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    Notícias
  • Eleição para Direção do ICH. CD aprova calendário eleitoral.

    Na reunião do dia 20 de junho de 2018 o Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas aprovou o Calendário Eleitoral proposto pela Comissão indicada para conduzir o processo no ICH, nos termos do Edital, como segue.

    A Comissão Eleitoral, do Conselho Departamental, comunica que estarão abertas as inscrições para os/as candidatos/as que desejem concorrer à Direção do Instituto de Ciências Humanas/ ICH da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel, conforme segue:
    1. A inscrição dos/as candidatos/as será no período de 17 a 19 de setembro do ano corrente, das 14h às 18h, na Secretaria do ICH;
    2. As inscrições para concorrer ao cargo de Diretor/a e Vice-Diretor/a serão feitas por CHAPAS, um nome para Diretor/a e outro para Vice-Diretor/a;
    3. Somente podem inscrever-se docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior, ocupantes dos cargos de Professor/a Associado/a ou de Professor/a Adjunto/a (nível 4), portadores/as do título de doutor/a;
    4. A divulgação das homologações das candidaturas pela Comissão Eleitoral será realizada em 24 de setembro do ano corrente e estará disponível para consulta na Secretaria do ICH;
    5. Candidaturas não homologadas terão prazo de 48 horas para recurso;
    6. A consulta à comunidade acadêmica ocorrerá em 16 de outubro do ano corrente, nas dependências do ICH;
    7. O pleito eleitoral será realizado em 18 de outubro do ano corrente pelo Conselho Departamental/ CD, em reunião convocada para esta finalidade. Na reunião serão apresentados os candidatos inscritos, os quais deverão fazer sua apresentação durante quinze minutos e entregar ao CD documento contendo sua proposta de trabalho para Gestão;
    8. Será considerado vencedor os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos válidos;
    9. Em caso de empate será considerado o critério de antiguidade na carreira para desempate; e
    10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

    CRONOGRAMA
    Inscrição dos/as candidatos/as
    17 a 19 de setembro de 2018

    Homologações das candidaturas
    24 de setembro de 2018

    Consulta à comunidade acadêmica
    16 de outubro de 2018

    Pleito eleitoral
    18 de outubro de 2018

    Pelotas, 20 de junho de 2018.
    Comissão Eleitoral
    Servidor Docente Moisés Ortemar Rehbein
    Servidora Técnica-administrativa Thaise Schaun
    Discente Rui Delgado

  • Benefícios Estudantis: esclarecimentos

    Para melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Seção de Perícia Médica aos/às estudantes da Universidade, solicitamos ampla divulgação das informações que seguem:

    1. A Seção de Perícia Médica possui a responsabilidade de recebimento de atestados de estudantes somente acima de 3 dias de afastamento. Inferior a esse período deverão ser recebidos diretamente nos respectivos colegiados. ​

    2. Avaliação de Segunda Chamada ​NÃO requer avaliação pericial na Seção de Perícia Médica, devendo ser solicitada diretamente no Colegiado do Curso.

    Resolução nº 14 de 28 de outubro de 2010 dispõe sobre o  Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel:

    “Art. 68 O discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao Colegiado de Curso até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior.”

    3. Exercício Domiciliar: O/a acadêmico/a que se enquadrar nas situações abaixo relacionadas poderá procurar a Seção de Perícia Médica (Rua Gomes Carneiro, 01 Sala 210 – Campus Anglo) solicitar exercícios domiciliares através do preenchimento de formulário específico e apresentar atestado médico.  A Perícia irá analisar e emitir parecer, encaminhando o formulário ao colegiado do curso. Em caso de deferimento, o colegiado deverá comunicar o/a professor/a responsável pela disciplina para que este providencie o atendimento especial. O/a aluno/a, ao tomar conhecimento do deferimento da solicitação, também deverá entrar em contato com o/a professor/a responsável pela disciplina.

