidores que, dadas as dificuldades de deslocamento, não puderem comparecer ao trabalho;
c) o Restaurante Universitário do Capão do Leão não abrirá;
d) o Restaurante Universitário da Telles atenderá somente aos bolsistas;
e) o Restaurante Universitário da Santa Cruz funcionará normalmente para almoço e jantar na terça e na quarta-feira.
Na terça-feira à tarde, a Reitoria vai se reunir para avaliar a situação do momento e emitir comunicado com novas orientações.
Diante da crise nos serviços de transporte e a dificuldade de pleno desenvolvimento das atividades da Universidade Federal de Pelotas, a Administração Central comunica que, na segunda-feira, dia 28 de maio:
a) todas as atividades acadêmicas estão suspensas;
b) as atividades administrativas estão mantidas, mas pede-se a compreensão das chefias por eventuais atrasos ou descontinuidade nos serviços;
c) o Restaurante Universitário do Capão do Leão não abrirá;
d) o Restaurante Universitário da Telles atenderá somente os bolsistas;
e) o Restaurante Universitário da Santa Cruz funcionará normalmente.
Na segunda-feira à tarde, a Administração Central vai se reunir para avaliar a situação do momento e emitir comunicado com novas orientações.
A Direção do Instituto de Ciências Humanas informa que o acesso aos prédios da instituição segue normal na segunda-feira, entretanto, adverte para a possível precariedade nos atendimentos prestados, haja vista a falta de pessoal e/ou a impossibilidade de cumprimento dos horários de trabalho, face a situação em curso. Solicita a todos que limitem suas demandas ao que for essencialmente necessário. Permanece à disposição para auxiliar no que for possível.
Organização: Rede de Museus, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que inclui várias unidades da UFPel (Museu do Doce, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Museu de História Natural Carlos Ritter, Museu Arqueológico e Antropológico – MUARAN, Laboratório de Astronomia, HerbárioPel, Planetário UFPel, HISALES), Projetos de Extensão (Museu Grupelli, Museu Histórico de Morro Redondo, Museu das Coisas Banais, Museu da Colônia Maciel, Museu da Colônia Francesa), os cursos de Museologia, Conservação e Restauração, Gastronomia e também o Museu da Baronesa.
A Semana dos Museus da UFPel ocorre paralelamente à 16ª Semana Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano versa sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM): Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. A semana dos Museus da UFPel 2018 buscará discutir, refletir e trocar experiências com a comunidade local e regional abordando o tema “Museus hiperconectados”. Para isto estará oferecendo uma série de eventos abertos ao público em geral e com participação da comunidade acadêmica através das instituições e projetos que compõem a Rede de Museus da UFPEL.
De 24 a 26 de maio será realizada a 1ª Semana Acadêmica Africana de Pelotas, evento promovido pelos estudantes africanos, em parceria com o Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na programação estão palestras, atividades culturais e cinema, que ocorrerão nas dependências da UFPel. Nesta primeira edição, o tema é “Colonização/Descolonização Africana e as Transformações Socioeconômicas e Culturais no Continente”.
O evento se justifica por ressaltar a importância da data do 25 de maio – Dia Internacional da África – para os africanos e para os demais países da diáspora. Também por observar a necessidade de divulgar a situação socioeconômica, geopolítica e cultural do continente.
Mundo afora, muitas iniciativas evocarão o nome da África levantando diversas interrogações acerca do continente em geral e de seu povo em particular. No entanto, segundo a organização do evento, faz-se necessário aproveitá-la para uma reflexão sobre as representações estereotipadas sobre os africanos. “Vamos deixar de lado as imagens de fome, doença, miséria moral e morte, que dão forma e sustentam a limitada representação sobre o continente e dar espaço à África que desconhecemos: aos avanços econômicos, à diversidade étnica e cultural, e a atitudes solidárias e reivindicativas dos africanos”, destacam os organizadores.
O Dia da África
O Dia da África é a comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OAU), em 25 de maio de 1963.
“Em 25 de maio de 1963, esses grandes visionários tomaram o passo histórico e formaram uma instituição que seria a vanguarda das aspirações de liberdade, unidade e solidariedade do povo africano. Este Dia não teria sido possível sem os sacrifícios dos pais fundadores e dos heróis e heroínas africanos que lutaram para libertar o nosso continente dos vestígios do colonialismo, do racismo e do apartheid. Hoje, somos livres por causa dos sacrifícios que fizeram”. (Sua excelência, Robert Mugabe, presidente da União Africana).
Apesar da dissolução da OAU e do estabelecimento de sua sucessora, a União Africana, em 2002, o nome e a data foram mantidos como uma celebração da unidade africana.
Todos os anos, o Dia da África é a oportunidade para celebrar as realizações do continente e para refletir sobre os desafios que ainda restam. A Semana da África é um evento anual promovido pelas Delegações Africanas Permanentes perante a UNESCO, que visa a aumentar a visibilidade da África, destacando a diversidade de seu patrimônio cultural e artístico.
Esta celebração é uma oportunidade para organizar conferências e debates sobre várias questões importantes a respeito do continente africano e das influências desse continente na história e na cultura brasileira.
Programação e inscrições Clique aqui e veja a programação completa e o link para as inscrições.
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ), em homenagem aos 10 anos do Curso de Antropologia na UFPEL, realiza mais um Café Arqueológico, com o tema: Pesquisa na Graduação.
O evento acontecerá no dia 11 de maio, sexta-feira, no Auditório da FaE (Sala 352 do CCHS). A apresentação será de Gabriel Oliveira e Ana S. Valus, ambos graduandos em Antropologia, UFPEL.
O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR), do Departamento de Geografia (ICH/UFPEL), realiza, de 9 a 12 de maio de 2018 o XIV SEUR – Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais -, com o tema “Educação para a Cidadania”. Juntamente, será realizado o III Colóquio sobre Cidade e Cidadania. O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65) na parte da noite, quando acontecerão as palestras. Os trabalhos selecionados serão apresentados no Instituto de Ciências Humanas da Rua Alberto Rosa, 154 e no Campus II (Rua Barroso, 1202), de acordo com a programação.
Prêmio Professor Mário Rosa
Juntamente com o XIV SEUR ocorrerá a entrega do VII Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, homenagem que será prestada à professora Helena Copetti Callai, da UNIJUI.
Profa. Helena Copetti Callai
A professora homenageada possui graduação em Geografia pela FIDENE- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996).É pós doutora pela UAM – Universidad Autônoma de Madrid- Espanha, (com bolsa da CAPES). Atualmente é professora titular no DHE – Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como orientadora de PIBIC/CNPq, de mestrado, doutorado e pós-doutorado no PPGEC- Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. .É professora , visitante – na UAHC – Universidad Academia de Humanismo Cristiano– Santiago do Chile. É tutora de convenio internacional – UNIJUI – UAM – Universidad Autônoma de Madrid – Espanha, e do do convenio – UNIJUI -UAHC – Universidad Academia de Humanismo Cristiano., Santiago do Chile. Pesquisadora do CNPq- Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação geográfica, ensino de geografia, estudos da cidade, cidadania, educação, formação de professores, currículo, avaliação institucional.
O Conselho Departamental do ICH, em reunião realizada o dia 27/03/2018, aprovou o seguinte Calendário de Reuniões:
Reuniões do Conselho Departamental do ICH em 2018/1
16/04/2018, segunda-feira;
15/05/2018, terça-feira;
20/06/2018, quarta-feira;
19/07/2018, quinta-feira;
20/08/2018, segunda-feira.
Veja, a seguir, a íntegra do memorando circular aprovado.
Tendo em vista o melhor planejamento e organização dos trabalhos da secretaria geral do ICH, bem como a sistematização dos trâmites de documentos na unidade, as reuniões do Conselho Departamental seguirão as seguintes instruções.
As reuniões do primeiro período de 20186 serão realizadas sempre às 14h30min, com os assuntos de ordem geral e as 17h30min para apreciação de projetos de ensino, pesquisa e extensão e autorizações de afastamento de docentes com DE para participarem em atividades esporádicas. Excepcionalmente, poderão ser marcadas reuniões em outros horários.
As reuniões seguirão o seguinte calendário:
16/04/2018, segunda-feira;
15/05/2018, terça-feira;
20/06/2018, quarta-feira;
19/07/2018, quinta-feira;
20/08/2018, segunda-feira.
A ordem do dia dos assuntos a serem apreciados nas reuniões será fechada sempre 72 horas antes da reunião respectiva, quando será encerrada a convocação. Os assuntos apresentados após a expedição da convocação serão encaminhados automaticamente para a pauta da reunião seguinte.
Nos termos do Regimento da UFPEL, de acordo com o artigo 29, parágrafo segundo “a matéria não constante da ordem do dia somente poderá ser tratada em regime de urgência com requerimento aprovado por 2/3(dois terços) dos membros do respectivo Conselho”.
Não haverá na pauta o tema “Outros Assuntos”, haja vista a necessidade de encaminhamento prévio dos assuntos que, obrigatoriamente constarão da ordem do dia.
Havendo urgência na tramitação de encaminhamentos feitos ao Conselho Departamental e atendido o prazo normativo de cinco dias, o Presidente poderá fazer o encaminhamento ad referendum do Conselho.
Em casos excepcionais, considerada a urgência e a necessidade da observância de prazos, o Presidente do Conselho Departamental poderá convocar reuniões extraordinárias.
Não havendo assuntos suficientes que justifiquem a realização das reuniões previamente agendadas poderá haver o cancelamento mediante prévio aviso.
De acordo com o artigo 96 do Regimento da UFPEL “O comparecimento dos membros do Conselho Departamental, às respectivas sessões é obrigatório e preferencial a qualquer atividade da Unidade, aplicando-se as disposições do artigo 27 deste Regimento”.
As convocações para as reuniões serão enviadas indistintamente para os titulares e respectivos suplentes, cabendo aos representantes agendarem entre si o comparecimento à reunião.
O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de […]