     Resolução nº 14 de 28 de outubro de 2010 que dispõe sobre o  Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel:

    “Art. 32. Será assegurado, sem prejuízo da legislação em vigor, exercício domiciliar no processo de ensino e de aprendizagem, resguardada a qualidade do trabalho acadêmico:

    a) à aluna gestante que, por ordem médica, esteja impedida de frequentar as atividades acadêmicas;

    b) licença maternidade;

    c) ao discente com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos, doenças infecto-contagiosas ou outras condições caracterizadas por incapacidade física, incompatível com a freqüência normal às atividades acadêmicas;

    d) ao discente portador de necessidades educativas especiais, quando não for possível sua integração ao ambiente acadêmico.

    § 1º. O tratamento excepcional será autorizado pelo Colegiado de Curso com aquiescência da respectiva Unidade Acadêmica, com base em requerimento acompanhado de laudo médico, emitido até o décimo quinto dia posterior à ocorrência do fato impeditivo

    § 2º. A concessão de tratamento excepcional fica condicionada à possibilidade de garantia de continuidade do processo didático-pedagógico.

    § 3º. O laudo médico deverá ser homologado pela perícia médica da Universidade Federal de Pelotas.

    § 4º. A Diretoria de Registros Acadêmicos deverá ser comunicada imediatamente, no caso do regime de exercício domiciliar ser concedido.

    Art. 33. Não será concedido exercício domiciliar ao discente matriculado em atividade isolada, e ao discente matriculado nas atividades curriculares que ofereçam:

    I – estágio curricular;

    II – práticas laboratoriais ou ambulatórias;

    III – atividades cuja execução não possa ocorrer fora do ambiente da Universidade Federal de Pelotas;

    IV – demais atividades cuja natureza seja incompatível com o exercício domiciliar.”

    4. Trancamento Geral de Matrícula (Resolução 16/2016): deverá ser solicitado pessoalmente pelo/a aluno/a (mediante apresentação de documento de identificação) ou por procurador (mediante a apresentação de documento procuratório) diretamente na Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA no Núcleo de Atendimento ao Aluno – na sala 101, onde o/a acadêmico/a preencherá um formulário específico para tal finalidade, e o mesmo será analisado e registrado no ato da solicitação, sem necessidade de ser repassado ao Colegiado.

    No que tange a necessidade de trancamento por motivo de saúde do/a próprio/a aluno/a  a Coordenação de Registros Acadêmicos encaminhará a Seção de Perícia Médica da UFPel.

    A Seção de Perícia Médica está localizada no Campus Porto, Rua Gomes Carneiro, 01 – sala 210. Telefone 53-32843985. Horário de atendimento das 8h às 20h.

    Carolina Andersson Bunde

    Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida

  • SACE anuncia troca de quadros no Campus II durante as férias

    Informamos que no prédio do Campus II (Almirante Barroso, 1202) algumas salas de aula estão com os quadros com condições de uso inadequados, no entanto, a troca desse item será realizado somente no período de férias em virtude das particularidades descritas abaixo:

    1 – Não há quadros em estoque no almoxarifado 05 para reposição;

    2- Foram adquiridos quadros de vidro no final do ano passado para serem instalados antes do início do semestre de 2018-1, contudo houve atraso na fabricação desse material, e a entrega também atrasou, chegando apenas em maio deste ano;

    3 – Com as aulas em andamento e com as salas com quase 100% de seus horários ocupados, a troca dos quadros será feita no período de férias, pois como se trata de material com risco (quadros de vidro) para os usuários, caso eles quebrem, foi acordado que a troca aconteceria entre 06/08/2018 e 10/08/2018;

    5 – Como se trata de material com risco de quebrar, não há possibilidade de deixá-lo na sala sem a instalação imediata;

    4 – Pedimos a compreensão de todos, porque há situações que não são do controle da Universidade, como o atraso na entrega, entre outros fatores.

    Ademais, aproveito para informar que chegaram hoje, dia 15/06/2018, os marcadores de quadro branco, os quais serão distribuídos nos prédios gerenciados pela SACE na segunda feira dia 18/06/2018.

    Observação: Nos demais prédio em que o mesmo problema está ocorrendo, as orientações são as mesmas.

  • Nota de falecimento de aluno da Antropologia

    É com profundo pesar que noticiamos o falecimento de Diego Vargas Moraes, estudante do Curso de Bacharelado em Antropologia, ocorrida hoje, 13/06/2018. Diego tinha ativa participação na divulgação de eventos acadêmicos para estudantes das Ciências Humanas, sempre incentivando demais colegas a se envolverem nas mais diversas atividades acadêmicas.

    O Bacharelado em Antropologia, em luto, suspende as aulas no dia de hoje, 13/06/2018. Uma comitiva formada por docentes e estudantes sairá do ICH, Campus Alberto Rosa, às 16h30 para prestar solidariedade à família enlutada.

    Externamos aqui nossos sentimentos de dor.

  • I SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA: “APROXIMANDO CMP E ICH/UFPEL”

    Geografia do ICH e do Colégio Municipal Pelotense em parceria

    Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/06/18) ocorrerá um evento organizado sob a coordenação do professor João Nei Pereira das Neves, do Colégio Municipal Pelotense (CMP)que marca a parceria entre o ICH e o CMP, por intermédio da Geografia.

    O objetivo é aproximar da escola o saber acadêmico produzido na universidade e vice-versa, usando como foco o saber geográfico. Durante os dois dias professores e estudantes das duas instituições terão a oportunidade de trocarem conhecimentos, ideias e compartilhar trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito da Geografia.

    A participação é gratuita e será conferido certificado de participação aos estudantes das duas instituições que estiverem interessados.

    Veja a programação do evento.

    Dia 14/06 – Quinta-feira

    7h30min – Credenciamento
    8h – Abertura
    8h45min – Momento Cultural
    9h10 min – MESA 1 “A Formação do
    Professor de Geografia”
    PROF. DR. SIDNEY GONÇALVES VIEIRA
    PROF. DRDO. DIONE DUTRA LIHTNOV
    PROF. MS. CARLOS ALBERTO BARZ
    PROF. CLAUDIONALDO GOMES BEZERRA
    9h50min – Intervalo

    19h – Credenciamento
    19h30min – Momento Cultural
    20h – Apresentação de Trabalhos
    20h45min – Intervalo
    21h – Apresentação de Trabalhos

    Dia 15/06 – Sexta-feira

    7h30min – Credenciamento
    8h – Momento Cultural
    9h10min – MESA 2 “Ensinar e aprender
    Geografia na perspectiva inclusiva
    integrando Universidade e Escola”
    PROF. DR. SANDRO DE CASTRO PITANO
    PROFª. DRª. ROSA ELENA NOAL
    PROF. ANTONIO CARLOS BREM COI
    9h50min – Intervalo

    19h – Momento Cultural
    19h30min – Apresentação de Trabalhos
    20h20min – Oficinas

  • Segue hoje o curso de extensão O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil

    “Cidade e Cidadania: Participação popular e autonomia”.

    Estão abertas as inscrições para mais um encontro do Curso de Extensão O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil (UFPel). O evento será 12/06, às 19h, no Auditório do Campus II-ICH/UFPel (Almirante Barroso, 1202), e a oficina será a seguinte: Sidney Gonçalves Vieira, Robinson Santos Pinheiro, com a participação do Laboratório de Estudos Urbanos (LEUR/ICH/UFPel) e do Observatório de Conflitos Urbanos (UCPel): “Cidade e Cidadania: Participação popular e autonomia”.

    Segue aqui o link para o formulário de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/10hsN915dRlI6DA_yaI5qyyN2IfAxXcvye4TcIMcN6bA/edit . Os encontros são semanais, ocorrerão até 01/08/2018 e haverá certificação de participação.

    Para mais informações acessem a página do Curso no Facebook: https://www.facebook.com/golpe2016UFPel/

  • Aulas retornam na segunda (4)

    Considerando que a crise no abastecimento de combustíveis ainda não permite que nesta quarta-feira (30) restabeleçam-se as plenas condições de deslocamento da comunidade acadêmica;

    considerando que na quinta-feira é feriado nacional;

    considerando que, mesmo que a partir desta quarta-feira amenizem-se as consequências da crise, dificilmente a universidade estará na sexta e no sábado em condições de pleno funcionamento, dada a instabilidade gerada na última semana, a Reitoria comunica que:

    a) na quarta-feira, 30 de maio, todas as atividades acadêmicas permanecem suspensas;

    b) em relação às atividades administrativas, continuam desde logo justificadas as ausências daqueles servidores que, dadas as dificuldades de deslocamento, não puderem comparecer ao trabalho;

    b) fica decretado ponto facultativo na sexta-feira, dia 01/06, e no sábado, 02/06;

    c) o Restaurante Universitário do Capão do Leão não abrirá esta semana;

    d) na quarta-feira, o Restaurante Universitário da Telles atenderá somente aos bolsistas; não abrirá na quinta e na sexta-feira; no final de semana mediante aquisição de tíquetes;

    e) o Restaurante Universitário da Santa Cruz funcionará normalmente para o almoço e a janta na quarta-feira, na quinta-feira (com aquisição de tíquetes) e na sexta-feira;

    f) a Reitoria proporá ao Cocepe que analise oportunamente a conveniência de adequação do Calendário Acadêmico, de forma a garantir o encerramento do ano letivo em 2018.

     

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/05/29/atividades-academicas-retornam-na-segunda-4/

  • Seminário em Estudos Interdisciplinares em Patrimônio Jesuítico-Guarani

    Seminário em Estudos Interdisciplinares em Patrimônio

    Jesuítico-Guarani

    09 e 10/08/2018,

    Museu do Doce em Pelotas-RS

    O evento é fruto de colaborações entre a UFPel, a UFMG e a Universidade Técnica de Munique (TUM, Alemanha), no âmbito de estudos da Ciência da Conservação em bens culturais Jesuítico-Guarani.

    Tem como objetivo discutir estudos inter e transdisciplinares desenvolvidos no tema de patrimônio Jesuítico-Guarani com a aplicação das ciências em questões artísticas, históricas, sociais, museológicas, patrimoniais e de conservação-restauração.
    Tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais em museologia, arqueologia, história, antropologia, conservação-restauração, ciência da conservação, ciência do patrimônio e áreas correlatas para compartilharem e discutirem resultados obtidos e metodologias utilizadas em suas pesquisas, para discutirem e mostrarem possibilidades da aplicação das ciências duras na elucidação de questões patrimoniais, para promoverem discussões interdisciplinares e para dialogarem sobre possíveis futuras cooperações em níveis nacional e internacional.
    Espera-se também receber pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalhem com outros temas, mas que tenham interesse na atuação conjunta entre ciências humanas e ciências duras.
    Maiores informações podem ser obtidas em:

  • Em debate: a conservação e a restauração no Brasil


    Em debate:

    a conservação e a restauração no Brasil

    O projeto é uma parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da UFPel (DMCOR-UFPEL) e o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado (IEA-USP).

    O objetivo principal deste conjunto de debates é reunir especialistas de diversas áreas da conservação e restauração de bens culturais, tais como museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da conservação, para discutir tópicos de relevância com transmissão online e participação em tempo real dos espectadores, permitindo acesso e participação o mais abrangente e democrático possível.
    Uma descrição mais completa do projeto e acesso aos vídeos dos encontros anteriores podem ser obtidos em
    http://www.forumpermanente.org/event_pres/jornadas/mesas-redondas-em-conservacao-e-restauracao/em-debate-conservacao-e-preservacao-no-brasil

    O tema desta quarta mesa será “Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente”, em 15/06/2018 às 10h, e maiores detalhes podem ser obtidos em
    http://www.iea.usp.br/eventos/conservacao-e-a-restauracao-4
  • UFPel permanece sem aulas nesta terça (29)

    UFPel permanece sem aulas nesta terça (29)

    Diante da crise nos serviços de transporte e a dificuldade de pleno desenvolvimento das atividades da Universidade Federal de Pelotas, a Reitoria comunica, que, na terça-feira, dia 29 de maio:

    a) todas as atividades acadêmicas estão suspensas;

    b) em relação às atividades administrativas, estão desde logo justificadas as ausências daqueles servidores que, dadas as dificuldades de deslocamento, não puderem comparecer ao trabalho;

    c) o Restaurante Universitário do Capão do Leão não abrirá;

    d) o Restaurante Universitário da Telles atenderá somente aos bolsistas;

    e) o Restaurante Universitário da Santa Cruz funcionará normalmente para almoço e jantar na terça e na quarta-feira.

    Na terça-feira à tarde, a Reitoria vai se reunir para avaliar a situação do momento e emitir comunicado com novas orientações.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/05/28/ufpel-permanece-sem-aulas-nesta-terca-29/